Neoway Check: análise preliminar de risco automatizada para novos clientes

SCROLL DOWN

A política de know your customer (KYC) – ou “conheça seu cliente” – é uma medida obrigatória para todas as empresas que precisam cumprir regulamentos internacionais ao combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, o chamado PLD/FT. No entanto, esta análise preliminar de risco está diretamente ligada a bancos e outras instituições financeiras, que devem ter ações claras e precisas de identificação do cliente logo na primeira etapa do relacionamento, ou seja, antes da sua completa ativação.

O KYC tem como objetivo principal reduzir os riscos das instituições serem intermediadoras ou vítimas de práticas ilícitas. Isso porque, além de analisar a reputação do cliente, o KYC também facilita a comunicação de operações e situações suspeitas aos órgãos de fiscalização e controle, mostrando a isenção da organização e ajudando o poder público a barrar a lavagem de dinheiro e fraudes e outras condutas ilegais.

Ações de KYC devem começar no onboarding para a análise preliminar de risco

Não estar em compliance com as regulações de PLD/FT pode acarretar às empresas danos à reputação e grandes perdas financeiras. Por isso, os investimentos para se manter de acordo com as leis têm sido prioridade, especialmente para bancos e outros instituições do ramo financeiro.

Uma das primeiras ações para uma boa análise preliminar de risco, portanto, é saber se o possível cliente realmente é quem diz ser. Então, é preciso executar o KYC logo no onboarding, com uma verificação da identidade por meio de documentos originais, como: RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional (OAB, CREA, CFM, etc.) ou até passaporte.

Em alguns setores, este processo ainda é desenvolvido de forma manual e analógica. Mas, com a digitalização dos bancos e em tempos de Customer Experience, já é imprescindível contar com um onboarding digital. Dessa forma, todo o processo de adesão, formalização e aprovação do cliente é feito por meio da internet – de forma geral pelo aplicativo da instituição.

Ao estabelecer o onboarding digital para análise preliminar de risco, a empresa ganha mais precisão na conferência da identidade, tendo certeza de que ele é verdadeira – no Brasil, sete em cada dez negócios online registraram aumento de prejuízos com fraudes, inclusive de identidade, aponta pesquisa global da Experian. Para evitar estes problemas, no cadastro digital, pode-se, por exemplo, autenticar o titular do documento através do uso adicional de​ biometria, tais como o reconhecimento facial ou impressão digital. Com isso, o KYC é otimizado, pois há maior agilidade no reporte de informações entre organizações e reguladores; e o compliance e a regularização das atividades ficam garantidos.

Além da segurança, vale lembrar ainda dos ganhos em eficiência operacional, que ajudam a melhorar a experiência do cliente e são de grande importância na hora de conquistar a preferência do consumidor. Com todo o processo online sendo mais ágil e amigável para o cliente, é possível evitar que ele busque por outra instituição concorrente. Afinal, mais de 80% dos brasileiros esperam ter seus cadastros de serviços financeiros aprovados em até quatro horas, segundo pesquisas, e consideram ainda segurança e conveniência, com procedimentos de onboarding e login facilitados, os fatores mais importantes para a escolha do online banking.

Otimize o seu onboarding e mantenha o compliance com o Neoway Check

Enquanto a área de onboarding foca em “cadastrar mais clientes em menos tempo”, o time de compliance precisa fazer a análise preliminar de riscos, lidando com grandes volumes de informações e documentos para cumprir as legislações específicas.

Para atender esse dilema, sem perder clientes nem a eficiência dos processos de KYC, o uso de tecnologias para evitar possíveis fraudes é fundamental para fornecer segurança e eficiência às instituições. O Big Data Analytics é uma alternativa para dar agilidade e escalar processos de KYC, onboarding digital massificado e esteiras de validação.

Aliado a outras tecnologia de criptografia de dados, biometria, mecanismos de segurança em múltiplas camadas, reconhecimento de documentos por OCR, reconhecimento facial etc., a empresa pode automatizar as etapas e, em poucos segundos, realizar a verificação de documentos e a validação de novos usuários. Um exemplo deste tipo de solução é o Neoway Check, que veremos a seguir.

Como funciona o Neoway Check

O Neoway Check, solução da Neoway em parceria com a Nextcode e BrScan, oferece APIs seguras e escaláveis, que recebem imagens de documentos e fotos e proporcionam a validação, checagem e interpretação de informações de forma automatizada e rápida. Dessa maneira, facilitam o processo de onboarding digital massificado, com objetivo de analisar e mitigar riscos.

A veracidade desses dados também é verificada pela ferramenta em questão de segundos, por meio de background check. A partir da solução, é possível identificar perfis fraudulentos, com uma garantia de cerca de 95% de acurácia.

Entenda como funciona o fluxo completo do Neoway Check:

  • Reconhecimento Facial: etapa em que é feita a checagem, a partir da parceria com a Nextcode, entre documentos de identificação, como RG e CNH, e fotos (selfie), para ver se é a mesma pessoa.
  • OCR (Optical Character Recognition): é o momento em que acontece o processo de reconhecimento óptico dos caracteres do documento e a digitalização do mesmo – seja CNH, RG ou outro.
  • Documentoscopia: é quando ocorre, a partir da parceria com a BrScan, a análise forense do documento e também a validação do layout. Ex: só em se tratando de RG, existem cerca de 80 tipos no país, assim como brasões (mais de 100) ou órgãos emissores (cerca de 360). Quando o documento é válido, é feita a extração das informações como nome, data de nascimento, etc.
  • Background Check: a partir dos dados obtidos do documento são feitas checagens na base da Neoway (PJ/PF), assim como nos dados da Nextcode, e quaisquer outras fontes que o cliente desejar.
  • Base de Fraudadores: nesta etapa, é feita uma checagem e validação em uma base da BrScan que contém mais de 350 mil fraudadores identificados. É aqui que são detectados casos de fotos diferentes para um mesmo documento (CPF, RG), por exemplo.
  • Informações retornadas rapidamente: em poucos segundos as informações requisitadas são disponibilizadas na interface do cliente, o que permite uma tomada de decisão mais eficiente – seja ela aprovar, derivar para análise humana (inspeção visual), pendenciar ou reprovar.

Com o Neoway Check, portanto, as empresas podem contar com uma identificação de cliente mais crítica e segura, porém, ser perder a agilidade e a conveniência para a boa experiência ao usuário buscada no onboarding digital.

Para conhecer melhor a ferramenta, entre em contato com nossos especialistas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura