Por maior e mais inovadora que uma empresa seja, sempre haverá concorrentes com quem disputar uma fatia maior do mercado. O market share diz respeito justamente a essa participação que uma empresa tem no segmento em que atua, e é uma métrica fundamental para o planejamento estratégico do negócio.
Neste post, veja o que é market share, como ele funciona, sua importância, os tipos, como calculá-lo, exemplos, como aumentá-lo e como a Neoway pode ajudar a sua empresa. Acompanhe!
O que é Market Share e como funciona?
Market share, também chamado de quota de mercado, é uma métrica que determina o percentual de participação de uma empresa, produto ou serviço dentro de um determinado segmento.
Ou seja, é a fração do mercado que é controlada por essa organização e/ou suas soluções.
De uma maneira geral, as empresas utilizam o market share para avaliar o desempenho de seus produtos e analisar sua atuação no mercado em busca das alternativas mais adequadas para seu tamanho em relação ao mercado.
Afinal, esse indicador auxilia na comparação com a concorrência e demonstra o quanto a empresa pode crescer dentro do seu segmento.
O market share também é uma importante métrica para investidores, uma vez que demonstra o potencial de crescimento da organização e também do próprio mercado em que atua.
Importância do Market Share para empresas
O market share é um um indicador fundamental para o sucesso de empresas de todos os portes e segmentos, justamente por demonstrar o percentual do mercado que o negócio ocupa no seu segmento de atuação.
Em outras palavras, ele determina o nível de competitividade da organização.
Toda empresa deseja conquistar cada vez mais espaço e tornar-se líder do seu setor, e ter formas para medir esse crescimento – ou, no pior do cenários, encolhimento – é parte essencial das suas estratégias de mercado.
Mas o market share não impacta somente esse tipo de decisão. Essa métrica também é importante para auxiliar as empresas na identificação de tendências de mercado, uma vez que, a partir dela, é possível analisar o comportamento de consumo da população.
E essa mesma lógica pode ser aplicada ao desempenho de produtos específicos para ajudar a empresa na tomada de decisões.
Leia mais: Análise Mercadológica: Aprenda a segmentar o seu mercado
Conheça os tipos de Market Share
Market share de valor
Utiliza com base de cálculo o valor de vendas conquistado pela empresa dentro do segmento em que atua.
Market share de volume
Leva em consideração o volume de unidades comercializadas em contraposição ao volume geral vendido pelo mercado.
Como calcular a quota de Mercado
Existem diferentes fórmulas com as quais calcular o market share, cada uma delas partindo de um indicador de referência.
No entanto, existe um ponto em comum a todas elas: o primeiro passo para calcular a quota de mercado é escolher um período para análise. Esse recorte pode ser mensal, trimestral, semestral, anual ou como a empresa desejar.
A etapa seguinte é obter os dados necessários para calcular o índice. Para isso, é preciso coletar as informações internas da empresa e também os dados gerais do mercado para o período determinado.
Um ponto fundamental que deve ser considerado nesse cálculo e para o posterior uso estratégico da métrica é a realidade da empresa.
É preciso que a organização defina o tamanho do seu mercado, com base em quais negócios considera como concorrência. Uma pequena fábrica de cervejas local certamente não pode se comparar à Ambev.
Por isso, é preciso que a empresa analise o seu desempenho frente a quem de fato lhe faz concorrência, tanto no aspecto micro (na mesma rua, bairro ou região da cidade) quanto macro (na mesma cidade, estado ou até mesmo em todo o Brasil).
Fórmula do Market Share
1. Número de clientes
Neste caso, é necessário que a empresa determine quantos clientes em potencial o seu mercado possui e quantos deles ela atinge com seu produtos ou serviço.
Exemplo: foi identificado que o segmento em que a empresa atua tem 20.000 clientes potenciais e que ela atinge cerca de 1.000 deles. Portanto, seu market share é de 5%.
2. Faturamento
Esta fórmula considera o valor obtido por todas as vendas. Para calcular o market share, é necessário somar o faturamento de todos os concorrentes.
Nesse caso, muitas empresas contextualizam o índice, fazendo diferentes cálculos para definir sua participação no mercado frente aos diferentes tipos de concorrentes (locais, nacionais, etc.).
Exemplo: um restaurante de frutos do mar calculou que seus concorrentes somaram um faturamento de R$ 1.000.000. As vendas desse estabelecimento foram, no mesmo período, de R$ 175.000. Portanto, seu market share é de 17,5%.
3. Volume de vendas
Semelhante à anterior, esta conta é feita com base no número de unidades vendidas pela empresa comparado ao de seus concorrentes.
Exemplo: o nicho de tênis de corrida da cidade comercializou 5.000 pares no último mês. A empresa vendeu 2.500 pares. Portanto, seu market share é de 50%.
4. Penetração da marca
Este cálculo se baseia em um fator mais subjetivo e que, por conta disso, demanda mais trabalho, sobretudo por meio da realização de pesquisas de mercado.
Para entender a penetração da marca, a empresa deve promover entrevistas e enquetes com os consumidores para analisar a percepção geral do mercado.
Importante notar que, por se tratar de um estudo feito com um recorte do público, essa fórmula envolve margem de erro e conceitos estatísticos que não permitem um resultado 100% acurado.
Leia mais: Inteligência Comercial: Como ela pode auxiliar os negócios?
Cálculo de Market Share por unidade ou receita: qual fazer?
As duas formas de calcular o market share são válidas e poderão ser aproveitadas de acordo com o foco escolhido para a análise.
Em mercados em que os preços praticados pelas empresas do segmento são muito próximas, por exemplo, ambas as fórmulas darão resultados satisfatórios.
Empresas do varejo que desejam crescer e diminuir a concorrência podem se beneficiar mais da conta por unidade. Por outro lado, para negócios que atuam com produtos ou serviços considerados premium, a melhor opção seria calcular o market share por receita.
Para escolher a melhor forma de cálculo, é preciso que a empresa considere o propósito das suas ações e faça comparações com a concorrência.
6 exemplos de Market Share em alguns setores
Setor de Fast Food
Segundo dados do site Statista, o McDonald ‘s é a marca de fast food com maior market share nos Estados Unidos: em 2019, a rede apresentou resultado de US$ 40 milhões.
Para se ter uma noção de quanto isso representa, o segundo lugar é ocupado pela Starbucks, com faturamento de “apenas” US$ 21 milhões – também muito à frente do seguinte na lista, a Chick-fil-A, com US$ 11 milhões.
Setor de Cervejas
De acordo com dados compilados pelo Valor Econômico, referentes ao final de 2019, o mercado cervejeiro brasileiro, que comercializou mais de 13,3 bilhões de litros naquele ano, é amplamente dominado pela Ambev.
As quotas são:
- Ambev: 59,4%.
- Heineken: 21 %.
- Petrópolis: 15,2%
- Outras: 4,5%
Fintechs
A participação de mercado das fintechs cresce bastante no Brasil. Segundo o UOL, em 2019 já havia mais de 697 empresas do tipo no país.
Juntas, as fintechs brasileiras já representavam 47% de todo o crédito concedido no país, chegando a R$ 1,7 bilhão.
Seguradoras
O Sindicato de Corretores de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor SP) reuniu os dados sobre a participação de mercado das maiores seguradoras de 2019.
O maior market share do setor pertence ao Bradesco, com 23,7%. Esse valor é quase o dobro da sua principal concorrente, a Sulamérica, que representa 12,7% do mercado de seguros.
No segmento específico de seguro de automóveis, a liderança é da Porto Seguro, que conta com 27,3% de participação, contra 11,4% do Bradesco.
Sistema Operacional Móvel
Android e iOS representam quase 99% do mercado brasileiro de sistemas operacionais para smartphones.
Segundo o Statcounter, em 2019, o software do Google tinha participação de 85,8% do mercado brasileiro, enquanto o sistema da Apple possuía quota de 13,3%.
E-commerce
De acordo com o último levantamento do tipo no setor, o ranking “50 maiores empresas do e-commerce Brasileiro” da SBVC, a B2W Digital (Submarino, Shoptime e Americanas) possui market share de R$ 8,7 bilhões.
Seus principais concorrentes são a Via Varejo (Extra.com, Casas Bahia e Ponto Frio) com R$ 4,8 bilhões e o Magazine Luiza, com R$ 4,3 bilhões.
Como aumentar o Market Share da minha empresa?
Conheça o seu público-alvo
Este passo diz respeito às estratégias de marketing. Afinal, conhecer o público-alvo é o primeiro passo para qualquer planejamento na área.
É preciso que a empresa entenda como seus clientes se comportam e quais são seus hábitos de consumo e necessidades.
Para isso, é importante buscar saber como os consumidores enxergam os produtos da empresa, quais os principais problemas observados, as principais reclamações e que tipo de modelo de negócios os atenderia melhor.
Fidelize os seus clientes
Mais do que a conquista de novos clientes, aumentar o market share passa por manter os consumidores que a empresa já absorveu.
Para isso, o foco deve se voltar para a prestação de um atendimento de excelência, do primeiro contato ao pós-venda.
Analisar o que faz a concorrência e avaliar o feedback dos consumidores é essencial para prestar um serviço cada vez melhor, com o objetivo principal de fidelizar os clientes.
A fidelização não apenas leva a compras recorrentes, como também transforma esses consumidores em defensores e divulgadores espontâneos da marca.
Análise de concorrência
Como vimos, a concorrência, o que ela faz e seus indicadores são balizadores cruciais para o market share de uma empresa.
Para aumentar o market share, a análise dos concorrentes deve ser constante e abrangente.
Do atendimento ao cliente à adoção de novas soluções tecnológicas, essa avaliação ajuda a identificar falhas e fazer com que a empresa aprenda com os erros dos outros.
Invista em inovações
A inovação é um importante diferencial competitivo no mercado e é crucial para aumentar o market share.
Em muitos setores, a vanguarda tecnológica levou muitos negócios à liderança. Por isso, lançar novos produtos e adotar as últimas tecnologias nos processos internos pode fazer com que a empresa se destaque dos competidores e atraia novos clientes.
Leia mais: Segmentação de mercado: como ser único no seu setor
Como a Neoway pode ajudar a estabelecer o Market Share da sua empresa?
A Neoway desenvolve soluções de Big Data Analytics e Inteligência Artificial que geram mais precisão para a tomada de decisão e produtividade para diferentes processos.
Por meio de uma plataforma digital, disponibiliza uma série de ferramentas que podem ajudar a sua empresa a conhecer seu market share e tornar-se mais competitiva.
Conheça algumas soluções da Neoway
B2B Intelligence
Ferramenta que traz uma base de dados de todas as empresas do Brasil para estratégias de marketing, inteligência comercial e prospecção qualificada.
O Neoway B2B Intelligence permite encontrar o CNAE, porte, faturamento, número de funcionários, entre outros dados importantes para estratégias comerciais.
Sua principais funcionalidades são:
Dashboard
Entenda seu mercado e sua participação, analise a concorrência e direcione a sua estratégia. Planeje-se para expandir seus negócios localmente ou ampliar a sua área de atuação.
Além disso, descubra o perfil da sua carteira de clientes de forma rápida e compartilhe a pesquisa com outras aplicações Neoway para conhecer em detalhes o perfil dos clientes em potencial.
Search
Realize pesquisas, segmente e filtre milhões de empresas, indivíduos, seus ativos e processos judiciais.
Utilize modelagens estatísticas desenvolvidas por nossos Cientistas de Dados e conte com a tecnologia de Machine Learning do On Target para gerar leads semelhantes aos seus melhores clientes.
Maps
Com o Neoway Maps, identifique oportunidades de negócios por região e gere insights sobre a distribuição dos seus produtos, a presença da concorrência, as oportunidades de expansão, entre outros.
Tenha uma visão geográfica dos dados para tomar decisões embasadas e precisas.
Leads
Controle a distribuição de oportunidades, acompanhe cada etapa e evolução do funil de vendas, transfira ou descarte leads, e aprimore o potencial da força de vendas.
Com a versão mobile, seu time comercial tem sempre em mãos os dados que necessita sobre seus leads. Insira informações e registre status para todas as oportunidades.
Pathfinder
Visualize redes de relacionamento entre pessoas e empresas, encontre vínculos que podem auxiliar nos processos de fusões e aquisições.
B2B2C Intelligence
Com funcionalidades semelhantes, mas com outro foco, o Neoway B2B2C Intelligence traz uma base de dados de pessoas físicas de todo o Brasil, como idade, localização, renda, profissão, histórico funcional, probabilidade empregatícia, entre outras informações.
Seus principais recursos são:
Dashboard
Entenda seu mercado e sua participação, analise a concorrência e direcione a sua estratégia. Planeje-se para expandir seus negócios localmente ou ampliar a sua área de atuação.
Além disso, descubra o perfil da sua carteira de clientes de forma rápida e compartilhe a pesquisa com outras aplicações Neoway para conhecer em detalhes o perfil dos clientes em potencial.
Search
Realize pesquisas, segmente e filtre milhões de indivíduos, descubra o perfil dos melhores clientes e gere leads mais qualificados. Utilize modelagens estatísticas desenvolvidas por nossos Cientistas de Dados para potencializar seus resultados.
Maps
Identifique oportunidades de negócios por região e gere insights sobre a distribuição dos seus produtos, a presença da concorrência, as oportunidades de expansão, entre outros. Tenha uma visão geográfica dos dados para tomar decisões embasadas e precisas.
Pathfinder
Visualize redes de relacionamento em diversos níveis entre pessoas e empresas, encontre vínculos que possam representar riscos e identifique ligações com pessoas cadastradas em uma blacklist.
Veja mais sobre nossas soluções nesse vídeo que apresenta as ferramentas de Sales & Marketing da Neoway:
Conclusão
Para que uma empresa saiba medir seu desempenho no mercado, não basta olhar para os indicadores internos; é necessário comparar seus resultados com os da concorrência e do mercado como um todo.
Quando a empresa não sabe seu market share, ela pode perder muitas oportunidades de crescer, deixar de identificar tendências e não perceber os riscos trazidos pelo crescimento da concorrência.
Por isso, essa é uma métrica vital para organizações de todos os portes e setores de atuação.
Quer saber mais sobre market share? Confira o artigo Participação de mercado: Como saber se estou calculando corretamente. E não esqueça de conferir o canal da Neoway no YouTube com vídeos e webinars para ajudar a sua empresa a crescer.
E se deseja saber como as soluções Neoway podem ser aplicadas no seu negócio, fale com nossos especialistas.