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Case Votorantim – Prospecção e Inteligência de Mercado

A empresa contratou a área de Prospecção e Inteligência de Mercado da Neoway por conta da expertise que a empresa tem na Construção Civil com o monitoramento do mercado formal. O objetivo era localizar obras, gerar índices de consumo para os produtos da companhia e construir um trabalho de inteligência de mercado. Para isso, era preciso entender profundamente os segmentos técnicos do setor, especialmente a indústria e o mercado imobiliário, otimizando e direcionando o trabalho da força de vendas. Com estes indicadores, seria possível chegar na obra no momento correto e alavancar a venda de insumos.

Obras em Curitiba

Como Joinville e Curitiba são mercados importantes para a Regional Sul da empresa, e estavam apresentando pipeline reduzido de obras imobiliárias, a empresa foi a campo para verificar se as prospecções realizadas pela Neoway em Curitiba indicavam exatidão de dados e informações. A pesquisa surpresa foi com base nas 202 obras que a Neoway havia indicado. Destas, 27 não foram localizadas e 115 estavam na fase certa, portanto, os vendedores chegaram a 87% das construções e 66% constataram a precisão do trabalho.

Obras em Joinville

Resultado semelhante foi obtido em Joinville, onde a equipe de vendas revisitou obras previamente mapeadas. 96 obras foram localizadas pela ferramenta Neoway, 96% do total. Dessas, quatro não foram encontradas pela empresa, 73% das localizadas foram encontradas com precisão e 24% das obras foram identificadas como novos prospects pela marca.

Ainda em Joinville, 39% das obras apresentadas pela Neoway à empresa já eram conhecidas, 37% não foram aproveitadas naquele momento, porque algumas eram obras em projeto, e 24% eram desconhecidas.

Maior eficiência, maior controle

Após ratificar a qualidade da base Neoway, a área de Inteligência de Mercado e Marketing da marca deu o pontapé inicial para que as informações fossem cruzadas com o Funil de Obras, mensurado o potencial de novos negócios, além do detalhamento dos próximos passos para captura de valor. Compreendendo o perfil do mercado, a empresa adequou o portfólio ao sistema construtivo e distribuiu as oportunidades com precisão para o time de vendas, gerando índices de consumo para todos os produtos da empresa.

Quer saber como fazemos na prática?

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