Análise preditiva: o que é, sua importância e aplicações

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Introdução

Prever o futuro pode parecer coisa de filmes de ficção, ou então promessa de videntes charlatães munidos de uma bola de cristal.

No entanto, avanços na tecnologia de análise de dados transformaram o que parece impossível em realidade. É o que se chama de análise preditiva.

Por meio dessa ferramenta, empresas podem identificar tendências e se preparar adequadamente para as oportunidades ou riscos identificados precocemente.

Isso é possível devido a poderosas técnicas de estatísticas e aplicações de inteligência artificial, que permitem a tomada de decisões informadas com melhores chances de acerto.

O que é análise preditiva e qual sua importância?

O nome é autoexplicativo. Trata-se de uma modalidade de processamento e interpretação de dados que tem como objetivo prever diferentes cenários no futuro.

Em uma economia cada vez mais competitiva, a utilização dessa ferramenta serve como um diferencial. Afinal de contas, qual empresa não gostaria de ter maior certeza dos possíveis desfechos para uma decisão?

Claro, a tecnologia não é mágica. A análise preditiva pode antecipar eventos com base em tendências identificadas a partir de situações similares do passado.

Cabe ao sistema, portanto, indicar a probabilidade de algum cenário se repetir com base em cálculos estatísticos e algoritmos sofisticados.

Entenda como a análise preditiva funciona

No cerne das soluções desse tipo de análise está um modelo preditivo, o qual será responsável por transformar dados em previsões.

O modelo nada mais é que uma função matemática que realiza um complexo cálculo estatístico para apresentar possibilidades ao gestor.

Uma empresa varejista pode, por exemplo, se basear em uma ampla variedade de dados para chegar à conclusão de que a demanda por determinado produto deve aumentar em um momento específico do ano.

A partir desse caminho apontado pelo algoritmo, tomadores de decisões entendem que o melhor a ser feito é reforçar o estoque para atender à demanda e evitar ser pego de surpresa.

Análise preditiva: Entenda como ela funciona na prática

Análise preditiva e inteligência artificial

Uma base de dados profunda e diversificada é fundamental para o uso eficaz de soluções de análise preditiva. No entanto, ela é só uma parte da história.

Tão importante quanto definir métodos e finalidades para trabalhar com essas informações é realizar análises adequadas.

Nesse sentido, uma das tecnologias que se relaciona muito bem com a análise preditiva é a inteligência artificial, em especial a modalidade de machine learning.

A tecnologia aprende a reconhecer padrões com base em grandes volumes de dados e determinar a melhor forma de ação, além de identificar rapidamente mudanças de tendências.

Justamente por isso, algoritmos de análise preditiva combinam muito bem com machine learning, pela capacidade de fornecer previsões mesmo com rápidas mudanças de panorama.

Análise preditiva e Big Data

O conceito de Big Data abrange todo tipo de tratamento e organização de grandes volumes de dados, os quais podem ser analisados a fim de descobrir padrões.

Essas informações podem vir de todos os tipos de fontes, que, atualmente, com amplo uso de aplicativos para infinitas funções, a onipresença dos smartphones e a proliferação de dispositivos IoT, são as mais diversas possíveis.

A partir da amplitude de dados que alimentam os modelos, as análises preditivas se tornam mais certeiras, já que podem ter bases sólidas para estimar eventos futuros.

Análise preditiva e Business Intelligence

A proposta de Business Intelligence é conseguir processar e utilizar dados para apresentá-los de forma compreensível a fim de embasar um plano estratégico.

Esse sistema também pode ser integrado a modelos de análise preditiva para decisões, de forma a reduzir o risco de surpresas indesejadas dentro de um planejamento.

Com a integração do BI à análise preditiva, é possível, por exemplo, entender quais são as necessidades de seu público-alvo antes de levar um novo produto ao mercado, aumentando as chances de sucesso.

Os 3 Vs da análise preditiva

Como visto acima, a análise preditiva caminha lado a lado do Big Data, que se baseia em cinco Vs. São eles: volume, variedade, veracidade, velocidade e valor.

Ao menos três desses Vs são fundamentais para o sucesso da análise preditiva.

Análise preditiva: Os 3 Vs para uma análise assertiva

Variedade

Neste ponto, é importante ter uma boa diversidade de fontes e formatos de dados, que permitirão uma análise mais profunda.

Apostar em variedade também ajuda a ter resultados menos “viciados”, que podem ser causados por uma base de dados única.

Veracidade

De nada adianta ter em mãos um volume gigantesco de dados se as informações que eles trazem não são confiáveis.

Então, antes de realizar qualquer análise, é importante questionar se a fonte desses dados é confiável.

Velocidade

Tão importante quanto ter dados confiáveis e diversificados é ter agilidade para processá-los, já que muitos insights podem não ser mais úteis se o timing relevante já tiver passado.

Uma boa plataforma deve ser capaz de cruzar informações coletadas em tempo real rapidamente, para que possa gerar previsões acuradas a partir de suas análises.

Quais são os benefícios da análise preditiva para um negócio?

Análise preditiva: Quais os benefícios para seu negócio

A aplicação da análise preditiva pode ter benefícios significativos para uma empresa. Conheça algumas das vantagens compartilhadas pelo SaaS.

Melhor gestão de clientes

Algoritmos bem treinados identificam padrões comportamentais. A partir dessa mensuração, gestores podem entender precocemente as necessidades do consumidor.

Na prática, isso se traduz na possibilidade de produzir experiências de venda que atendam melhor aos anseios do público.

Redução de prejuízos

A análise preditiva pode ser uma poderosa aliada na hora de reduzir custos, já que permite conhecer melhor cenários futuros e planejar-se para eles.

Assim, uma empresa pode destinar os recursos de forma mais adequada e evitar desperdício, tanto de ordem material quanto de força de trabalho humana.

Otimização das estratégias de vendas

A utilização da análise de dados com finalidade preditiva pode determinar quando e como abordar um cliente para concretizar uma venda de forma mais acertada.

Assim, as taxas de conversão podem ser aumentadas, refletindo-se em melhores resultados para a empresa.

Previsibilidade em Vendas: conheça os métodos de previsão

Identificação de fraudes

A identificação de padrões também potencializa o descobrimento de práticas fraudulentas indicadas por comportamentos de risco.

Assim, uma empresa pode reconhecer um problema em potencial, seja por parte de clientes, seja por colaboradores e fornecedores, antes mesmo de ele se concretizar.

Criação de diferenciais

Ao ser capaz de reconhecer tendências e se preparar para elas, uma empresa ganha o poder de inovar e oferecer experiências únicas aos clientes.

É possível se antecipar ao mercado na criação de um novo produto ou serviço e identificar melhores oportunidades que ainda não sejam óbvias para a concorrência.

Gerenciamento de oferta e demanda

A análise preditiva é uma grande aliada na hora de prever a busca por determinado produto.

A empresa passa a ser capaz de preparar melhor os seus estoques para evitar problemas como encalhe ou escassez, já que a reposição é embasada pelo interesse do consumidor.

Exemplos e aplicações da análise preditiva em uma empresa

A análise preditiva está presente em grandes empresas dos mais variados setores. Veja alguns exemplos de como elas usam a tecnologia:

Previsão de churn

Com a capacidade de antever o momento em que clientes já não estão mais satisfeitos com as soluções que a eles são oferecidos, a empresa pode se planejar melhor.

A partir desse insight, dá para desenvolver uma nova estratégia de retenção, ou, no pior dos cenários, pelo menos se preparar melhor para a perda do cliente.

Upsell e cross-sell

Ao contrário da previsão de churn, neste ponto a empresa pode perceber a disposição do cliente em se interessar por um novo produto.

Então, é possível abordá-lo de forma mais precisa para oferecer um upgrade que seja não só mais vantajoso para o cliente, mas também mais rentável para a empresa. 

Conheça as melhores estratégias de upsell e cross-sell.

Otimização de campanhas

Por meio da análise preditiva, os melhores caminhos para uma campanha de sucesso se tornam mais visíveis.

Isso passa por entender quais são os melhores canais para se comunicar com clientes e como lidar com o público da forma mais adequada.

Segmentação de leads

A prática de segmentar leads permite uma maior taxa de acertos para as empresas, já que proporciona a capacidade fazer apostas mais certeiras.

Isso permite abordar clientes em potencial com ofertas precisas, e no momento mais adequado.

Nesse sentido, a análise preditiva ajuda a tornar a segmentação ainda mais relevante.

Qualificação de leads: conheça o passo a passo até fechar uma venda

Distribuição de conteúdo

A análise de dados, baseada no estágio de cada consumidor, leva à distribuição do conteúdo com mais eficiência.

Um exemplo prático é o que fazem serviços como a Netflix, que produz suas recomendações altamente personalizadas, mantendo o consumidor engajado.

Customer Relationship Management (CRM)

A utilização de ferramentas de CRM que disponibilizam dados para melhorar o relacionamento com os clientes, de modo personalizado, é uma das aplicações da análise preditiva.

Os insights gerados por modelos preditivos apontam para tendências comportamentais e permitem compreender todas as etapas do ciclo comercial. A partir disso, a abordagem se torna mais precisa.

Análise preditiva: quem está usando?

Análise preditiva: Quem está utilizando essa estratégia

A análise preditiva já é utilizada por múltiplos setores econômicos com resultados muito fortes. Conheça algumas das aplicações:

Bancos e serviços financeiros

O setor financeiro há muito tempo abraçou a análise de dados para uma série de situações que fazem parte do cotidiano da área.

Entre essas aplicações estão a detecção e redução de fraudes, que minimizam os perigos para a companhia, e análises de riscos na concessão de crédito.

Um exemplo é o Commonwealth Bank, da Austrália, que consegue detectar a probabilidade de fraude em instantes, apenas 40 milissegundos após o início da operação.

Entenda como o Big Data Analytics pode ser aliado em operações desse tipo. 

Governo e setor público

Não faltam aplicações úteis para a análise preditiva no setor público, que pode se beneficiar dos insights para dinamizar rotinas.

Governos pelo mundo já têm utilizado a tecnologia para melhorar serviços e o desempenho e, em especial, para identificar fraudes. Da mesma forma, também é possível detectar e se precaver contra ameaças cibernéticas.

Nos Estados Unidos, o US Census Bureau já utiliza análise de dados para prever tendências populacionais.

Manufatura

A análise preditiva na área da manufatura é crucial para identificar com antecedência riscos no processo produtivo.

Fabricantes podem perceber pontos que venham a causar redução da qualidade e falhas de produção e tomar decisões ágeis.

Isso pode, por exemplo, reduzir os pedidos de garantia, o que se traduz em queda significativa de custos. A Lenovo está entre as companhias que obtiveram sucesso com a prática, ao registrar queda de até 15% nos custos.

Varejo

Para varejistas, a análise preditiva tem papel importante, em especial, na gestão de estoque. Graças a ela, uma empresa pode medir a demanda por produtos e manter um inventário adequado, sem encalhe e sem escassez.

As empresas também podem utilizar as soluções para direcionar ofertas adequadamente para cada perfil de consumidor.

É o que fez a rede de lojas Staples, que obteve ROI de 137% ao analisar o comportamento do cliente.

Saúde

Soluções preditivas têm aplicações importantes na área da saúde, especialmente no setor de seguros.

Graças a elas, é possível não apenas detectar fraudes, mas também identificar pacientes com riscos de doenças crônicas e apontar intervenções.

Uma das companhias que se beneficiam da análise é a Express Scripts, empresa de benefícios farmacêuticos, que utiliza a tecnologia para identificar quem não adere a tratamentos e, com isso, chega a economizar até US$ 9 mil por paciente.

O que é preciso para começar a usar análise preditiva

Análise preditiva: Saiba como começar a aplicar

Antes de aplicar uma solução de análise preditiva aos seus negócios, é importante estar devidamente preparado, conforme dicas compiladas pela Rock Content e pela Neil Patel.

Definir um objetivo

Antes de tudo, é preciso definir: qual é a finalidade da iniciativa? A utilização de um modelo deve ter objetivos claros e alinhados com a estratégia da empresa.

Com isso em mente, o passo seguinte é buscar o benefício esperado com a análise preditiva, seja ele a compreensão do consumidor, seja observar tendências e oportunidades.

Existem incontáveis aplicações da tecnologia nos negócios de uma empresa, por isso é importante determinar a abordagem antes de qualquer coisa.

Criar um modelo preditivo de análise

Definido o objetivo, é importante criar o modelo preditivo que será utilizado para alcançá-lo.

O modelo define o modo como os dados selecionados para o projeto serão trabalhados, então ele é crucial para o sucesso.

Esse passo envolve preparar os dados para que eles possam ser analisados de forma apropriada, realizar a amostragem experimental e testar qual formato de análise apresenta os melhores resultados.

Coletar dados externos e internos

Tão fundamentais quanto o modelo são os dados com os quais ele será alimentado. Então, uma empresa deve ter cuidado ao selecionar suas fontes.

Existem fontes de dados externas e internas que podem ser aproveitadas, que incluem bancos de dados governamentais abertos, informações de redes sociais, interações por CRM e muitos outros.

Cabe à empresa entender quais fontes atendem melhor ao projeto e proporcionam o melhor e mais confiável resultado possível

Estruturar dados

Uma vez que as fontes foram definidas e os dados coletados, o passo seguinte envolve a estruturação. Ela ajudará a organizar as informações para viabilizar análises mais eficientes.

Esse processo inclui realizar a limpeza dos dados e também organizá-los em conjuntos que facilitem o processo.

Analisar dados

Após os dados estarem prontos, resta realizar a análise propriamente dita, o que deve ser feito com cuidado para alcançar os melhores desfechos.

É nesta fase que são produzidos os insights. Para isso, é necessário ter noções estatísticas a fim de avaliar e interpretar gráficos e as tendências que eles apontam.

Existem três tipos de análise. A primeira é a univariada, em que cada variável é analisada isoladamente antes do cruzamento; outra é a bivariada, que estabelece relações entre duas variáveis, e a última é a multivariada, que estabelece relações entre mais variáveis.

Fazer modelagem

Após a condução da análise, é hora de criar o modelo preditivo utilizado para interpretar as informações.

Aqui, utilizando técnicas estatísticas, é possível visualizar as relações estabelecidas entre as informações extraídas do banco de dados.

Isso é feito por meio de técnicas estatísticas e matemáticas, que podem retornar os insights desejados.

Monitorar modelo

Nem sempre o modelo utilizado é eterno. É importante acompanhar os resultados que ele produz para fazer os ajustes necessários com o tempo.

O desempenho deve ser acompanhado regularmente, preferencialmente a cada mês, para garantir a qualidade da análise.

Escolher o melhor software

Os softwares tornam todo esse trabalho acima possível, então eles devem ser selecionados com todo o cuidado.

Quando bem escolhida, a solução será capaz de importar e analisar dados com alto desempenho, além de gerar relatórios de qualidade.

A ferramenta pode contar com funcionalidades de Big Data e machine learning nesse processo para conseguir produzir previsões mais acuradas.

Dados modelados, um diferencial da Plataforma Neoway

A Plataforma Neoway de análise preditiva conta com a vantagem dos dados modelados, com variáveis proprietárias e filtros customizados para cada empresa.

Entre os exemplos, estão a variável “Nível de Atividade” que indica se uma empresa demonstra sinais de que seus negócios estão próximos de serem encerrados. 

Para isso, são consultadas diferentes fontes para observar mais do que o cadastro do CNPJ, mas também contratações e demissões e pagamentos de impostos, entre outros indicadores.

Outra variável é a “Cliente dos Concorrentes”, que combina análises para concluir quais empresas negociam com competidores no setor.

Em um exemplo real, a partir de uma consulta aos números de pessoas jurídicas dos concorrentes com o filtro de “Processos Judiciais” foi possível encontrar não só as empresas com quem mantinham relação, mas também detectar clientes que ficaram insatisfeitos com o atendimento anterior.

Equipe de Customer Success para ajudar na estratégia, tática e operação

Análise preditiva: Equipe de customer success para auxiliar na implantação

Customer Success é um método de negócios cada vez mais presente que visa apoiar o cliente com a estratégia para alcançar os objetivos, de forma a reforçar o valor da ferramenta contratada.

A Neoway vai além deste trabalho com uma equipe de Customer Experience composta por quatro times.

  • Solution Delivery – responsável por customizar as soluções da Neoway de acordo com as necessidades específicas de cada cliente;
  • Business Intelligence – constrói painéis de BI na plataforma de preferência do cliente para que ele consiga cruzar os dados disponibilizados pela Neoway com seus dados internos;
  • Customer Data Science – desenvolve modelagens estatísticas específicas para o cliente baseadas nas variáveis mais importantes para cada negócio;
  • Suporte – auxilia nos acessos às plataformas, soluções e dados da Neoway, além de resolver eventuais problemas técnicos na plataforma.

Este nível de auxílio no dia a dia garante uma boa experiência com a plataforma Neoway, que resulta em uma implementação de análise preditiva condizente com as expectativas do cliente.

Soluções da Neoway para análises preditivas

A Neoway conta com uma série de soluções para análise preditiva. Conheça algumas delas:

Sales & Marketing

A solução de Sales & Marketing da Neoway visa ajudar a encontrar oportunidades para vender mais e melhor.

Para isso, há o cruzamento de dados online e offline para facilitar a captação de clientes, independentemente da área de atuação.

A plataforma permite encontrar, analisar e segmentar o mercado potencial e oferecer uma visão detalhada de clientes, tanto daqueles em potencial, quanto dos que já fazem parte da carteira.

Outra vantagem é receber recomendações de clientes ideais, similares àqueles que já são os melhores da sua carteira.

Risk & Compliance

Para se manter de acordo com as leis e mitigar riscos, a solução de Risk & Compliance traz um pacote de recursos completo.

Com aplicações de Big Data Analytics e inteligência artificial, a plataforma da Neoway consegue transformar dados em informação para manter o negócio em conformidade com as leis.

As soluções permitem consultar dados de empresas e pessoas para otimizar o onboarding e detectar possíveis conflitos de interesse, realizar análise reputacional, mapear riscos em redes de relacionamento e realizar diligência contínua.

Também é possível realizar um monitoramento contínuo para detectar mudanças de comportamento e monitorar palavras-chave na web para detectar mídia negativa.

Legal Analysis

A plataforma da Neoway é uma ferramenta poderosa para departamentos jurídicos, com Big Data Analytics e inteligência artificial para embasar decisões.

As ferramentas de Legal Analysis possibilitam estimar a duração de processos e os valores de sentenças, comparar carteiras processuais de diferentes empresas de um mesmo setor, encontrar indícios de conduta fraudulenta, localizar recebíveis de processos finalizados e muito mais. 

Credit Management

A Neoway oferece soluções para aprimorar a gestão da carteira de crédito.  Por meio delas, modelos customizados com Big Data e IA podem apoiar ofertas direcionadas com mais critério para cada perfil.

Com a consulta simultânea a múltiplas fontes de informação, o sistema pode segmentar clientes e definir a qual faixa de crédito eles são mais aderentes.

A partir daí, as ofertas podem ser ajustadas para cada perfil de consumo, o que também reduz o risco de inadimplência. A recuperação de ativos também é simplificada.

Fraud Prevention

As soluções da Neoway facilitam a detecção de perfis suspeitos para prevenção de fraudes para economizar tempo e dinheiro.

As APIs seguras e escaláveis viabilizam a massificação das análises de onboarding, e tecnologias como reconhecimento facial, documentoscopia e OCR ajudam a automatizar a interpretação de dados para validar identidades e documentos.

Com um banco de dados amplo de fraudadores e apoio do Big Data Analytics, a ferramenta identifica inconformidades tanto de pessoas quanto de empresas por meio da checagem de fotos e informações.

Neoway API

APIs são, de forma resumida, ferramentas que permitem unir diferentes sistemas. No caso da Neoway API, ela permite que as soluções sejam integradas a alguma plataforma de preferência do cliente.

Com isso, um cliente que já tem uma plataforma própria não precisa se desfazer dela. Basta “puxar” as informações necessárias a partir da base da Neoway.

As APIs da Neoway podem servir de apoio no processo de onboarding, na prevenção a fraudes, na análise e concessão de crédito, no e-commerce para validação de dados e até mesmo em importação e exportação para detectar a propensão à lavagem de dinheiro envolvendo portos.

Conclusão

Prever o futuro é uma vantagem para qualquer negócio. Entender quais são os riscos e vantagens de cada decisão pode ser a diferença entre sucesso e fracasso.

O avanço computacional permite inferir, com base no passado, quais são as chances de cada cenário se repetir no futuro, e isso é um diferencial enorme no mercado, a ser aproveitado com soluções inteligentes de Big Data Analytics e inteligência artificial.

A partir desse conhecimento, empresas podem se preparar para crises e descobrir novas oportunidades, melhorar o relacionamento com clientes, prever mudanças de comportamento de consumo e eliminar ameaças antes que elas se tornem preocupantes.

Quer saber como utilizar a análise preditiva nos seus negócios? Fale com um de nossos especialistas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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