Os dados têm muito a dizer. As empresas que se dão conta disso e integram tecnologias para transformá-los em informação estratégica não estão apenas solucionando problemas, mas acompanhando a evolução do mercado.

 

Em 2017, durante a conferência Data Driven Brasil: connecting data and business, muito se falou sobre os dados serem apenas o começo de uma grande revolução tecnológica. Diante desse cenário, a Portobello, é um dos exemplos de como ser pioneiro pode mudar de forma positiva o rumo dos negócios a partir de escolhas cada vez mais consistentes.

 

Neste ano, a conferência Data Driven Brasil selecionou case de soluções desenvolvidas pela Neoway alinhadas ao conceito de Data Driven Business e co-criadas com os clientes. A Neoway tem auxiliado diversas empresas a tornarem suas  tomada de decisões mais direcionadas, inteligentes e estratégicas. Tudo isso é possível devido ao uso de dados para otimizar vendas e mitigar riscos. Um dos exemplos de sucesso escolhidos foi a Portobello, que  cresce cada vez mais em excelência na coleta, análise e gestão de dados. Confira.

 

Portobello: de pioneiro até case de gestão de dados

 

Entre os clientes da Neoway, a Portobello pode ser considerada uma das pioneiras a desbravar o mundo e os resultados do data driven business. Atualmente, por meio de uma ferramenta chamada Radar, toda área comercial possui acesso aos dados disponibilizados no local. Mas não apenas isso, o Radar também é responsável por fornecer informações sobre o mapeamento de obras, a gestão total da equipe de vendas e garantir um bom relacionamento com os influenciadores. É um produto que vem sendo aprimorado desde 2010 e, de acordo Marta S. Andregtoni, da Portobello, em 2015 passou a ser o responsável pela tomada de decisões estratégicas da empresa.

 

No início, a Portobello ainda enfrentava o desafio de repassar as informações para a equipe de vendas. Para isso, desenvolveu-se um layout amigável, com filtros e funcionalidades. Assim, em 2012, o Radar começou a produzir Business Intelligence. As previsões de vendas são feitas apenas com ele. Atualmente, o Radar norteia a empresa. Numa relação de crescimento, apenas no primeiro momento houve aumento de 600%, mais 668% de volume e 15% de receita. Agora, com a adoção do Radar no Portobello Shop, a empresa obteve mais de 65% de aumento em vendas.