Clique aqui e conheça as iniciativas Neoway para a Covid-19

Solicitar demo

Blog

Voltar

Como otimizar a análise de risco para onboarding de clientes online

Como otimizar a análise de risco para onboarding de clientes online

Se por um lado a evolução digital oportuniza o maior acesso a informações preciosas para os negócios, por outro exige mais prevenção a ameaças que podem comprometer operações. Afinal, a quantidade e a variedade de dados vêm aumentando de forma exponencial e, consequentemente, tornam-se mais complexas. Quando se trata do onboarding de clientes (cadastro e aceitação online), portanto, são necessárias ferramentas eficientes de análise e gerenciamento de risco.

O Big Data Analytics é a ferramenta fundamental para lidar com um grande volume de dados, unificando fontes de pesquisa e dando eficiência e precisão às análises. E no ritmo que se impõe hoje: em tempo real, atuando assim com excelência na prevenção de fraudes.

Se antes levavam-se dias para buscar, qualificar e segmentar informações, agora, com ferramentas de Big Data, a alta performance é alcançada combinando modelos estatísticos, algoritmos e Inteligência Artificial. Em poucos minutos, estas ferramentas indicam o passo seguinte para a tomada de decisão: aprovação, derivação para análise humana, indicação de pendência ou reprovação.

Como funciona uma solução eficiente para onboarding de clientes

A solução eficaz para onboarding de clientes deve disponibilizar APIs seguras e escaláveis, que recebem imagens e proporcionam automatização, validação e interpretação de informações, como é o caso do Neoway Check, uma parceria com a Next Code. O Check atua em duas importantes etapas:

Classificação e análise

Assim que capturada online, a imagem disponibilizada pelo cliente é categorizada (selfie, comprovante, documento, entre outros). Se for um documento, é identificado seu tipo (RG, CPF, CNH, etc.). A qualidade e a legibilidade também são consideradas.

Nessa etapa se contempla o processo de KYC (know your customer/conheça seu cliente), que verifica a identidade com segurança. Além da captura e classificação de imagens, a ferramenta pode incluir identificação biométrica (por impressão digital ou reconhecimento facial) ou reconhecimento de firma.

Extração de dados

Confirmada a autenticidade do documento, os dados contidos nele originam uma extração completa, a partir de checagens em fontes externas atualizadas (órgãos reguladores e entidades públicas, como Receita Federal, Junta Comercial e tribunais). Tudo isso com altíssima taxa de acurácia e um tempo médio de processamento de até sete segundos.

Onboarding desburocratizado e eficiente de clientes

Contar com uma ferramenta de Big Data Analytics como o Neoway Check para gerenciamento de risco, faz com que o onboarding de clientes se torne mais eficiente e desburocratizado. Isso porque pode-se analisar em profundidade o perfil do cliente e entender o status de sua situação cadastral, fiscal, tributária, judicial, trabalhista, etc. Em tempo real, é feita uma análise preditiva que permite uma decisão segura, por mais segmentada que seja a busca. A solução de análise de risco consegue diferenciar homônimos e validar a fonte de onde foi retirada uma informação, garantindo a autenticidade da mesma.

Observar esse conjunto de dados estratégicos sobre um cliente, a partir de um sistema, potencializa a conversão e cria experiências únicas para cada objetivo. Com dados coletados, cruzados e analisados a partir de três das cinco premissas do Big Data (variedade, veracidade e velocidade), o perfil do cliente é detalhado dentro do padrão desejado. Num processo de concessão de crédito, por exemplo, ele deve se adequar a um determinado score.

Outro ponto importante: a experiência do usuário é determinante. Então, ao mesmo tempo em que o futuro cliente está sendo analisado através do Neoway Check, ele também está avaliando o serviço que pretende contratar. Portanto, esse primeiro contato, durante o onboarding, faz toda a diferença. E quanto mais rápido e eficiente for esse processo, maior a chance de aumentar a carteira — e maior a necessidade de fazer desse procedimento algo ágil e seguro.

A importância de um banco de dados organizado

Dados externos de fontes públicas, seguras e atualizadas são fundamentais para a análise preditiva, mas devem ser complementares a uma base sólida de informações internas ligadas ao sistema inteligente. Quanto mais referências prévias e atualizadas, melhor será a organização do banco de dados - sejam elas históricos de venda, consumo ou informações cadastrais. Essa combinação constrói um banco de dados estratégicos que pode, inclusive, auxiliar na clonagem de perfil para prospecção.

Quer saber mais sobre soluções inteligentes como o Neoway Check para o seu negócio? Acesse o blog da Neoway e continue entendendo como a tecnologia do Big Data Analytics otimiza e traz segurança ao seus processos de compliance e gerenciamento de risco.

Quer saber como fazemos na prática?

Solicitar demo