Solicitar demo

Blog

Voltar

Compliance e análise de novos mercados: usos da Plataforma Neoway por Bancos

Compliance e análise de novos mercados: usos da Plataforma Neoway por Bancos

Recentemente, apresentamos no estudo “Brasil visto pela Neoway”, um olhar rápido sobre o setor de bancos no país, possível graças à combinação de informações e variáveis modeladas analisadas por nossos especialistas na Plataforma Neoway. Agora, vamos mostrar como os bancos e outras instituições do setor financeiro podem tirar proveito da solução. Compliance e análise de risco para prospecção de novos mercados estão entre as frentes mais beneficiadas.

No entanto, o setor de bancos pode exemplificar bem o uso da Plataforma Neoway em vários estágios de uma operação bancária, desde a prospecção, passando pela análise de fraude, concessão de crédito, gestão de risco e política de compliance, até a cobrança de dívidas. Saiba mais!

Compliance e análise de risco

No contexto de compliance e análise de risco, a Plataforma Neoway contribui na prevenção contra fraudes, principalmente no processo de Know Your Customer (KYC), permitindo verificar em profundidade as condições de novos clientes e dos que já estão na carteira.

Rapidamente, é possível fazer diligência prévia para saber quem pode estar associado a crimes como, por exemplo, lavagem de dinheiro, corrupção e terrorismo. A plataforma permite , também, identificar estruturas societárias (QSA’s), Grupos Econômicos e Beneficiários Finais, além de riscos que impeçam a conformidade com leis e reguladores. A tecnologia permite também ao usuário qualificar clientes, parceiros, empregados e fornecedores por meio da análise de vínculos familiares, Pessoas Expostas Politicamente (PEPs) e grupos de risco.

Em operações de onboarding de clientes ou verificações de cadastro, por exemplo, a ferramenta dá agilidade à mesa de crédito com informações atualizadas sobre pessoas físicas e jurídicas, como renda/faturamento estimado, dívidas em aberto, etc.

Sobre a recuperação de ativos, o principal valor gerado está na determinação do Valor Estimado de Recuperação (VER) da carteira. A plataforma Neoway ajuda a definir em profundidade, o perfil do devedor, os meios que ele tem para pagar a dívida, - como ativos tangíveis e intangíveis - , e a buscar seus contatos e endereços mais atualizados, maximizando, assim, o retorno das cobranças.

É possível, por exemplo, cruzar informações da carteira com as buscadas na base da Neoway e, assim, entender quais devedores devem ser contatados primeiro, pois possuem recursos e mais formas de pagamento.. Uma forma de fazer isso é por meio de pesquisas para conhecer qual a taxa de crescimento de uma empresa ano contra ano, a estabilidade de um indivíduo no emprego ou mesmo quais são os processos judiciais que podem interferir na quitação da dívida.

De forma geral, em todos estes casos, a solução da Neoway unifica as fontes de pesquisa e traz dados sempre atualizados de órgãos reguladores, Receita Federal, Juntas Comerciais, Tribunais e Fóruns, Banco Central, IBAMA, CNEP, Portais de Transparência dos Governos, listas de restrições nacionais e internacionais (Lista Francesa, Offshore Leaks, OFAC entre outras) e até de registros de publicações desabonadoras na imprensa.

A Plataforma Neoway ainda diferencia os homônimos e identifica a empresa/pessoa correta, e,também, cria e armazena dossiês específicos para cada caso de análise. Outro diferencial da solução é o backtest, voltado, principalmente, para modelagem de dados para as áreas de analytics, que permite retroagir algumas variáveis específicas para Pessoa Jurídica e Pessoa Física para gerar segmentações ainda mais aprofundadas.

Vamos entender melhor cada caso de uso:

Concessão de crédito

A solução permite uma conferência dinâmica de informações, com atualizações constantes , o que dá mais confiabilidade à consulta. As informações e filtros exclusivos da Plataforma Neoway automatizam,dão precisão à análise e, dessa forma, aprimoram o compliance.

Os dados cadastrados pelos clientes podem ser validados pela Plataforma rapidamente para evitar a necessidade de avaliações manuais - em alguns casos, essa necessidade foi reduzida a menos de 1%.

Assim, há menos perdas na concessão de crédito ao:

  • Reduzir a inadimplência;
  • Reduzir a fraude;
  • Reduzir a entrada de ações judiciais.

Também é possível definir perfis de clientes de risco, que podem gerar grandes perdas para a instituição e, assim, evitá-los. Esse perfil pode ser definido por meio de variáveis utilizadas para verificar situações de óbito, processos judiciais, veracidade dos dados cadastrais fornecidos, entre outros.

Esses dados ajudam na tomada rápida de decisão para a concessão ou não do crédito e impactam positivamente na autorização de novos créditos em pelo menos 30% dos casos. Há clientes da Neoway que conseguiram evitar a perda de mais de R$ 70 milhões em apenas um ano.

Recuperação de Crédito

A Plataforma Neoway possibilita um maior retorno das cobranças ao aumentar as variáveis para precificação da carteira, buscar ativos (tangíveis e intangíveis), segmentar contatos (a serem cobrados X propensão de pagamento) e encontrar a localização e o contato dos devedores.

Com as funcionalidades da ferramenta, a empresa pode, por exemplo, analisar melhor o devedor e definir com maior facilidade e precisão o seu Valor Estimado de Recuperação (VER). Também é possível fazer uma análise de relacionamento com informações como, por exemplo, estruturas societárias, grupos econômicos e beneficiários finais, todas disponíveis na Plataforma e, assim, conhecer as pessoas direta e indiretamente vinculadas aos casos.

Alguns exemplos de variáveis que podem ser utilizadas na determinação do VER:

  • Base B2C - processos ativos/passivos; participação em empresas; atuação como funcionário público (estabilidade empregatícia), bens e veículos;
  • Base B2B - quantidade de veículos; informações do quadro de funcionários (ex: faixa salarial).

Inteligência para prospecção de novos mercados

Além do compliance e análise de risco, a Plataforma Neoway também possibilita maior inteligência de mercado, com a definição do TAM (mercado total), SAM (mercado endereçável) e SOM (mercado acessível). Assim, é possível conhecer o potencial da instituição na abertura de novas agências ou para a prospecção de clientes.

É possível mapear uma região e conhecer quantas empresas estão instaladas por lá, o porte e faturamento estimado e ainda quantos funcionários cada uma emprega. Também se pode fazer um filtro específico de CNAEs prioritários. Com esses indicadores, o banco terá apontamentos sobre possíveis novos clientes (PJ e PF) e poderá até escolher o melhor ponto para a abertura de agências em determinada região.

Quer conhecer a Plataforma Neoway na prática? Solicite uma demonstração gratuita ou converse diretamente com os nossos especialistas.

Quer saber como fazemos na prática?

Solicitar demo