Como segmentar clientes com a ajuda do Big Data?

SCROLL DOWN

No blog da Neoway, temos falado com frequência sobre como segmentar clientes ajuda empresas a fechar melhores negócios, sendo uma vantagem competitiva frente à concorrência. O objetivo desta estratégia é poder ter mais foco e ser eficaz na atuação da empresa junto aos clientes, reunindo o maior número possível de informações sobre o público-alvo que pretende atingir. A grande dificuldade é conseguir reunir os dados e fazer os filtros necessários para especificar cada tipo de público.

Como reunir dados de seu público-alvo, relacioná-los e transformá-los em informações, para então serem criadas estratégias eficientes, tudo isso em alta escala, gerando conhecimento para a companhia? Prazer, Big Data Analytics. A tecnologia é uma grande aliada dos negócios, independente do porte ou setor de atuação da empresa, permitindo trazer novos insights para as áreas de marketing e vendas.

Por meio dela, é possível captar informações mercadológicas, além dos dados internos sobre o perfil dos clientes da empresa. A partir deles, pode-se fazer análises precisas e criar estratégias para atingir novos públicos e conquistar mercado. Neste artigo, aprenda como segmentar clientes com a ajuda do Big Data.

Como segmentar clientes com um filtros precisos

O primeiro passo é saber o que olhar. De forma geral, as empresas contam com uma imensa variedade de dados, seja em sua base interna, gerados pelos processos de marketing e vendas, e também os que podem ser coletados por meio de suas plataformas e redes digitais. As informações de mercado, disponíveis em diferentes bancos externos de informação, completam este grande oceano de referências sobre os públicos e setores de interesse de um negócio, que servem de insumo para a segmentação de mercado.

Apesar da estratégia de diferenciar clientes e mercados de acordo com um perfil estabelecido não ser uma novidade, o modo como esse filtro é feito foi alterado com a chegada e expansão do Big Data Analytics. Antes, a segmentação não analisava com precisão e em escala a realidade das empresas. Agora, com a tecnologia, há ferramentas digitais que realizam análises preditivas, com velocidade e escalabilidade.

Como segmentar clientes com a ajuda destas soluções? Mesclando dados internos da empresa com grandes volumes de informações de mercado, trazendo um panorama mais amplo para definir uma estratégia de marketing e colocá-la em prática junto ao time de vendas. O Big Data permite que seja traçado um perfil ideal de cliente a ser atingido – pessoas que tenham perfil semelhante ao de quem faz negócios com a organização e estão satisfeitas.

Conhecer a fundo o seu cliente atual é o primeiro passo para conseguir novos clientes com este mesmo perfil! Os consumidores podem ser agrupados conforme hábitos de consumo, desejos, necessidades, comportamentos e características – e até em que regiões há mais probabilidade de encontrá-los. Além dos dados gerais sobre potenciais clientes, é possível ainda ampliar a análise e levar em consideração também informações sobre o comportamento e até sobre o poder aquisitivo.

Quando falamos de empresas, as informações são ainda mais ricas, uma vez que a maior parte das informações relacionadas a Pessoas Jurídicas são públicas. Entre as variáveis relevantes para a segmentação deste mercado, atualmente estão o faturamento histórico, data de abertura e o nível de atividade.

Assim, é possível desenvolver as ações de marketing conforme os interesses de cada grupo de clientes – e com uso otimizado de recursos financeiros-, fazendo com que a equipe de vendedores possa atuar sem perder tempo. Ou seja, interagir apenas com pessoas ou empresas que já tenham um possível interesse no seu produto/serviço, estejam mais maduras para o fechamento da compra e possuam características semelhantes a de sua base de clientes atual, indicando uma alta probabilidade de conversão.

As vantagens de contar com o Big Data Analytics

Na prática, as ferramentas de Big Data Analytics facilitam muito o acesso rápido e descomplicado a informações internas e externas, ajudando também a empresa a interpretar essas informações para que de fato gerem valor e sejam relevantes para direcionar o negócio. Uma montanha de informações desorganizadas atrapalha muito mais do que ajuda!

Podemos destacar algumas vantagens importantes com o seu uso. Entre elas:

  • Identificar padrões e comportamentos de compra – pode-se levantar as características do público-alvo, como comportamento, faixa etária, hábitos de consumo, localização geográfica, hobbies e interesses. A partir do momento em que é definido o perfil ideal do cliente, a empresa consegue trabalhar de forma segmentada em todo o processo e tirar os melhores resultados;
  • Analisar com precisão os dados coletados – é possível cruzar as informações levantadas junto à base interna com outras fontes externas para estabelecer pontos em comum e tirar insights valiosos para a estratégia de marketing e vendas;
  • Organizar a carteira de clientes – dá a possibilidade da empresa separar clientes por tipo de público (B2C de B2B), por faturamento, localização, mercados que atuam (para vendas B2B) entre outros. Este filtro permite mais foco nas ações e até chegar às áreas e nichos comerciais ainda não explorados;
  • Ter informações sempre atualizadas – alguns mercados, como o varejista, são bastante voláteis e por isso as análises devem ser feitas sempre com dados atualizados.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura