Como fazer análise de risco com Big Data

SCROLL DOWN

Grandes empresas de setores como financeiro, seguros, agronegócio, construção civil, telecomunicações e de bens de consumo já despertaram para o uso do Big Data Analytics para análise de risco de suas operações.

A tecnologia é aplicada para dar eficiência aos setores de prevenção a fraudes e compliance porque diminui o tempo de busca e de interpretação das informações, além de reduzir as chances de uma análise equivocada.

Com o Big Data Analytics, as organizações conseguem rapidamente detectar e corrigir possíveis ameaças à integridade da empresa, o que gera eficiência e agilidade ao trabalho do time de analistas.

É possível, por exemplo, coletar e analisar uma enorme quantidade de dados de acordo com os interesses e setor de atuação da empresa. 

A automatização e a Inteligência Artificial aplicadas aos negócios tornam os controles internos e o compliance mais ágeis, precisos e metrificados.

Com a velocidade exigida para a análise de risco, não é mais viável que se faça toda esta busca, cruzamento e consolidação das informações de forma manual, com pesquisas em diversos sites para verificação individual de cada ponto a ser investigado. 

Quanto mais rápida e atualizada for a diligência, maiores são as chances de identificar e prevenir irregularidades e evitar prejuízos legais, financeiros e de imagem.

Neste post, veja como implementar o Big Data na prática, como a tecnologia otimiza a análise de risco das operações e conheça o case de sucesso da Claro.

Saiba como implementar na prática

O mercado, hoje, se move com base nos dados, sejam eles de clientes, parceiros, ou concorrentes. E essas informações, geradas a cada instante, têm um valor estratégico enorme para empresas de todos os setores.

Nesse cenário, o Big Data torna-se cada vez mais relevante, já que torna possível processar grandes quantidades de dados e deles extrair insights importantes sobre o cenário atual do mercado e também do que pode acontecer num futuro próximo.

A capacidade de análise de risco é ampliada quando o Big Data é integrado às tecnologias de Inteligência Artificial e Machine Learning, que permitem prever comportamentos e apontar tendências.

Com dados relevantes e estruturados em mãos, uma série de possibilidades se abre para os processos de análise de risco da empresa, sendo a principal a capacidade preditiva.

Esse conhecimento facilita a tomada de decisão, a redução de custos e otimização das operações, além de trazer mais previsibilidade para os negócios.

Além disso, ao permitir análises em tempo real, é possível apontar os riscos de cada operação, definir estratégias de mitigação de riscos, corrigir rumos e antecipar possíveis resultados e consequências.

Saiba mais sobre o impacto da tecnologia contra fraudes no setor de seguros neste episódio do podcast Bites & Business. Ouça aqui:

Nas empresas, a implementação da análise de risco com Big Data passa por quatro etapas principais:

Infográfico: 4 Processos para implementar análise de risco com big data
Infográfico: 4 Processos para implementar análise de risco com big data
  • Coleta de dados de diferentes fontes: dados internos são importantes para a gestão de riscos. No entanto, essa tarefa só será completa com informações de fontes externas à empresa: dados do mercado, coletados na internet, junto a órgãos públicos, bases externas, entre outras.
  • Integração e organização: de nada adianta contar com um grande volume de dados se não há uma centralização que propicie uma análise detalhada. Nesse sentido, todos os dados, das diferentes fontes, devem ser integrados e hierarquizados. Além disso, deve-se criar critérios claros para acesso e uso dessas informações.
  • Soluções de apoio: o passo seguinte para a análise de risco com Big Data é a validação, limpeza e enriquecimento dos dados, eliminando erros e incoerências. Aqui entram as diferentes tecnologias, que vão ajudar a extrair conhecimento das informações e criar modelos preditivos.
  • Acompanhamento: trata-se do monitoramento das soluções implementadas para certificar-se de que os resultados esperados estão sendo obtidos.

Vantagens e benefícios

Infográfico: Vantagens e benefícios da análise de risco com big data

O primeiro grande benefício da análise de risco com Big Data é a possibilidade de prevenção contra fraudes e riscos relacionados ao compliance

Isso porque essa tecnologia melhora a capacidade da empresa de detectar ameaças. Como resultado, é possível manter-se em conformidade com leis e normas, além de detectar comportamentos suspeitos.

Outro ganho importante se refere à tomada de decisões na empresa. Com o Big Data, a organização trabalha com dados concretos, o que evita que decisões sejam feitas com base em subjetividades.

Isso faz com que os gestores tenham uma visão mais ampla e precisa das oportunidades e desafios que a empresa enfrenta, tornando a gestão mais eficiente.

Os riscos não estão presentes apenas internamente, mas também em todas as relações que a organização desenvolve. 

Nesse sentido, a análise de riscos com Big Data possibilita, por exemplo, gerenciar os riscos dos  fornecedores por meio da análise dos documentos para a homologação desses parceiros e de um processo ágil de Know Your Supplier (KYS).

Leia mais: Mapeamento de riscos: importância e como realizar na prática

Principais desafios

Quando falamos em Big Data, precisamos prezar sempre pela privacidade dos dados. Com milhares de empresas coletando e armazenando informações sensíveis, que vão desde dados cadastrais até dados corporativos, essa deve ser a principal preocupação das organizações data-driven.

Entre os principais riscos relacionados ao tratamento dos dados estão os ataques de cibercriminosos, o vazamento de informações sigilosas e o simples mau uso, seja por clientes ou por funcionários.

Com base nisso, diversos países se movimentam para criar leis de proteção dos cidadãos. Um exemplo claro é a recente Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que visa regulamentar o uso das informações pessoais por empresas e trazer mais transparência a esse processo.

Transparência, aliás, é outro ponto crítico. Afinal, os clientes valorizam cada vez mais o relacionamento próximo e de confiança construído com as empresas. Inclusive, muitos preferem gastar mais para consumir de marcas nas quais confiam.

Por isso, estabelecer mecanismos de controle sobre o tráfego de dados é essencial para auxiliar as empresas a lidar com essas informações e trazer mais segurança para o Big Data.

Leia mais: Segurança da informação nas empresas: Impactos e Soluções

Como a tecnologia otimiza a análise de risco das operações

Com as ferramentas de Big Data Analytics, como a Plataforma Neoway, em poucos minutos, os profissionais que atuam com análise de risco podem avaliar uma pessoa física ou jurídica e entender como ela está posicionada em diferentes perspectivas, como:

  • Cadastral;
  • Societária; 
  • Fiscal e tributária; 
  • Judicial e extrajudicial; 
  • Trabalhista; 
  • Política (Pessoa Politicamente Exposta – PEP);
  • Socioambiental; 
  • Vínculos empregatícios, societários e familiares.

De forma geral, este tipo de sistema unifica as fontes de pesquisa e traz dados sempre atualizados de fontes como:

  • Órgãos reguladores de cada setor (e as suas normas, circulares e portarias);
  • Receita Federal; 
  • Juntas Comerciais; 
  • Tribunais e Fóruns; 
  • Banco Central; 
  • IBAMA; 
  • CNEP; 
  • Portais de Transparência dos Governos; 
  • Listas de restrições nacionais e internacionai; 
  • Registros de publicações negativas em mídias sociais ou jornalísticas.

As soluções de Risk & Compliance da Neoway centralizam, organizam e entregam dados atualizados e organizados que permitem análises completas para sua empresa se prevenir de uma série de ameaças. 

Conheça algumas de suas principais funcionalidades:

Fraud prevention: principais funcionalidades

  • Análise em detalhes: identifique ligações societárias, vínculos com listas restritivas nacionais e internacionais, além de ativos tangíveis e intangíveis. Pesquise termos na web para análises reputacionais.
  • Arquivamento de histórico: armazene evidências que comprovem verificações prévias e mantenha-se em conformidade com os prazos regulatórios. Controle e rastreie históricos de criação e edição dos arquivos.
  • Coleta de informações: acesse dados internos e externos de diferentes sites e fontes. Combine critérios para descartar homônimos.
  • Monitoramento contínuo: receba alertas automáticos sobre comportamentos atípicos de terceiros e previna-se contra fraudes e riscos reputacionais.
  • Onboarding digital massificado: valide documentos de identidade (RG, CNH etc.) por meio de tecnologias como reconhecimento facial, óptico e documentoscopia digital, para evitar ações fraudulentas.
  • Scores antifraude: utilize scores antifraude para validar e-mails, telefones e CPFs, encontrar o endereço mais provável, entre outras informações relevantes para a análise de riscos.

Conheça as nossas soluções:

Neoway Compliance

O Neoway Compliance permite realizar diligências prévias completas e fazer a análise e prevenção contra riscos. 

Isso é feito por meio do acesso a dados e variáveis modeladas sobre os públicos de interesse, que facilitam a tarefa de encontrar informações jurídicas e reputacionais sobre empresas e pessoas de todo o Brasil.

Com essa solução, a sua empresa consegue aperfeiçoar o onboarding de clientes, identificar conflitos de interesse e fazer análise de reputação e crédito, além de analisar grupos econômicos e mapear riscos em redes de relacionamentos.

Neoway Check

O Neoway Check fornece mais eficiência aos processos de Know Your Customer (KYC) e identificação de fraude por meio do uso de tecnologias como o Big Data Analytics, o que permite dar mais agilidade e escalar processos ao mesmo tempo em que evita possíveis fraudes.

Aliado ainda à biometria, reconhecimento de documentos por OCR, reconhecimento facial, entre outras ferramentas, permite automatizar as etapas e, em poucos segundos, realizar a verificação de documentos e a validação de novos usuários.

Com o Check, os processos de background check podem ser feitos por meio de bases de dados internas e de quaisquer outras fontes que o cliente desejar.

Neoway Watcher

O Neoway Watcher é voltado para o monitoramento contínuo para decisões de compliance e prevenção de riscos. 

Ele permite acompanhar dados como processos judiciais, mudanças de quadros societários, alteração no CNAE, entre outros.

Com o Watcher, é possível monitorar empresas e sócios e padronizar as políticas de compliance por toda a organização. 

Além disso, a ferramenta conta com uma funcionalidade de alertas, que avisa sempre que forem detectadas ações suspeitas ou fora do comum.

Neoway Lawsuits

O Neoway Lawsuits traz dados detalhados e organizados sobre processos judiciais e extrajudiciais do Brasil. 

Essa ferramenta permite que você faça consultas por CPF ou CNPJ, encontre processos de advogados e escritórios, identifique processos de fornecedores, funcionários, clientes e parceiros.

O Lawsuits colabora com suas estratégias de compliance, prevenção a fraudes e crédito. 

Case Claro: saiba como a Telecom implantou um programa de compliance, gestão e redução de riscos

Conclusão

As ameaças que as empresas enfrentam ficam cada vez maiores e mais complexas, por isso é importante contar com sistemas e metodologias que ajudem a gerenciar e evitar riscos. 

Nesse contexto, a tecnologia é uma importante aliada porque confere às empresas uma maior capacidade de detecção e correção de riscos, o que dá mais eficiência e agilidade aos programas de compliance.

O Big Data, em conjunto com outras tecnologias como IA e Machine Learning, absorvem atividades manuais e permitem que o time de analistas utilize seu tempo em funções mais estratégicas para a companhia.

Saiba como as soluções Neoway podem ajudar a sua empresa a implementar a análise de risco com Big Data e explorar todas as possibilidades dessa tecnologia. Fale com nossos especialistas.

 

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura