Clique aqui e conheça as iniciativas Neoway para a Covid-19

Solicitar demo

Blog

Voltar

gestão de riscos

Gestão de riscos de ponta a ponta com inteligência de dados e automação

Minimizar falhas, reduzir perdas e proteger a empresa de ameaças e fraudes é o que se espera de uma boa estratégia de gestão de riscos. Para evitar problemas de reputação e aumentar a sustentabilidade, os controles internos devem abranger todos os aspectos que podem prejudicar a imagem da empresa por causa de sua conduta.

Porém, sempre existem desafios para implementar programas neste sentido. Um estudo da Deloitte apontou que as empresas têm dificuldades em:

Para auxiliar as empresas a estruturar sua gestão de riscos de ponta a ponta, listamos alguns procedimentos essenciais que ajudam a avaliar e acompanhar stakeholders, especialmente clientes e parceiros, como forma de evitar irregularidades.

Também mostramos como sistemas completos de Big Data Analytics e machine learning dão mais eficiência e segurança em todas as etapas dos processos de compliance e prevenção de fraudes, lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo (PLD/FT).

Siga a leitura e entenda melhor como fazer.

Procedimentos e soluções para uma gestão de riscos completa

Para uma análise completa, é importante ter agilidade e precisão de ponta a ponta. Portanto, a verificação dos perfis (PF ou PJ) precisa acontecer desde o onboarding e seguir continuamente, mesmo após a formalização do negócio/parceria. Assim, pode-se captar, por exemplo, movimentações financeiras e alterações como mudança de CNAE, entrada em listas restritivas, doações políticas ou o acionamento judicial, que possam ocorrer ao longo do tempo em um determinado perfil selecionado.

Para a identificação de possíveis fraudes e outras ameaças corporativas, destacamos alguns procedimentos necessários, todos contando com a tecnologia como forma de garantir eficiência e segurança à gestão de riscos.

Acompanhe a seguir a sequência e as características de cada procedimento:

Organizar o onboarding de clientes

Primeira e uma das principais etapas da gestão de riscos, o onboarding faz parte das estratégias de KYC. Nesse momento deve-se analisar em profundidade o perfil do cliente e entender o status de sua situação cadastral, fiscal, tributária, judicial, trabalhista, etc. No onboarding é fundamental:

  • Confirmar a identidade do cliente;
  • Realizar o background check;
  • Entender a natureza das atividades do cliente;
  • Garantir que suas fontes de renda são legítimas;
  • Detectar perfis fraudulentos;
  • Avaliar perfil suspeito de envolvimento em lavagem de dinheiro;
  • Avaliar a aderência do perfil de consumo à oferta de produtos e serviços.

Veja neste conteúdo como realizar um onboarding digital sem erros.

Onboarding digital sem erros

Realizar processos de due diligence

A due diligence ajuda principalmente nos processos de KYS (know your supplier) e KYP (know your partner), pois checa todas as informações sobre uma empresa e/ou seus sócios antes de uma negociação ou parceria acontecer efetivamente. Essa etapa de avaliar terceiros, fornecedores e/ou associados precisa incluir (pelo menos):

  • Situação de ativos e passivos;
  • Análise do quadro societário;
  • Monitoramento de PEPs;
  • Mudança de endereço ou CNAE;
  • Doações políticas;
  • Participação em listas de sanções;
  • Envolvimento com trabalho escravo;
  • Processos judiciais.

Fazer um monitoramento de riscos proativo

Durante o onboarding e due dilligence, o perfil é avaliado conforme seu grau de risco. Quando há algum indicativo negativo, é preciso acompanhar este perfil com uma maior periodicidade para evitar que a empresa seja exposta negativamente.

Em um processo eficiente, o monitoramento de riscos deve ser sempre proativo, ou seja, contar com uma avaliação frequente do status, com varreduras constantes em pontos que a empresa considera críticos, como movimentação financeira, listas internacionais, processo judiciais, etc.

Automatizar e dar inteligência aos processos

É preciso pensar em uma estrutura que dê vazão ao volume de informações a serem analisadas, permitindo agrupar as fontes e realizar pesquisas contínuas com o maior grau de atualização possível. Dados de fontes externas como de órgãos reguladores (e todas as suas normas, circulares e portarias), Receita Federal, Juntas Comerciais, Tribunais e Fóruns, Banco Central, IBAMA, CNEP, Portais de Transparência dos Governos, listas de restrições nacionais e internacionais (Lista Francesa, Offshore Leaks, OFAC entre outras) e até de registros de mídia negativa deve ser acompanhados.

Neste aspecto, a tecnologia, como a de Big Data Analytics e machine learning, permite automatizar e garantir inteligência em todas as etapas da gestão de riscos e compliance. Vale lembrar que quanto mais rápidas e atualizadas forem as análises, maiores são as chances de identificar e se prevenir contra possíveis irregularidades.

Além disso, como a verificação precisa ser feita desde o onboarding e deve ser mantida periodicamente em perfis de risco, é necessário determinar e acompanhar todas as possibilidades de ameaças, o que se torna praticamente inviável sem a ajuda da tecnologia .

Com sistemas completos, embasados em Inteligência Artificial, é possível que todas as informações e fontes relacionadas ao mercado de atuação da sua empresa possam ser analisadas e monitoradas constantemente. Assim, as pessoas responsáveis pelas análises podem receber alertas quando ocorrer qualquer alteração fora do padrão estabelecido pelas normas e políticas de compliance.

Soluções Neoway

A Neoway conta com soluções que atendem as estratégias de gestão de riscos por completo. Elas ajudam a otimizar o setor de prevenção de fraudes e compliance, pois diminuem o tempo de busca e interpretação das informações, além de reduzir as chances de uma análise equivocada.

A solução Neoway Risk & Compliance reúne em um único local todas as informações necessárias para fazer a diligência prévia de públicos de interesse, e, dessa forma, a empresa se resguarda de fazer negócios com pessoas, parceiros e/ou fornecedores envolvidos em atividades ilícitas ou que são expostas politicamente.

O Neoway Check, uma parceria com a Nextcode e BrScan, oferece APIs seguras e escaláveis, que recebem imagens de documentos e fotos e proporcionam a validação, checagem e interpretação de informações de forma automatizada e rápida. Dessa forma, facilita o processo de onboarding digital massificado, com objetivo de analisar e mitigar riscos.

Já o Neoway Watcher permite a realização de um monitoramento contínuo e automático sobre Pessoas Físicas e Jurídicas, de acordo com as regras e variáveis definidas na sua política de Compliance.

Algumas ações possíveis ao utilizar as soluções Neoway:

  • Analisar risco, aprimorar o onboarding de novos clientes, fornecedores e o processo de contratação de funcionários, entre outras diligências;
  • Verificar se uma empresa fez doações políticas ou se está em alguma lista restritiva do governo, se esteve envolvido em algum tipo de fraude ou se há algum indicador negativo que possa representar um risco caso feche o negócio ou a parceria;
  • Garantir que parceiros e fornecedores cumpram parâmetros de proteção aos direitos humanos e ofereçam condições trabalhistas seguras e justas;
  • Identificar se o cliente ou fornecedor é uma PEP;
  • Identificar estruturas societárias, grupos econômicos e beneficiários finais;
  • Levantar informações para PLD/FT: prevenção à lavagem de dinheiro, evitar evasão de divisas, corrupção e até terrorismo;
  • Destrinchar vínculos familiares, analisar e validar informações e o contexto de pessoas, empresas, processos judiciais, processos extrajudiciais e listas internacionais;
  • Evidenciar e monitorar relacionamentos conflitantes e riscos entre pessoas e empresas ligadas ao negócio;
  • Monitorar de forma automatizada e contínua os grupos de risco, recebendo alertas sempre que a plataforma detectar ações suspeitas ou fora do comum;
  • Diferenciar homônimos e encontrar a pessoa/empresa correta;
  • Armazenar dossiês e ter acesso aos dados de pesquisa necessários para comprovar a conformidade com prazos e regulações.

Veja como a Confidence Câmbio utilizou as soluções Neoway para otimizar a gestão de riscos na empresa.

Case Confidence Câmbio

Se tiver dúvidas ou quiser conhecer nossas soluções, entre em contato com nossos especialistas.

Quer saber como fazemos na prática?

Solicitar demo