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Análise preditiva: o que considerar numa plataforma de Big Data?

Utilizar a análise preditiva para elaborar as estratégias de marketing e vendas é hoje um grande diferencial para empresas que buscam vender mais e melhor. Ao observar um conjunto de dados estratégicos sobre os clientes e sobre o mercado, pode-se potencializar a conversão, além de criar uma experiência particularizada de consumo para cada público que se queira atingir.

Em um outro artigo, falamos mais sobre venda preditiva para você entender as vantagens e os passos que podem ser seguidos. Mas é preciso saber que para usufruir de todos os benefícios desse modelo e contar com bons insights comerciais, a análise preditiva deve ser feita com precisão. Isso porque, as ações são tomadas com base em uma série de informações, que se não forem bem analisadas, podem levar a empresa para o ‘lado errado’. Portanto, para aplicar a estratégia de predição no negócio, deve-se investir em um sistema inteligente, com ferramentas específicas e uma base de dados completa e constantemente atualizada. Ou seja, uma boa plataforma de Big Data.

Como escolher a ideal para sua empresa? Listamos alguns requisitos fundamentais que um sistema eficiente para análise preditiva deve oferecer. Confira!

Os 3 V’s da análise preditiva

O Big Data é baseado em cinco vertentes: volume, variedade, veracidade velocidade e valor. Para a análise preditiva com precisão e eficiência, as plataformas que utilizam a tecnologia devem ter muito bem desenvolvidas em pelo menos três destas características. Vamos especificar quais são estes 3 V’s:

  • Variedade - além de ter grandes bases de dados (volume); a variedade permite chegar a diversos formatos de dados diferentes, sejam gerais ou específicos do segmento de mercado que a empresa atua. A Neoway, por exemplo, captura dados de mais de 3 mil fontes e busca atualizações constantemente para manter os dados “vivos”. ;
  • Veracidade - tratamos aqui das fontes confiáveis, críveis. É preciso saber de onde está vindo a informação para ter segurança que elas representem de fato a realidade do mercado. Neste aspecto, a Plataforma Neoway conta com modelos e processos que garantem o respaldo jurídico para utilização de todas as suas bases de dados.
  • Velocidade - é preciso que a ferramenta tenha capacidade de organizar as informações de forma ágil para acesso rápido e um cruzamento ágil de informações. A Neoway tem tecnologia para, em poucos segundos, carregar uma carteira de clientes e segmentá-la de acordo com os filtros determinados.

De forma resumida, podemos dizer então que uma plataforma de Big Data deve fazer de maneira rápida e intuitiva o cruzamento de informações, captadas em tempo real de diferentes bancos de fontes, para que a empresa possa fazer as análises e predições que precisa.

Empresa também precisa ter um banco interno de dados organizado

Falamos que um sistema de Big Data deve possibilitar o acesso a um grande e variado banco de dados, capturados de fontes públicas externas. Porém, vale lembrar que apesar de toda a tecnologia envolvida, este tipo de sistema não funciona sozinho. Para que a empresa consiga fazer um cruzamento de dados para a análise preditiva, deve ter informações prévias armazenadas e organizadas.

Dois tipos são fundamentais: as cadastrais, essencialmente com CNPJ ou CPF dos clientes atendidos; e o histórico de vendas de cada cliente, mostrando os tipos e quantidades de produtos adquiridos, se possível, em cada período. Ter um CRM ou uma plataforma de vendas online auxilia no processo de arquivamento e acesso destas informações. Inclusive a Plataforma Neoway permite a integração direta com alguns CRMs.

Assim, a plataforma é carregada com os dados estratégicos levantados pela empresa e os cruza com informações externas, ampliando as possibilidades de segmentação do mercado. Pode-se busca por perfis semelhantes aos já atendidos - clonagem de perfil - para que se encontre o cliente ideal, ou agrupar por nichos de perfis desejados para uma estratégia específica.

Dados modelados, um diferencial da Plataforma Neoway

A modelagem de dados é outro importante diferencial da Plataforma Neoway para a análise preditiva. Isso porque, com esta facilidade é possível criar variáveis proprietárias que resultam em filtros customizados para aprofundar uma pesquisa, de acordo com uma necessidade da empresa.

Um exemplo é a variável ‘Nível de Atividade’, que possibilita saber, no caso de negócios B2B, se uma pessoa jurídica de interesse está em pleno funcionamento. Ele vai além da pesquisa de cadastro ativo de CNPJs na Receita Federal - isso porque há empresas ‘fechadas’ que não dão baixa em suas atividades - e considera se essa empresa está demitindo, contratando, pagando impostos, entre outros indicadores. Assim, pode-se saber que o nível de atividade dela está alto, ou seja, com grande possibilidade que ela esteja atuando no mercado.

Outro tipo de uso da modelagem de dados é poder verificar os ‘Clientes dos Concorrentes’. Mesmo que não seja possível criar uma busca direta para esta informação, uma combinação de análises e diferentes filtros permite chegar a uma listagem interessante. Como exemplo, vamos citar o caso (real) de um grupo de vigilância e segurança, que “clonou”os diferentes CNPJs de suas empresas para encontrar as com atividades semelhantes, ou seja, seus concorrentes.

Para chegar nos clientes dos concorrentes, foi usado o filtro de ‘Processos Judiciais’, no qual foram inseridos os números de pessoa jurídica dos concorrentes levantados. Assim, pela listagem dos que acionaram tais empresas na justiça, levantou-se as que, em algum momento, já tinham sido atendidas por aqueles concorrentes. Pela demanda judicial, poderiam, inclusive, estar insatisfeitas com o atendimento anterior.

Equipe de Customer Success preparada para ajudar na estratégia, tática e operação

Customer Success (CS) é uma realidade que veio para ficar, especialmente para as soluções em SaaS (Software as a Service) como as plataformas de Big Data. O papel do CS é entender o objetivo de negócios da empresa e traçar uma estratégia para alcançá-lo. Assim, a empresa poderá perceber o valor da ferramenta.

Sabendo da importância em auxiliar seus clientes a atingir os resultados esperados com o Big Data, a Neoway vai além do CS e atua com uma equipe de Customer Experience, hoje composta por outros quatro times: o de Solution Delivery, que trabalha com a customização da plataforma como filtro de pesquisa e cruzamento de dados específica para cada cliente; a de BI, que cruza informações e dados Neoway somada aos dados do cliente; a de Customer Data Science que faz, por exemplo, as modelagens estatísticas específicas para o cliente; e a de Suporte para auxiliar com problemas técnicos na plataforma.

Com este suporte diferenciado, é possível oferecer um experiência de excelência no uso da Plataforma Neoway, superando os desafios para a implementação de uma análise preditiva eficiente.

Para saber com mais detalhes sobre as funcionalidades da Plataforma Neoway, complemente a leitura com este artigo. Se quiser ver na prática como funciona nosso sistema, solicite uma demonstração ou fale com nossos especialistas.

Quer saber como fazemos na prática?

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