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Case Santander – Recuperação de Crédito e Prospecção

A Neoway atende o Santander desde o início de 2015 e, atualmente, opera em duas áreas:

Cobrança e Recuperação

A primeira é a de Cobrança e Recuperação, que atua na área de Pessoa Jurídica junto à Diretoria de Negócios de Recuperação. O objetivo do trabalho é aumentar a receita de recuperação em carteiras com ticket acima de R$ 1 milhão. Antes do uso do SIMM, a plataforma de Big Data para negócios por assinatura da Neoway, o banco tinha dificuldade de provisionar quanto e quando receberia de seus devedores.

Através do SIMM, os cobradores recebem os dossiês dos devedores e fazem o input das visitas/cobranças na ferramenta. Todo mês, o Santander recebe uma lista com as carteiras, através da ferramenta Connect, que realiza o cruzamento das informações e faz a distribuição por região. Com o uso da solução, todos os operadores preenchem os dados de suas visitas, alimentando o BI, consolidando todos os dados e gerando ganho operacional e qualitativo.

Uma parte da área de cobrança fica alocada no próprio banco e o restante nos escritórios de advocacia contratados, que no início eram 50, e atualmente são 20, pois com informações mais atualizadas e segmentadas, menos profissionais conseguem fazer os contatos, otimizando a operação.

Resultados – Crédito recuperado

Segundo o Santander, com o uso da solução, o banco apresentou um crescimento da eficiência do público de alto valor nos canais Rede e Judicial de 107%, além de um aumento de 10% do número de acordos e de 40% na receita da área de cobrança. Os escritórios terceirizados recuperaram 20% mais e o Over 90 2T16 foi de 5,2%, o menor entre os players privados.

Prospecção e Inteligência de Mercado

A segunda área de atuação é a de Prospecção e Inteligência de Mercado na área de Gerenciamento de Carteira de Clientes por Fase e Status de cada Oportunidade. Em meados de 2016, o banco fez um piloto para prospecção de PF e PJ em 15 agências de diferentes públicos. Com o uso do SIMM, foi possível mapear clientes potenciais, com score mais alto, por ramo de atividade, acessando informações qualificadas, a fim de aumentar a base de correntistas mais qualificados financeiramente, oferecendo apoio à rede de agências.

Resultados – Novas contas abertas

O resultado dessa ação foi surpreendente: aumento de 18% nos contatos com as empresas, 123 contas abertas em dois meses, 23% mais conversão, 85% de crescimento nos contatos com os PJs e 61% com as PF.

Quer saber como fazemos na prática?

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