Verificação de identidade: Por que é importante ter precisão na avaliação inicial?

SCROLL DOWN

A verificação de identidade rápida e eficiente é uma importante etapa do onboarding de clientes, especialmente na concessão de créditos diversos ou em abertura de contas. Isso porque, uma boa análise inicial do perfil ajuda, principalmente, na prevenção de fraudes e agrega mais segurança às empresas.

Mas, esse processo também é fundamental para diminuir a fricção do contato inicial, pois facilita o cadastro dos novos clientes e diminui o churn de quem não quer esperar pela validação dos seus dados.

Os principais afetados com as fragilidades e ineficiências na verificação de identidade são os bancos digitais, instituições financeiras e de crédito.

Nesses casos, o combate às fraudes no processo de onboarding de clientes é imprescindível para manter a instituição em compliance com todas as leis e normas reguladoras como a LGPD, e também, para resguardar sua credibilidade em relação à segurança de seus processos.

6 pontos positivos de um processo eficiente de verificação de identidade

Considerando o onboarding como primeiro ponto de contato entre a empresa e seu futuro cliente, qualquer organização que ofereça cadastros digitais como forma de facilitar a entrada de novos usuários deve pensar em medidas para deixar esse procedimento mais seguro e ágil.

Mas, as várias dimensões de identificação e de combate à fraude precisam trabalhar harmonicamente. Um exemplo de ação positiva nesses casos é a validação de informações por meio de reconhecimento facial e digitalização de documentos, tudo feito de forma online e em tempo real.

Em poucos segundos as informações são devolvidas, permitindo a tomada da melhor decisão: aprovar, derivar para análise humana, colocar em pendência ou reprovar.

Além da questão da segurança, esse processo pode reduzir algum possível atrito na jornada do cliente, pois os alertas são ativados apenas se algum alto risco for detectado, o que garante que a experiência do consumidor será impactada apenas quando for realmente necessário.

Veja os principais pontos positivos de se ter um processo de verificação de identidade eficiente.

1. Evitar fraudes

Fazer o cadastro online de novos clientes é um desafio diário para as empresas. Isso porque, novas técnicas de fraude, roubo de dados e falsidade ideológica são criadas a todo momento, o que aumenta a dificuldade de as companhias barrarem crimes como lavagem de dinheiro e corrupção. Com o sistema de onboarding digital, essas práticas se tornam quase impossíveis, já que o suposto cliente não poderá validar sua identidade falsa para realizar seu cadastro.

2. Agilizar onboarding de usuários

Ninguém quer perder mais tempo para preencher longas fichas e formulários, nem esperar por dias a validação de um cadastro. No caso das empresas essencialmente digitais, esse é um ponto crítico – e, por essa razão, seus modelos de negócio sempre preveem processos inteligentes e ágeis. Segundo a Deloitte, 38% dos clientes consideram a experiência do usuário como o critério mais importante na escolha de um banco digital.

Quando você investe em ferramentas que fazem o reconhecimento da digital ou do rosto de uma pessoa, o trabalho fica muito mais prático. O tempo médio de processamento cai para, em média, sete segundos. Caso contrário, se você for pragmático e burocrático ao extremo, pode perder o cliente para o concorrente.

3. Aumentar precisão no reconhecimento do cliente

Sua empresa só terá precisão no reconhecimento do cliente se utilizar métodos digitais de verificação de identidade. Caso contrário, nunca terá total certeza da identidade da pessoa. A qualidade e legibilidade também são avaliadas a partir da obtenção de dados complementares (background check) para apoio na tomada de decisão. Assim, a verificação de identidade feita em modo digital é, além de rápida, efetiva e segura, e a acurácia nas imagens analisadas chega a 95%.

4. Estar em conformidade com leis e normas

Ao contar com uma ferramenta confiável para verificação de identidade e que esteja em conformidade com a legislação, você estará de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados. Isso significa ganho não só de tempo, segurança e experiência do cliente, mas, também, evita perda de credibilidade e de dinheiro – já que a não adequação à lei pode implicar em multas altíssimas.

5. Potencializar colaboração

É importante, principalmente, para empresas que têm um amplo setor de atendimento, cujos processos de cadastro e coleta de dados são digitais. Suponhamos que um cliente comece a fazer cadastro na internet, interrompa o preenchimento e, depois, precise retomar por telefone e depois novamente por telefone. Quem deteve o cadastro? Uma vez digitalizado, o processo de verificação de identidade pode ser acessado por todos. Além disso, esse mecanismo confere mais rapidez ao compartilhamento de informações com os órgãos de proteção ao crédito do país.

6. Reduzir custos

Esse é um benefício inerente a toda e qualquer automatização de processo. A aquisição de um sistema significa mais eficiência na execução do trabalho e ganho de qualidade, uma vez que o índice de erros cai. Além disso, quando você automatiza processos operacionais, você tem capital humano para se dedicar às questões estratégicas e ao core business – o que, invariavelmente, resulta em redução de custos.

Solução de verificação de identidade 100% digital

A Neoway, em parceria com a Next Code, oferece um pack de solução 100% digital para o onboarding de clientes. É a solução ideal para processos de KYC (know your customer), onboarding digital e esteiras de validação de documentos. Unindo todas essas funcionalidades, o pack proporciona automatização, validação e interpretação de informações.

Em poucos segundos, você tem as informações verificadas, o que permite que tome as melhores decisões baseadas em análises abrangentes e rápidas como só a inteligência artificial é capaz de conseguir.

Para saber mais, contate os consultores da Neoway.

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Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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