Modelo antifraude na análise de sinistro: use a inteligência da Neoway

SCROLL DOWN

De acordo com levantamento feito pelo Sistema de Quantificação de Fraudes (17º Ciclo), no primeiro semestre de 2019, quase 20% dos sinistros ocorridos no Brasil foram classificados como fraudulentos. O valor destas fraudes comprovadas somou R$ 284,5 milhões, mas há ainda R$ 2,1 bilhões atrelados aos casos suspeitos. Impedir que este alto montante seja gasto com situações forjadas, ou seja, contar com políticas e ações efetivas antifraude, é o grande desafio na análise de sinistro feita pelas seguradoras.

Apenas para relembrar, de acordo com o Código Penal, artigo 171, a fraude consiste em agir com o objetivo de enganar, prejudicar ou ludibriar alguém ou alguma instituição através de artifícios como falsificação de documentos, marcas ou produtos. É crime, portanto, obter vantagem ilícita em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro.

A grande questão é que a cada dia os métodos para fraudar o mercado segurador têm se aprimorado, dificultando a sua descoberta. Por isso, para concluir que houve má-fé, o trabalho de verificação vai muito além da inspeção mais básica, antes realizada. Hoje, as empresas deste mercado precisam se apoiar na tecnologia e manter um monitoramento contínuo para prevenir essa prática, já que os fraudadores estão sempre buscando novas formas de burlar o sistema.

Ferramentas de Big Data Analytics e machine learning são exemplos de como a Inteligência Artificial já é indispensável neste processo. É por meio dos inúmeros cruzamentos de dados e predições geradas a partir deles que se pode criar modelos antifraude específicos para a análise de sinistros.

A Neoway e sua inteligência de dados oferecem exatamente este tipo de solução para as seguradoras. É possível antecipar a identificação de fraudes em sinistros a partir de scores personalizados e usar modelos analíticos customizados para ampliar a capacidade de dados, – como as variáveis históricas -, e assim identificar padrões e concentrações de forma visual e intuitiva.

Saiba mais sobre as modelagens Neoway para o mercado segurador.

Solução antifraude Neoway oferece modelagens para a análise de sinistro

A arquitetura macro da solução antifraude da Neoway atua em diferentes frentes, desde a prevenção até o combate às irregularidades. Entenda como modelo de análise é realizado:

  • Prevenção – regras são geradas a partir de análises de sinistros que já foram deflagrados como fraude, impedindo que novas fraudes ocorram com práticas já mapeadas anteriormente;
  • Operação – construção de uma saída específica na plataforma Neoway, com o intuito de auxiliar na análise dos sinistros, fazendo com que as análises aconteçam em uma única plataforma, aumentando a eficácia dos analistas;
  • Resultados – análise e acompanhamento dos resultados gerados, aumentando a visibilidade dos resultados no combate a fraude, facilitando o combate contínuo;
  • Combate – construção de modelos estatísticos para prever possíveis fraudes na análise de sinistros.

Agora, veja de forma mais detalhada algumas funcionalidades e possibilidades em cada uma das frentes de atuação:

  • Network Analysis – análise dos envolvidos no processo e definição dos clusters ;
  • Redes de Relacionamento – análise do relacionamento entre os envolvidos em diferentes etapas do processo;
  • Análise de Similaridade – identificação de padrões atribuídos a diferentes envolvidos;
  • Behavior Analysis – avaliação dos padrões de comportamento;
  • Detecção de Outliers – identificação de comportamentos ou envolvidos “fora do padrão”;
  • Monitoramento Contínuo – identificação de alterações mais sensíveis de comportamento;
  • Segmentation – classificação e análise das fraudes por tipo/objetivo;
  • Continuous Update – reavaliação periódica das soluções em busca de alteração do perfil da fraude;
  • Data Visualization – disponibilização dos dados na plataforma para monitoramento e acompanhamento dos dados.

Como funciona o processo

A primeira etapa do processo é o tratamento das bases e a definição de quais novas informações a seguradora deve verificar numa análise de sinistro, para facilitar a identificação de uma possível fraude. Após isso, são agregados dados Neoway, relativos às pessoas e empresas envolvidas direta ou indiretamente no sinistro.

Com todas as informações de sinistros e pessoas envolvidas nesses processos na plataforma, pode-se criar uma API de integração com a área de sinistros da seguradora. Dessa forma, a cada ocorrência, é possível inserir o CPF na ferramenta e já saber se há correlação com a base de fraudes. Se houver alguma questão de risco, pode ser analisada previamente e, assim, evitar o pagamento de sinistros suspeitos e/ou fraudulentos.

Um exemplo é a observação de reincidência de sinistros irregulares que tenham os mesmos envolvidos. Esta suspeita pode ser levantada com o Behavior Analysis, ao cruzar dados sobre beneficiários, médico/perito examinador, corretoras de seguro, receptoras e reguladoras de DPVAT, e seus sócios e familiares e outras partes que podem estar relacionadas ao sinistro. Desta forma, identificamos correlações suspeitas, que após levantamento feito pela seguradora, se mostraram fraudulentos.

Também é possível fazer marcações na base, dizendo se o sinistro foi fraude ou não. Isso é feito a partir de uma listagem de um ano de sinistros, na qual é desenvolvido um modelo agregando dados e inteligência da Neoway. Depois, uma segunda listagem de sinistros de outro ano (sem marcação) é sobreposta a esta primeira. Com essa base, pode-se testar e descobrir o quanto de sinistros suspeitos são identificados.

Neoway Data Lake

Conforme falamos, além dos dados fornecidos pela seguradora, os modelos antifraude são incrementados com a base Neoway. Esta base conta com informações buscadas em fontes como:

  • Receita Federal
  • Junta Comercial
  • Tribunais de Justiça
  • Conselho Federal de Medicina
  • Histórico Funcional
  • Conselhos de classe
  • Veículos, imóveis, bens
  • QSA de todos os envolvidos e conexões familiares
  • Listas restritivas
  • PEPs
  • Portal da Transparência (bolsa família, seguro desemprego, IRPF)
  • Susep
  • MTE/PIS

Assim, é possível criar uma linha completa de variáveis para dar mais precisão e eficiência na análise dos sinistros. Entre elas, destacamos:

  • Velocity checks
  • Vínculo Societário
  • Processos
  • Correspondência documento/nome
  • Vínculo Cadastral
  • Flags de monitoramento (participação em empresas, bolsa família, PEP, óbito)
  • Validação cadastral
  • Validação de documentos
  • Vínculo empregatício

Portanto, a solução de análise de sinistro da Neoway atua integrando bases e checklists, aumentando as possibilidades de análise com mais dados por meio de APIs, até chegar a construção de uma saída – modelo antifraude personalizado – na plataforma. Nessa saída, conseguimos analisar pessoas envolvidas no processo e entender o porquê de elas representarem um risco alto de fraude, além de ter a identificação de pessoas envolvidas em situações fraudulentas.

Também pode-se realizar um monitoramento das irregularidades, com a criação de BI’s que atendam as especificidades do negócio, facilitando o gerenciamento. Com estas funcionalidades, a eficiência do modelo antifraude Neoway, chega a ser, em média, 45% superior aos utilizados por algumas seguradoras.

É importante ainda destacar que os relatórios e documentações levantados com a inteligência de dados podem servir como provas contra fraudes. A ferramenta gera um dossiê, que aponta dia e hora em que o dado foi acessado — o que possibilita o rastreamento — e armazena essas checagens com segurança. Isso ajuda em casos como em que a pessoa consegue regularizar seu status na Receita Federal depois de cometer a fraude.

Quer conhecer na prática como as soluções antifraude para a análise de sinistro podem ajudar sua seguradora? Solicite agora uma demonstração!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura