Monitoramento de riscos: Processos contínuos para diferentes perfis

SCROLL DOWN

Identificar e analisar possíveis ameaças à organização é premissa para as empresas que buscam evitar perdas financeiras, danos à imagem e implicações legais pela falta de compliance. Processos de due dilligence e checagem no onboarding de clientes e na inclusão de novos colaboradores, parceiros e fornecedores, por exemplo, são algumas boas práticas. Porém, é com o contínuo monitoramento de riscos que a prevenção se torna mais completa e eficiente.

Diferentes setores de mercado e portes de empresas lidam com problemas e legislações distintas, mas, de forma geral, todos os cuidados estão relacionados à prevenção a fraudes, à lavagem de dinheiro, ao financiamento ao terrorismo, ao trabalho escravo e outras ameaças semelhantes. Veja alguns exemplos:

  • Instituições financeiras – a Circular 3.978 do Banco Central do Brasil (BACEN), dispõe sobre novos procedimentos de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo (PLD/FT); e a Lei n. 9613 obriga a informar ao COAF quais clientes são PEPs (pessoas politicamente expostas) ou apresentam algum comportamento suspeito de fraude, lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores.
  • Seguradoras e corretoras de seguro – além da Lei n. 9613, devem cumprir as regulamentações da Susep: nº 344, que dispõe sobre a estrutura para controles internos específicos e avaliação de riscos, e a nº 445, voltada à prevenção à lavagem de dinheiro, pessoas politicamente expostas (PEPs), regras sobre cadastros, monitoramento de operações e responsabilidades administrativas. Também precisam preencher o SIB (Sistema de Informações de Beneficiários), da ANS.
  • Empresas de vestuário e têxtil – grandes magazines de moda e demais varejistas precisam lidar com o social compliance, ligado a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva. O conceito está balizado no país por normas e metodologias, como a Certificação ABVTEX, SMETA, ISO 45001, ISO 26000, SA8000. Além disso, a legislação brasileira para a cadeia de fornecimento também fala da responsabilidade solidária, que engloba, por exemplo, pagamento de tributos em casos de flagrantes de trabalho análogo ao escravo, danos ambientais e dumping social.

Mesmo que a sua empresa não esteja em nenhum dos setores citados acima, há grandes chances de você precisar cumprir legislações e normas parecidas. E mesmo que não tenha nenhum enquadramento legal, buscar um contínuo monitoramento de riscos garante maior segurança para suas operações e confiabilidade do seu negócio junto aos clientes e ao mercado.

Veja como é possível acompanhar stakeholders para manter o compliance em seus processos e entenda também como a tecnologia dá mais eficiência e segurança para as análises frequentes.

Monitoramento de riscos contínuo traz mais segurança ao compliance empresarial

Em uma gestão de compliance eficiente, as empresas conseguem entender em pouco tempo toda a teia de relações dos seus stakeholders, como, por exemplo, sócios e parentes. Isso precisa acontecer desde a verificação inicial de identidade e seguir com o acompanhamento dos perfis de risco, sejam pessoas físicas ou jurídicas.

Para a identificação de possíveis fraudes e outras ameaças corporativas, um dos passos é fazer varreduras frequentes em um CPF ou CNPJ considerado crítico. Exemplos de alerta podem ser, por exemplo, movimentações financeiras e alterações de padrão (de acordo com a política de compliance estabelecida), como mudança de CNAE ou acionamento judicial, que possam ocorrer durante o tempo de relacionamento daquela pessoa ou empresa com o seu negócio.

As análises devem ser proativas

Quando a empresa realiza processos de onboarding e due dilligence, o perfil da pessoa ou empresa é avaliado conforme seu grau de risco. Porém, a avaliação não pode parar por aí. Quando há algum indicativo negativo, é preciso acompanhar este perfil com uma maior periodicidade para evitar que a empresa seja exposta.

Portanto, o monitoramento de riscos deve ser sempre proativo, ou seja, contar com uma avaliação frequente do status, com varreduras constantes em pontos que a empresa considera crítico, como movimentação financeira, listas internacionais, processo judiciais etc.

Tecnologia para ter eficiência

É preciso contar com uma estrutura que permita agrupar as fontes e realizar pesquisas contínuas com o maior grau de atualização possível para, desta forma, dar vazão ao volume de informações a serem analisadas.

Dados de fontes externas como de órgãos reguladores (e todas as suas normas, circulares e portarias), Receita Federal, Juntas Comerciais, Tribunais e Fóruns, Banco Central, IBAMA, CNEP, Portais de Transparência dos Governos, listas de restrições nacionais e internacionais (Lista Francesa, Offshore Leaks, OFAC entre outras) e até de registros de mídia negativa devem ser acompanhados.

Neste aspecto, tecnologias como a de Big Data Analytics e machine learning permitem automatizar e ganhar inteligência. Vale lembrar que quanto mais rápida e atualizada forem as análises para o monitoramento de riscos, maiores são as chances de identificar previamente e se prevenir contra irregularidades.

Com sistemas completos, embasados em Inteligência Artificial, é possível que todas as informações e fontes pertinentes ao mercado de atuação da sua empresa possam ser analisadas e verificadas constantemente, de acordo com as normas e políticas de compliance estabelecidas. Além disso, tudo é automatizado, e pode-se até receber alertas sempre que forem detectadas ações suspeitas ou fora do comum nos perfis de risco.

Se quiser saber mais sobre como a tecnologia é aplicada nestes casos, leia o artigo sobre o Neoway Watcher e veja como ele facilita a gestão do compliance.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura