Data Driven: inteligência de negócios através do Big Data para todos

SCROLL DOWN

Desde o início da vida de uma pessoa, mesmo quando está engatinhando e começando a dar os primeiros passos, os dados estão constantemente presentes acompanhando seu crescimento. Se pararmos para analisar, há uma grande quantidade de dados que todos recebem, conectam e transformam em informações diariamente. É algo que vem acontecendo antes das redes sociais e da democratização do acesso à internet. O mundo está repleto de dados que podem ser agrupados, interpretados e utilizados de diversas formas, desde informalmente e de forma empírica até no uso mais aprofundado e com ferramentas específicas. Inclusive, para gerar inteligência de negócios.

Se os dados estão por todos lugares, como organizá-los em uma biblioteca de informações? A questão da inteligência de negócios a partir de dados trata do desafio de lidar com a quantidade acumulada de insumo, de forma cada vez mais ágil e processá-los adequadamente para conduzi-los a um objetivo. Neste caso, gerar informações estratégicas. Ou seja, não se trata de qualquer conexão ou de informações aleatoriamente processadas, mas de como fazer as correlações corretas. Jaime de Paula, CEO da Neoway, em palestra na conferência Data Driven Brasil: connecting data and business, compactua com essa visão. “Essa biblioteca de dados organizada gera informação. A informação, quando analisada, gera conhecimento. Essa é nossa proposta: garimpar e gerar conhecimento”, afirma. Conhecimento que está sendo usado para gerar valor e inteligência de negócios.

Transformação digital: a cultura é o coração da empresa

Mundo físico ou mundo digital? A grande dúvida faz parte da tirania do “ou”. Os dois mundos estão conectados. O físico e o digital, como falamos, são um só, e não param de gerar dados. Contudo, para que dos primeiros passos a pessoa consiga andar ou, indo além, correr com rapidez, é preciso que existam algumas etapas, como quedas e aprendizados. Por isso, ao se perguntar: “posso implantar isso na minha empresa amanhã?”, a resposta dependerá de em qual velocidade os seus funcionários estão. Se a cultura da empresa não estiver preparada para receber a transformação digital, a estratégia simplesmente desaparecerá. Com isso, perde-se oportunidades, perde-se inteligência de negócios.

A essência da inovação, como exemplifica Jaime de Paula, está intimamente ligada à criação de um ambiente disruptivo, que estimule e traga criatividade para o dia a dia. Não basta apenas criar um time de inovação e esperar resultados. É preciso sair da teoria e ir até o coração do negócio: a cultura da empresa. E, mesmo escalando, manter o pensamento de startup. “Num final de semana recente, cerca de 40 pessoas da Neoway, de forma voluntária, pegaram uma pesquisa realizada com os clientes sobre qualidade e sugestões de melhoria, e se organizaram para implementar as principais ideias”, conta. Neste tempo, foram desenvolvidas quatro plataformas prontas para entrar em fase de testes.

Data Driven Brasil: a importância de falar sobre os dados e deixar que eles falem

Na análise de Jaime de Paula, CEO da Neoway, o mercado brasileiro está evoluindo muito rapidamente. Ele exemplifica a partir da própria empresa que, atuando desde 2009, precisava catequizar sobre o que estava se propondo a fazer e entregar. Hoje, para ele, é visível que o mercado está vindo atrás. “Não se trata de apenas uma tecnologia, mas uma tecnologia aplicada a negócios que dá resultado”, explica. Por isso, Jaime enfatiza a importância de eventos como a conferência Data Driven Brasil, em que os empresários conseguem se dar conta da quantidade de informações que estão gerando. “As empresas estão em cima de minas de ouro. Porém, para garimpar isso, precisam integrar com novas bases de dados”, diz. Nessa parceria de conhecimento interno e tecnologia correta, é possível não só ganhar mais detalhes de mil clientes já existentes, mas propor-se a trazer mais dez mil novos a partir da inteligência de negócios.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura