Governança corporativa e compliance: conceito, diferenças e desafios

SCROLL DOWN

O alinhamento estratégico das empresas e a preocupação com imagem e reputação têm feito com que muitas organizações voltem suas atenções para a governança corporativa e compliance.

Juntas, essas práticas buscam o difícil equilíbrio entre agir de acordo com preceitos éticos e com a legislação, e alinhar os interesses de executivos e acionistas de forma a garantir a perenidade e a sustentabilidade do negócio.

Neste post, entenda o que é governança corporativa e compliance, veja quais são as diferenças e semelhanças, a importância de ambos para as empresas e conheça os principais desafios e tendências das duas áreas. Acompanhe!

O que é governança corporativa?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), governança corporativa “é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.

Em outras palavras, trata-se de um conjunto de práticas que tem como objetivo conciliar os interesses de stakeholders da organização (acionistas, diretores e sócios) com os interesses dos órgãos de fiscalização e regulamentação e do próprio governo.

Ou seja, são estratégias utilizadas para reafirmar o valor da empresa perante seus diferentes públicos.

A governança corporativa é especialmente importante no contexto de grandes negócios em que existem diferentes atores no processo de tomada de decisões.

É necessário que existam formas para governar os interesses e os objetivos de cada um. Assim, é possível resolver ou evitar possíveis conflitos que possam surgir para garantir a longevidade da empresa, o que, no fim l das contas, é o principal objetivo.

Para que seja eficiente, a governança corporativa deve funcionar como elo entre diferentes interesses. Então, é preciso que ela englobe os seguintes mecanismos de gestão:

  • Acionistas: partes interessadas nos lucros da empresa e responsáveis pela escolha do conselho administrativo;
  • Conselho administrativo: corpo responsável por estabelecer as diretrizes e selecionar a diretoria da empresa;
  • Diretoria: responsável por direcionar a gestão da organização. É composta por figuras como presidente, VP, CEO, entre outros;
  • Conselho fiscal: é eleito pelos acionistas para garantir a conformidade com a legislação. Para isso, apoia-se constantemente em auditorias externas;
  • Auditoria externa ou independente: valida as contas da empresa, verificando, qualificando e atestando que elas estão, de fato, em conformidade com a legislação.

Quais são os quatro pilares da governança corporativa?

Para que seja eficaz, a governança corporativa deve considerar quatro pilares ou princípios norteadores. São eles:

  • Equidade: todos os stakeholders devem receber tratamento equânime, sem diferenciação, independentemente do cargo que ocupem ou do nível de participação na empresa;
  • Prestação de contas: os stakeholders devem receber a prestação contas de todas as atividades da administração de forma periódica;
  • Responsabilidade corporativa: toda empresa tem responsabilidades em relação ao ambiente em que está inserida para crescer de forma eficiente e sustentável;
  • Transparência: a empresa deve agir de forma transparente e de acordo com princípios éticos, de modo que os stakeholders tenham acesso à tomada de decisão e ao andamento dos processos.

Qual a relação entre compliance e governança corporativa?

Quando falamos em governança corporativa e compliance, estamos falando também de ética. Enquanto a governança tem como objetivo, sobretudo, evitar conflitos de interesse, o compliance busca estabelecer formas para controlar o cumprimento das leis e normas às quais a empresa está sujeita.

Com isso, ambas acabam compartilhando do mesmo fim: conservar a ética, a integridade e a saúde do negócio.

Assim, é possível afirmar que o compliance é um dos alicerces fundamentais da governança corporativa, já que, sem essa prática, tudo a que a governança propõe pode ir por água abaixo.

A relação entre os dois conceitos também é permeada pela noção de transparência. Na sociedade e no mercado atuais, a transparência se tornou uma das exigências mais cobradas das empresas.

Escândalos e esquemas de corrupção em organizações privadas e públicas de todo o mundo trouxeram à luz a importância de práticas mais cristalinas, e fez com que as empresas voltassem seus olhares para a governança corporativa e compliance.

É por meio dessas práticas que a companhia aplica a transparência e mostra seu compromisso com a ética e conformidade com a Lei.

Portanto, governança corporativa e compliance são conceitos e práticas complementares, que permitem às empresas conseguir melhores resultados no mercado em que atuam.

Atendem não somente às demandas do público, de acionistas e outros interessados, mas também da própria estrutura interna – dos gestores aos colaboradores.

Afinal, qual é a diferença entre compliance e governança corporativa

Qual é a diferença entre compliance e governança corporativa

Embora sejam noções complementares, é importante apontar que governança corporativa e compliance não são sinônimos e possuem diferenças fundamentais.

Para colocar essas diferenças de maneira objetiva, pode-se afirmar que compliance diz respeito às atividade da empresa no âmbito do cumprimento da legislação externa.

Por sua vez, a governança corporativa possui um escopo muito mais amplo, propondo-se a regularizar práticas da empresa de acordo com o que o mercado busca.

Mas, ao mesmo tempo também cria uma forma para evitar conflitos de interesses entre os atores internos. Tudo com o objetivo de sustentar a sua credibilidade.

A principal diferença entre os conceitos é sua relação com os valores do negócio: enquanto a governança corporativa alinha a mentalidade dos stakeholders aos processos de gestão, é o programa de compliance que determina as formas como isso acontece.

Como comentamos, o compliance está relacionado ao respeito às regras e à gestão de riscos, atuando com transparência para demonstrar que a empresa cumpre as normas que lhe são exigidas.

Já a governança corporativa busca reforçar a reputação da organização e trabalha para enfatizar e solidificar as vantagens de uma atuação ética, transparente e estruturada.

Isso para transmitir mais segurança e garantir uma boa reputação, o que, por fim, gera novas oportunidades de negócios.

Podemos afirmar que a governança corporativa engloba práticas que afetam o cotidiano da empresa de forma muito mais abrangente, ligando todos as esferas que a compõem.

No entanto, é importante frisar que isso não faz com que o compliance seja menos importante. A complementaridade entre ambos é entendida como interdependência, uma vez que, sem compliance, a governança pode ser prejudicada.

Qual é a importância do compliance e da governança corporativa para as organizações?

Qual é a importância do compliance e da governança corporativa para as organizações?
Portrait of two business interns discussing documents standing in modern office, copy space

Uma empresa que é reconhecida pela má reputação ou pelo funcionamento ineficaz terá dificuldades de atrair investimentos. E, sem capital, nenhuma empresa sobrevive.

Os últimos anos trouxeram à tona no Brasil diversos casos de escândalos de corrupção e vícios nos processos de grandes corporações.

São exemplos claros de crise de governança corporativa, uma vez que, em muitos casos, o interesse de sócios ou acionistas foi colocado acima dos interesses da própria empresa.

Governança corporativa está relacionada a estratégias de desenvolvimento e política empresarial.

Ao garantir uma gestão eficiente e capaz de gerar valor para a marca, a governança possibilita a sustentabilidade do negócio.

Para os stakeholders da companhia, a governança traz mais segurança, uma vez que, como vimos, ela preza pela transparência, ética e lisura nos processos, possibilitando:

  • Controle de abuso de poder;
  • Facilidade para captação de recursos;
  • Maior visibilidade de mercado;
  • Melhor desempenho operacional;
  • Prevenção contra conflitos de interesse;
  • Prevenção contra fraudes e erros;
  • Redução de custos.

Neste ponto, é importante lembrar dos pilares da governança corporativa – transparência, equidade, prestação de contas, responsabilidade corporativa – acrescentando a eles a ética.
E é nos pontos “ética” e “transparência” que os conceitos de governança corporativa e compliance convergem.

O compliance visa o cumprimento da legislação e das boas práticas do setor em que a empresa atua para evitar inconformidades e mitigar possíveis riscos de operação. Ou seja, é do compliance o papel de manter os princípios éticos na empresa.

No contexto atual, a adoção de um programa de compliance robusto é capaz de agregar valor à marca, uma vez que atende às exigências do mercado e da sociedade.

Dessa forma, a governança corporativa quando aliada ao compliance, está diretamente relacionada ao desenvolvimento e à consolidação de uma cultura organizacional permeada por valores éticos, integridade e controle interno.

E é isso que vai garantir à empresa eficiência em seus processos de forma a permitir a perpetuação do negócio e sua sustentabilidade econômica e financeira.

Conheça também as boas práticas de prevenção à fraude!

Quais são os principais desafios e tendências do compliance e governança corporativa no Brasil?

Infográfico: Quais são os principais desafios e tendências do compliance e governança corporativa no Brasil

Principais desafios

Mudança de cultura

Um dos maiores obstáculos para a implantação das práticas de governança corporativa e compliance é a própria cultura organizacional.

E isso acontece porque, para colocá-las em prática, pode ser necessário fazer alterações em funcionamentos e processos que já estão bastante assimilados pelos colaboradores e enraizados na empresa.

Para que a mudança seja efetiva, o processo deve ser liderado com seriedade e com estratégias bem definidas.

Isso passa por colocar colaboradores, gestores e dono do negócio em comum acordo e engajá-los em relação aos passos que deverão ser tomados.

Treinamentos

Mudar uma cultura e direcioná-la rumo a processos mais éticos e transparentes passa por capacitar todos os agentes que desempenham algum papel dentro da empresa.

Sendo assim, é essencial que a organização invista em treinamentos constantes e práticos para ensinar seus profissionais a identificar e relatar desconformidades, incentivando-os a participar do combate a práticas que não condizem com os valores da empresa.

Múltiplas regulamentações

O Brasil é conhecido pelo grande número de leis que possui. E isso pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça na hora de implantar uma cultura que se propõe a respeitar todas as regulamentações, legislações e normas a quais a empresa está submetida.

Por isso, é fundamental que os setores responsáveis pela governança corporativa e compliance estejam atentos e sempre atualizados.

Outro passo importante é a realização frequente de estudos de vulnerabilidade, para entender os impactos do não cumprimento das regulamentações.

Controles internos

As práticas de governança corporativa e compliance devem passar por todos os setores de uma empresa. Por conta disso, manter os controles internos pode ser uma tarefa complicada.

Para superar esses obstáculos, é possível contar com ferramentas específicas que auxiliam no entendimento das regras por parte de cada colaborador e na geração de relatórios e indicadores que permitem à companhia avaliar o que está funcionando e o que precisa de ajustes.

Nesse aspecto, as soluções baseadas em Big Data Analytics e machine learning são grandes aliadas das empresas, especialmente nas questões de compliance.

Esse tipo de ferramenta, como é o caso da Plataforma Neoway, permitem que diversas informações – de fontes internas e externas – sejam geradas e visualizadas.

A solução ajuda a aprimorar o setor de prevenção de fraudes e compliance, pois diminui o tempo de busca e interpretação das informações, e reduz as chances de uma análise equivocada.

Veja as vantagens e as funcionalidades dessas plataformas inteligentes neste outro artigo completo: Saiba tudo sobre compliance e entenda como a tecnologia é uma grande aliada

Principais tendências

Mais transparência

Um dos pilares da governança corporativa e do compliance é a transparência. O que tem-se visto é a aplicação desse conceito a todo tipo de informação, e não somente àqueles que sejam alvo de obrigatoriedade por parte da Lei.

Um exemplo é a transparência aplicada aos demonstrativos financeiros da organização.

Mais ética

Ética é o elo mais forte que une governança corporativa e compliance.

Todas as ações adotadas pela empresa precisam levar em consideração não somente seus próprios interesses, como também os impactos dessas decisões nas partes interessadas e na sociedade, sempre com vistas ao bem comum.

Integridade em toda a cadeia

Os fornecedores são parte integrante de uma empresa. Como tal, é importante que a organização elabore formas de adequação em toda a cadeia de suprimentos, implementando uma gestão que padronize normas e ajude a evitar riscos ligados a seus fornecedores.

Cultura anticorrupção

Embora exista a Lei Anticorrupção, é necessário que as empresas abordem essa prática em seu código de conduta, envolvendo todos – da alta direção aos colaboradores – em uma cultura que não tolere ações de corrupção de nenhuma espécie.

Além disso, é preciso criar formas para que, quando identificadas, essas ações sejam devidamente comunicadas, garantindo a integridade da empresa.

Mais auditorias

Auditorias são uma excelente ferramenta para uma melhor avaliação das práticas contábeis e financeiras da empresa, bem como para garantir que todos os requisitos e normas sejam cumpridos.

Assim, cabe às corporações investir em auditorias que visem a adequações e melhorias na gestão e, sobretudo, a manter a sustentabilidade do negócio.

Quer entender como as empresas podem aplicar políticas de Risk & Compliance com eficiência? Acesse o case de sucesso da Confidence Câmbio!

Como aprender sobre compliance e governança corporativa?

Existem muitas formas de aprender sobre compliance, governança corporativa e sua relação no mercado. Os dois temas compõem o estudo da ética no trabalho e são disciplinas transversais. 

O primeiro passo para aprender a respeito consiste no entendimento dos conceitos basilares. Essas definições, princípios e objetivos podem ser encontrados na internet, em portais especializados como o próprio Blog da Neoway. 

Por enquanto não há um curso de graduação específico para compliance, mas há diversas pós-graduações, cursos, especializações e certificações que podem ser encontradas tanto nas universidades quanto em ambientes virtuais. O aprendizado sobre padrões, leis e regulamentações traz um aprofundamento sobre as questões da área. 

O mesmo se aplica à área de governança, que abrange diferentes estruturas, composições, responsabilidades de membros de conselhos, papéis de executivos e acionistas e comitês transversais, que envolvem acordos entre companhias. 

Outra boa ideia para adquirir conhecimento sobre o tema é a avaliação de diretrizes já estruturadas em organizações pioneiras ou que já aplicam processos internos de compliance aliados a códigos de conduta internos para inspiração. 

Os ambientes compartilhados também podem ajudar muito. Existem fóruns de discussão online, mas também eventos nos quais se reúnem especialistas da área para debater o assunto. 

Por fim, nada melhor do que a experiência prática para se desenvolver. Existe um amplo mercado para profissionais iniciantes que desejam adentrar o ramo e aprender diretamente com aqueles que propõem e executam tarefas de compliance e governança corporativa.

Conclusão

Conclusão métodos governança corporativa compliance

Definir métodos de governança corporativa e compliance para acompanhar a gestão, o controle interno e a conformidade com as boas práticas resulta em mais segurança para as empresas.

Mas só isso não basta: também deve-se colocar em ação esses métodos, compreendendo a função e a importância que exercem.

E hoje, a tecnologia já fornece inteligência para ganhar agilidade e segurança nas análises de legislações, normas e outros dados estratégicos para reduzir riscos corporativos.

Além disso, cada atividade, cada setor e cada agente dentro da empresa devem estar voltados para uma prática mais ética e transparente, capaz de solucionar problemas e gerar resultados melhores.

Que saber como a Neoway pode ajudar a sua empresa nos seus processos de governança corporativa e compliance? Então acesse o nosso site e conheça nossas soluções!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura