Gestão em Agronegócio: como os dados podem se transformar em inteligência

SCROLL DOWN

Quando se fala em Big data e Data Driven, é comum associar os termos a diversos aparatos tecnológicos e empresas do mesmo ramo. Contudo, os dados estão por toda a parte, independentemente do segmento. A gestão em agronegócio associada à inteligência dos dados é um dos exemplos de como é possível unir tecnologia e informação em prol de qualquer objetivo, em diferentes áreas. Nesse caso, a gestão em agronegócio, mesmo que de forma empírica, já utiliza muitos dos dados coletados no dia a dia para tornar os resultados cada vez mais competitivos. Mas como isso é possível?

Atualmente, existe um modelo em que a parte estratégica, os analistas de dados e outros profissionais envolvidos com a criação e correlação de informações, cresce em proporção maior que o operacional. Todavia, esse aumento ocorre sem deixar a parte mais mecânica de lado. As duas frentes caminham juntas para que a inteligência de dados se torne uma ponte para o futuro.

Sabendo que a gestão em agronegócio evolui com o auxílio de diferentes ferramentas tecnológicas. Plínio Nastari, presidente da Datagro, traz sua experiência prática para a conferência Data Driven Brasil e conta como o segmento foi crescendo desde as formas mais rudimentares até chegar ao que hoje é considerado inteligência de negócio. É possível acompanhar de forma abreviada, como as pessoas passaram a fazer com que os dados colaborassem dentro de suas produções. Desde o início das suas atividades até os tempos atuais, no qual existem tecnologias para mineração e geração de informação decisória. Confira abaixo uma síntese do pensamento de Plínio Nastari sobre gestão em agronegócio alinhada ao data driven.

Inteligência para Agronegócio

O agronegócio está relacionado com ferramentas desde o começo de sua história. Plínio Nastari, traz o exemplo do primeiro ferreiro que, em 1837, cansado de consertar arados primitivos, notou que era preciso criar um ferramenta nova, que não grudasse mais no solo. Desde então, houve o uso da energia, da biomassa até a máquina a vapor. “Recentemente, entramos numa nova fase, a da utilização dos dados e inteligência”, afirma. O cruzamento de dados dentro do agronegócio está criando uma nova estrutura de organização, onde o operacional está sendo substituído por analistas e cientistas de dados. Para ele, o maior objetivo com o uso de dados e tecnologia para negócios, é produzir de forma mais sustentável, relacionado com o modo de vida moderno. Para alcançar isso, é necessário colecionar dados, analisar e criar uma inteligência com foco na área.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado

Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura