Clique aqui e conheça as iniciativas Neoway para a Covid-19

Solicitar demo

Blog

Voltar

Aperfeiçoe o processo de KYC com Big Data Analytics

Aperfeiçoe o processo de KYC com Big Data Analytics

O onboarding de clientes é um processo que demanda uma série de cuidados, principalmente para empresas que trabalham com concessão de crédito e, que, por isso, devem buscar ainda mais precisão no chamado KYC (know your customer). Nos segmentos que adotam esse procedimento como pré-requisito para a inclusão de clientes na carteira, qualquer reforço que torne a verificação de identidade mais rápida e eficiente é de muita ajuda.

Por isso, torna-se fundamental a adoção de processos e metodologias mais ágeis que envolvem a verificação de dados e de identidade. E não é só pela segurança, mas também para evitar a demora na avaliação do cliente durante o atendimento.

Neste artigo, você vai conhecer as principais implicações desse processo para os segmentos financeiro e de concessão de crédito - principal alvo de tentativas de fraudes com falsidade ideológica. Além disso, vamos falar dos benefícios trazidos pelo uso do Big Data Analytics nessa tarefa. Se você busca aprimorar o onboarding de clientes e os seus processos de KYC, continue a leitura e veja como usar a tecnologia para aperfeiçoar essas atividades.

Entenda o que é o processo de KYC no onboarding de clientes

O KYC é a sigla para Know Your Customer (conheça seu cliente). Trata-se de um conjunto de procedimentos que se deve seguir para:

  • Confirmar a identidade do cliente;
  • Entender a natureza das atividades do cliente;
  • Garantir que suas fontes de renda são legítimas;
  • Detectar perfis fraudulentos;
  • Avaliar perfil suspeito de envolvimento em lavagem de dinheiro;
  • Avaliar a aderência do perfil de consumo à oferta de produtos e serviços.

Qual é a importância do KYC?

Essa é uma prática amplamente adotada, sobretudo, em empresas do ramo financeiro e de crédito para conhecer melhor o perfil do cliente e, assim, minimizar riscos e proteger-se contra fraudes.

No entanto, o KYC pode ser um processo demorado e moroso se feito sem automação e inteligência de dados. Para conferir eficiência e agilidade ao processo - e permitir que você aprimore o atendimento na sua empresa - a melhor opção é contar com tecnologias como o Big Data Analytics e o machine learning.

Big Data Analytics para o processo de KYC: conheça o Neoway Check

O Big Data Analytics, ou seja, a análise de grandes volumes de dados, é uma alternativa para dar agilidade e escalar processos como KYC, onboarding digital e esteira de validação. Com ele, em poucos segundos, é possível realizar a verificação de documentos e a validação de novos usuários.

O Neoway Check, solução da Neoway em parceria com a Nextcode, oferece APIs seguras que recebem imagens de documentos e fotos e proporcionam a automatização, a validação e a interpretação de informações. A ferramenta também verifica, em poucos segundos, a veracidade das informações fornecidas e realiza um background check (avaliação de antecedentes).

O Neoway Check atua, principalmente, nas seguintes frentes, todas realizadas de maneira automática, de forma rápida e 100% digital:

  1. Classificação e análise: a ferramenta recebe as imagens dos documentos e faz a classificação quanto a seu tipo (CNH, RG e outros). A qualidade e a legibilidade do documento também são avaliadas ao mesmo tempo em que você recebe os outros resultados.
  2. Extração de dados: esse é o momento em que a ferramenta faz a extração dos dados inseridos nos documentos enviados, como nome, data de nascimento, entre outros. Os dados principais são validados por meio da tecnologia FullOCR (reconhecimento ótico de caracteres).
  3. Background Check: a ferramenta confronta os dados extraídos dos documentos com os dados de bases públicas coletados e disponibilizados pela Neoway para certificar que as informações são verdadeiras.

Em média, todas as operações descritas acima são realizadas em sete segundos, o que confere agilidade ao atendimento e aos processos de análise de novos clientes.

Quer saber mais sobre o Neoway Check? Fale com nosso time de especialistas.

Quer saber como fazemos na prática?

Solicitar demo