6 impactos da Inteligência de Negócios na gestão da sua empresa

SCROLL DOWN

Quando uma empresa adota a Inteligência de Negócios como parte de sua gestão, as chances de uma tomada de decisão ser acertada crescem substancialmente. Isso é possível graças ao uso inteligente do Big Data. Ou seja, as informações estratégicas coletadas, contextualizadas e cruzadas entre si, com informações internas e do mercado, geram conhecimento e servem de base para análise e definição de ações e estratégias. Os impactos são percebidos em diferentes setores e atendem uma lista de necessidades da empresa que inclui:

  • Otimização de recursos;
  • Descobertas de nichos e oportunidades;
  • Maior eficiência na prospecção;
  • Melhor qualificação de clientes;
  • Redução no risco de inadimplência;
  • Maior precisão no trabalho da equipe comercial.

Conheça os impactos da Inteligência de Negócios

Otimização de recursos

Um dos impactos mais evidentes no uso da inteligência de Negócios é a possibilidade de otimizar recursos como, por exemplo, o investimento em ações de marketing. A análise de informações pode indicar que a empresa deve investir mais em campanhas para atrair e conquistar clientes de um determinado perfil ou de uma determinada região.

A otimização de recursos também pode ser um dos pontos-chave para a decisão sobre a abertura de novas unidades. As informações ajudam a mapear localidades com alto potencial de consumo ou com características que a Inteligência de Negócios mostre como valiosas para justificar um investimento.

Descobertas de nichos e oportunidades

O impacto da Inteligência de Negócios pode também ajudar a empresa a identificar novas oportunidades e revisitar o posicionamento de mercado. A segmentação tem se mostrado um caminho a ser tomado em tempos de incertezas econômicas, mas também como estratégia para abrir e liderar um segmento com características específicas.

Esta é uma decisão que não pode ser tomada no escuro. O Big Data Analytics contribui para que sejam levantadas informações que confirmem o potencial do segmento e também possam servir de argumento junto aos executivos e orientar as primeiras decisões neste novo posicionamento.

Mais eficiência na prospecção

O modo de prospectar clientes evoluiu bastante nos últimos anos. O uso de informações tem tudo a ver com isso e tendências como o best-seller Receita Previsível, proposto pelo consultor Aaron Ross, comprovam a eficiência deste novo jeito de fazer prospecção.

Não há sentido em não tirar proveito dos insumos disponíveis para “refinar” o trabalho de busca por novos clientes. É desta maneira que se pode focar nos potenciais clientes com mais chances de conversão, pois já possuem características alinhadas com o que a empresa oferece e deseja alcançar em termos de vendas.

Qualificação dos clientes

Muito provavelmente este tende a ser o impacto mais desejado pela maioria das empresas: ter clientes mais qualificados. E o uso da Inteligência de Negócios permite que a empresa avance, com informações que ajudem a identificar diferentes características do cliente. Isso ajuda a criar um perfil ideal de cliente, ou ICP (Ideal Customer Profile). A partir disso, é possível definir quais ações podem ser adotadas para atraí-los e converter a venda.

Redução nos riscos de ter clientes inadimplentes

A Inteligência de Negócios ajuda a empresa também a reduzir as chances de negociar com clientes considerados ‘maus’ pagadores. Isso porque, pode-se avaliar melhor o histórico de pagamento, às dívidas contraídas e os bens de uma determinada empresa ou pessoa e também cruzar informações para buscar a sua ligação com sócios ou diretores que estejam envolvidos em casos de inadimplência e até de corrupção.

Há maior segurança nas transações comerciais e um suporte importante na política de compliance que a empresa adotar, , trazendo maior transparência e conformidade com leis e reguladores, gerando segurança para os stakeholders e para a própria empresa.

Maior precisão no trabalho de vendas na Inteligência de Negócios

Tempo é dinheiro para qualquer empresa. Por isso, não é mais possível ter uma estrutura de vendas operando sem um bom direcionamento. O suporte da Inteligência de Negócios dá maior precisão ao trabalho dos vendedores, que ganha agilidade e possibilidades reais de diminuir o custo de aquisição do cliente e melhorar as receitas.

Portanto, ao usar dados para uma prospecção mais eficiente, os vendedores podem filtrar melhor qual cliente contatar, buscando sempre pelo perfil ideal definido pela empresa. Desta forma , o método de seguir uma planilha com nomes e telefones quase de forma aleatória faz parte do passado, e somente com a Inteligência de Negócios é possível ter um trabalho de vendas com maiores chances de gerar resultados.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura