Solicitar demo

Blog

Voltar

Índice de Atividade da Construção Imobiliária (IACI): acompanhe o desempenho do setor imobiliário e saia na frente

Em um cenário de incertezas, é ainda mais importante que as empresas do mercado da construção civil disponham de indicadores de desempenho do setor. O Monitor da Construção Civil (MCC) é um indicador capaz de identificar o movimento do mercado imobiliário. Com as informações geradas, é possível traçar estratégias de acordo com o perfil de cada empresa.

O MCC, resultado de uma parceria entre a Neoway e a Tendências Consultoria, é um sistema de monitoramento e análise do mercado da construção, com abrangência nacional. Sua principal ferramenta, o Índice de Atividade da Construção Imobiliária, mensura a metragem quadrada em construção (fundação, estrutura e acabamento) e em lançamento de obras residenciais, comerciais, turismo e outros.

Construção imobiliária em 2018:

Em 2018, a série histórica entrou em seu décimo ano e, com a riqueza de informações que dispõem, é possível realizar uma infinidade de cruzamentos. Assim, se para um determinado nicho de mercado é importante o padrão das obras, as análises podem considerar, por exemplo, as obras em andamento (IACI) por padrão, ou ainda, as obras em lançamento (IACI-L) por padrão. Considerando o IACI por padrão podemos confirmar que no ano de 2017, comparado ao ano anterior, as obras de baixo e médio padrões, e habitação de interesse social foram as que sofreram menor queda (-7,4%), enquanto as obras de médio alto e alto padrão sofreram retração de 26,3%. Entre os indicadores que compõem o MCC, o destaque é para o IACI Geral, que engloba todos as obras em construção, de todos os segmentos, em todas as regiões.

Como o indicador é divulgado mês a mês, as análises podem ser restritas ou amplas. A metragem quadrada em construção medida pelo IACI apresentou queda de 2,5% em fevereiro ante janeiro. Em relação ao mesmo mês de 2017, o índice mostrou retração de 16,6%. No acumulado de 12 meses a queda foi de 14,6%.

Outros indicadores:

Outro importante termômetro do mercado é o índice de lançamento (IACI -L), apurado com dois meses de defasagem frente aos demais índices do MCC. Em dezembro de 2017, o IACI-L registrou alta de 17,0% ante novembro. Nos últimos meses, o índice apresenta sinais de inversão da trajetória de queda observada nos últimos anos.

A elaboração dos índices tem como base o banco de obras monitorado pela Neoway com cerca de 35 mil obras do mercado imobiliário. Esse monitoramento, realizado também nos mercados industrial e de infraestrutura, é fonte abundante de informações, com múltiplas possibilidades a serem exploradas. O monitoramento de obras permite, por exemplo, avaliar o potencial de demanda de produtos específicos por fase da obra, tipo construtivo, padrão, localização, entre inúmeros outros itens.

Mas isso é assunto para outro artigo! Fale com o nosso time e descubra como a Neoway pode te ajudar a utilizar essas informações na sua empresa.

Foto de Jamila Rainha

Jamila Rainha

Analista de Marketing

Quer saber como fazemos na prática?

Solicitar demo