Solicitar demo

Blog

Voltar

Estratégias integradas: as tendências para Automação de Marketing

Estratégias integradas: as tendências para Automação de Marketing

Agilizar, dar precisão e aumentar o ROI das ações. Em resumo, estas são as funções das inúmeras ferramentas para automação de marketing. E-mails, mídias sociais, ações do site e outras tarefas online repetitivas, há algum tempo já são otimizadas, automatizadas e medidas por meio destas plataformas.

Entre os grandes benefícios da automação de marketing, além de deixar seus profissionais mais focados na estratégia do que no operacional, estão identificar, acompanhar e agir de forma personalizada com cada público, melhorando o relacionamento e as oportunidades de conversão. Ou seja, ganha-se escala para multiplicar os resultados: com os mesmos recursos investidos em uma mesma ação, a empresa amplia sua capacidade de vender.
Por isso, a automação de marketing é um “caminho sem volta” para empresas que buscam atrair e nutrir cada vez mais leads nos seus diferentes canais e fechar vendas com maior efetividade e menor custo. A prova disso é que até 2025 este mercado deve movimentar 8,6 bilhões de dólares, atingindo sua maior alta nos últimos anos.

Mas como acontece com quase todo tipo de tecnologia, a evolução é constante. Já não basta apenas facilitar as tarefas do dia a dia, segmentar campanhas e avaliar métricas no final do dia. O futuro (ou o presente) da automação de marketing está voltado para transformar os seguidores, o tráfego do site, a navegação do app, o contato por mensagem, tudo, enfim, em leads qualificados e praticamente prontos para a conversão.
Quer saber como? Conheça as principais tendências da automação de marketing e como será possível otimizar ainda mais os processos e melhorar os resultados, inclusive em vendas B2B, com ciclos longos e/ou mais complexos.

Novos caminhos para a automação de marketing

Uma única plataforma

A tendência é conciliar todas as tecnologias disponíveis em uma única ferramenta que seja capaz de captar, analisar, nutrir e qualificar leads que chegam por diferentes canais.

Atualmente, os profissionais de marketing têm diversas ferramentas mas nem sempre estas soluções estão integradas e interagindo entre si. Falamos aqui de plataformas de gestão de redes sociais, de envio de emails, SMSs, chatbots, e de CRMs. A tendência é concentrar todas as ações, facilitando a ativação de campanhas, a nutrição dos leads, a avaliação de métricas em tempo real e até a “entrega” qualificada ao time de vendas.

Integração de canais

De acordo com a Gartner Research, empresas que integram quatro ou mais canais digitais - o chamado marketing omnichannel - obtêm desempenho 300% superior do que em campanhas de um ou dois canais.

Mas além de ter mais pontos de contato, é preciso organizar e coordenar todas estas interações corretamente. Portanto, as “novas” plataformas de automação de marketing devem permitir segmentação avançada, ativação de campanhas e otimização de ações de forma preditiva e nas mais variadas mídias da empresa, inclusive com integração on e off line - como integrar dados offline do cliente ao seu “banco” digital e ter comunicação onsite geolocalizada.

Os recursos avançados incluem gerenciamento de campanhas entre canais e dispositivos diferentes, além de integração dinâmica de conteúdo para gerar engajamento e relevância. Além disso, as experiências podem ser ajustadas ao canal onde os leads estiverem no ciclo de compras, produzindo uma experiência ainda mais personalizada.

Big Data Analytics e Inteligência Artificial

Já é mais que sabido que grandes quantidades de dados nem sempre são transformadas em insights úteis. Rastrear todos os pontos de contato com leads e clientes, visualizar todas as interações que tiveram ou deixaram de ter - quais emails abriram, páginas do site que navegaram, há quanto tempo não acessam conteúdo, por exemplo - não será valioso se a equipe de marketing não puder reunir tudo isso em perfis, para segmentá-los e qualificá-los para que entrem no processo de vendas.

E é aí que entram a Inteligência Artificial e o Big Data Analytics na automação de marketing. Com o avanço dos algoritmos de machine learning, será cada vez mais possível captar cada passo online do consumidor e analisar padrões de comportamentos a fim de criar experiências personalizadas para cada um. Ofertas e conteúdos podem e devem chegar ao cliente ideal, no momento certo e pelo seu canal preferencial, aumentando assim as taxas de conversão e o ROI. E mais: é possível utilizar essa inteligência para retroalimentar campanhas conforme métricas pré-definidas, clonar perfis produtivos e evitar a ativação de leads indesejados.

Lead Scoring Preditivo

Falando em leads indesejados, a avaliação preditiva de leads é outra tendência, pois já no início do contato foca em perfis do ICP (Ideal Customer Profile) da empresa. Com o auxílio do Big Data Analytics, pode-se conhecer a fundo as características de cada lead - condições sociodemográficas, comportamento online, preferências e etc. - e filtrá-los de acordo com a estratégia da empresa e probabilidade de conversão.

Só depois de entender se aquele perfil tem “fit” com seus produtos e se além da propensão de compra tem capacidade financeira para tal, é possível determinar se o perfil é de interesse da empresa e iniciar as ações de ativação. Assim, não há desperdício de tempo nem de investimentos, e no caso de uma venda mais complexa (ciclo mais longo, maior ticket, necessidade de explicação técnica etc.) pode-se encaminhar apenas os leads mais qualificados para o relacionamento do time de vendas.

Segurança e proteção de dados

Com as atuais leis de proteção de dados, as plataformas de automação de marketing precisam estar adequadas às novas regras e garantir segurança e clareza de uso à empresa e aos consumidores. As ferramentas devem ter domínio de cookies nativo;
poderem ser integradas ao banco de dados no servidor da própria empresa; e impedir quaisquer cruzamentos de dados entre empresas.

Quer saber mais sobre automação de marketing aliada ao Big Data Analytics, então continue acompanhando o blog da Neoway. Teremos uma série de conteúdos sobre o tema e sobre como é possível vender mais e melhor com estratégias integradas.

Quer saber como fazemos na prática?

Solicitar demo