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BizDev: habilidades para o desenvolvimento de novos negócios

A área de desenvolvimento de novos negócios ou business development (BizDev), como é mais conhecida no mercado, ainda está em fase de expansão no Brasil. Poucas organizações nacionais têm em seu time pessoas com a função específica de criar, buscar e desenvolver oportunidades de negócio para a empresa. São os profissionais responsáveis por apresentar a empresa ao prospect e encaminhá-lo, já “aquecido”, ao time comercial.

Neste post, é sobre eles que vamos falar: como atuam e quais habilidades você deve levar em consideração ao selecionar profissionais para a área de BizDev da sua empresa.

Afinal, o que é desenvolvimento de novos negócios ou BizDev?

Podemos dizer que a definição de desenvolvimento de novos negócios passa por temas como gestão, marketing, vendas e relacionamento. Isso porque, essa é uma atividade de criação de oportunidades de negócio sólidas para uma organização, levando em conta as variáveis de mercado, dos clientes e a relação com os públicos de interesse. Que tipo de oportunidades são essas? Ampliação de receita, aumento de lucros, expansão de mercado, prospecção de clientes, entre outros.

Assim, os profissionais que atuam com o desenvolvimento de novos negócios ajudam a empresa a avaliar o desempenho atual e a encontrar maneiras de crescer, atingindo seu pleno potencial.

As tarefas do BizDev

De forma geral, o BizDev prospecta de forma ativa novas oportunidades de negócio. Por isso, deve buscar saber se os produtos ou serviços tem aderência nos mercados em que a organização está inserida e também naquele em que pretende chegar; se há demanda, quem são os concorrentes, os potenciais parceiros e clientes, e mapear estas oportunidades de negócios para a empresa.

Após esta análise minuciosa, o profissional estabelece uma estratégia para contatar clientes e parceiros ideais e acompanha o processo para que seja tudo seja executado e concluído com sucesso.

Resumindo, as tarefas do BizDev são:

  • Compreender o perfil ideal de clientes e parceiros para a companhia;
  • Entrar em contato com prospects para entender em qual estágio do ciclo de compra eles se encontram;
  • Encaminhar ao time comercial os leads prontos para compra;
  • Criar réguas de nutrição para prospects;
  • Entender se o produto/serviço oferecido atende às necessidades do cliente;
  • Definir planos de ação de acordo com o planejamento estratégico da empresa.

As competências de um profissional de BizDev

O papel do profissional de desenvolvimento de novos negócios assume uma importante ligação entre a organização e o mercado. Por isso, a função exige algumas competências essenciais para um boa performance, como capacidade de comunicação, de integração com diferentes equipes, de organização e de superar desafios.

Não há uma definição nem uma imposição sobre sua formação acadêmica, podendo ser das áreas de Administração de Empresas, Relações Internacionais, Engenharia, Comunicação Social, entre outras. No entanto, a recomendação e a exigência do mercado é que este profissional saiba lidar com o público e tenha conhecimentos sobre o segmento de atuação da organização e algumas noções sobre gestão, finanças, marketing e vendas.

Outro ponto importante é ter bastante disposição para aprender. Por ser uma função ainda pouco conhecida, as empresas que buscam um profissional de BizDev tem o papel de “formá-lo” internamente, adequando seu trabalho de acordo com as características do negócio.

Listamos algumas habilidades fundamentais para um bom profissional de desenvolvimento de novos negócios:

  • Ser curioso, gostar de aprender e buscar conhecimento para desenvolver uma Inteligência de Negócios, já que é preciso compreender cenários variados e atender às expectativas da organização e dos clientes;
  • Ter resiliência e capacidade de superar desafios e obstáculos, pois trazer resultados positivos não é uma tarefa rápida nem fácil;
  • Ter boa capacidade de comunicação para falar com os diferentes públicos e gerenciar conflitos;
  • Ter habilidades de negociação e persuasão para apresentar suas propostas de forma efetiva;
  • Saber trabalhar os relacionamentos interpessoais para entender contextos e defender os interesses da empresa.

Portanto, o profissional de BizDev vai estar por dentro dos serviços e produtos da empresa, dos clientes, do mercado e da concorrência. Ele irá fornecer os subsídios que a organização precisa para desenvolver novos negócios com mais segurança e precisão.

Continue acompanhando o blog da Neoway e aprenda sobre como ter mais resultados em marketing e vendas. Se tiver dúvidas, entre em contato e fale com nossos especialistas.

Quer saber como fazemos na prática?

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