Como automatizar o processo de qualificação de leads?

SCROLL DOWN

Não podemos mais imaginar como seria a nossa vida sem todas as facilidades adquiridas com o uso de tecnologias. À todo momento, usufruímos de benefícios da automação: usamos GPS em nossos celulares e veículos para não perder diversas horas procurando o destino; pesquisamos em mecanismos de busca para ter respostas ágeis de trabalhos acadêmicos, ou mesmo para decidir o local de almoço; consultamos a reputação das empresas antes de fechar negócios, dentre outras atividades. Afinal, isso agiliza a rotina e permite que possamos focar a atenção em tarefas mais importantes.

No âmbito profissional, sua importância se torna ainda maior. Afinal, tempo é dinheiro! Quanto mais esforço pudermos poupar, melhor poderão ser direcionados os recursos para potencializar o processo comercial.

Já contamos com ferramentas de vendas para as mais diversas funções! Temos automação de marketing com softwares que programam os fluxos de nutrição e disparos de e-mail e até de follow-ups personalizados.

A novidade que apresentaremos agora é como automatizar o processo de qualificação de leads. Por ser um processo fundamental para otimizar os resultados do time comercial, é importante conhecer formas de torná-lo mais eficiente.

Você vai ler sobre:

  • Como é possível automatizar o processo de qualificação de leads em Vendas
  • De que forma utilizar Big Data na qualificação de leads e otimizar resultados
  • Qual a importância da atividade de pré-venda em meio ao processo comercial

A automatização dos processos de vendas

A automatização dos processos de vendas chegou para ficar e tende a se desenvolver cada vez mais. Cedo ou tarde, todos terão de se adaptar em prol da competitividade no mercado. Não é por acaso que 79% das empresas de performance utilizam serviços automatizados há mais de dois anos.

O melhor é aproveitar os benefícios dessa tendência desde já. Conforme dados coletados em uma pesquisa da Associação Brasileira de Automação – GS1, podemos observar algumas particularidades da ascensão da automação no Brasil:

  • 15% dos entrevistados possuem no mínimo um item automatizado como parte de sua vida;
  • 37% da indústria já utiliza softwares de CRM para se relacionar com clientes;
  • 34% usam Business Intelligence para trabalhar com grandes volumes de dados;
  • Softwares de automação também são utilizados para monitorar o comportamento dos clientes e melhorar o atendimento. 25% já trabalham com meios para identificar o perfil do consumidor e fazer propostas direcionadas.

Ou seja, este é definitivamente um caminho para o futuro da atividade comercial. A automação traz ganhos expressivos para a empresa , os quais são impulsionados pela melhora na integração entre departamentos de Marketing, Pré-vendas e Vendas, através de softwares especializados para cada etapa do funil. Se for possível buscar sistemas que sejam capazes de funcionarem em conjunto, melhor!

A qualificação de leads, quando feita com auxílio da tecnologia, garante avaliações precisas e padronizadas, além de munir o vendedor rapidamente, através da integração com o CRM, com dados sobre o lead, que são decisivos para levar o cliente ao fechamento. E, por fim, a facilidade de gerar relatórios e visualizar essas informações permite agregar qualidade e precisão ao planejamento e à execução das estratégias de Vendas.

É fazer mais, gastando menos. Assim, outra vantagem da automação é a redução no Custo de Aquisição por Cliente (CAC) que esta oferece ao permitir que o trabalho dos profissionais técnicos se direcione para outras atividades.

A geração e qualificação de leads em escala com Big Data

Falando do potencial de automatizar o processo de qualificação de leads, a automação permite ganhar em escala quando associada a um software de Big Data Analytics. Vamos entender alguns conceitos básicos sobre essa estratégia.

Primeiramente, você conhece o que é Big Data? Caso não, a gente explica! Este é o termo que se refere ao gigantesco volume de dados gerado no mercado a cada dia. Tudo é fonte de informação, desde informações internas até dados públicos estratégicos externos: desde o segmento da empresa, região, tempo de interação com o lead até o endereço da empresa, faturamento, número de funcionários, CNAEs etc.

Com as tecnologias disponíveis no mercado de softwares e outros recursos digitais, é muito fácil seguir esses rastros e obter dados privilegiados sobre o lead.

Naturalmente, este é um trabalho árduo e pouco produtivo quando feito por humanos. Mas, o uso de softwares de Big Data Analytics torna essas informações úteis ao cruzá-las para conseguir insights importantes ao departamento comercial.

Com um software de Big Data, é possível usar dados para segmentação e geolocalização, fornecendo listas de leads pré-qualificados que podem acelerar um processo de conversão em Vendas. Estas servem como um parâmetro inicial para que sejam priorizadas durante a qualificação com pré-venda, conforme veremos a seguir.

Deseja conhecer mais sobre os usos de Big Data para Vendas? Clique aqui!

A qualificação de leads com pré-venda

O Big Data opera como o primeiro filtro para transformar um amontoado de informações em dados úteis e valiosos. Contudo, para um controle ainda maior sobre o processo comercial e máximo rendimento de sua equipe, é preciso mergulhar a fundo. Aliar as duas estratégias de prospecção é fundamental para obter resultados concretos e positivos.

Com a qualificação superficial, podemos escolher quais leads devem ser priorizados para um primeiro contato. Já com a profunda, é possível avaliar quais deles têm fit de negócios e devem chegar ao departamento de Vendas.

Para chegar a esse nível de compreensão sobre o lead, é preciso investir em abordagens diretas. Através do contato de um pré-vendedor, é possível aplicar os filtros especializados para a realidade de cada empresa, identificando o potencial de compra antes do contato.

Neste roteiro, são identificados pontos como disponibilidade orçamentária para compra, fit de negócios, necessidade da solução, entre outros.

Temos um guia detalhado sobre como o filtro de pré-venda ajuda as Vendas. Acesse, aqui!

Tanto na abordagem de pré-venda quanto na venda assistida pelas informações coletadas na qualificação de leads, se utiliza SPIN selling. Neste método, é priorizada a identificação das dores do lead e compreensão de todas as implicações destas, caso não sejam tratadas. Dessa forma, o lead percebe a urgência em buscar uma solução e acelerar a sua decisão.

Baseado em tudo o que abordamos neste post, ficam claras as vantagens em automatizar o processo de qualificação de leads. Sobretudo, onde a coleta e a análise de dados em tempo real é tão importante. Mais do que isso, essas informações devem percorrer diversas áreas dentro da empresa, de modo que a unificação se torne necessidade básica para o sucesso.

Então, não perca tempo! Verifique as alternativas do mercado e escolha os softwares com ferramentas adequadas para automatizar o que for possível dentro do processo comercial.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura