Solicitar demo

Blog

Voltar

Compliance corporativo: Produto da Neoway gera análise mais eficiente

Entenda por que a integração de dados é fundamental para o sucesso das empresas

Ao mesmo tempo um processo de negócios e uma técnica, a integração de dados é a combinação de informações de fontes diferentes para ganhar uma visão mais significativa de processos e desempenho de um negócio. Mas o que sua companhia tem a ganhar com isso? Entenda de uma vez por todas porque integração de dados é fundamental para o sucesso das empresas!

Como funciona a integração de dados?

Sistemas de integração de dados ajudam a sincronizar objetos específicos, implementando o compartilhamento de informações em tempo real e de maneira mais fácil. Graças a eles, seu negócio não precisa se preocupar com a compatibilidade dos dados disponíveis em seus softwares, pois tem as ferramentas necessárias para gerenciar toda essas informações de um só lugar.

Por que a integração de dados é relevante?

Empresas precisam de integração de dados porque ela simplifica boa parte das rotinas operacionais. O dia a dia dos seus funcionários já é preenchido com uma infinidade de tarefas, e buscar informação entre múltiplas fontes fará com que eles fiquem menos produtivos na execução de cada uma delas.

Ao manter todos os dados vitais em um só lugar, seu negócio economiza tempo e esforços na busca por eles. Com um sistema de integração de dados, todas as informações que a companhia coletou e armazenou nos últimos anos, utilizando softwares diferentes (e muitas vezes incompatíveis), podem ser encontradas em um só lugar.

Usando a mesma plataforma para consolidar informação, colaboradores ganham praticidade no acesso aos dados e seu negócio ganha organização.

Como a integração de dados beneficia meu negócio?

É difícil pensar como a integração de dados poderia prejudicar sua empresa. Pelo contrário, os benefícios são muitos. Colaboradores economizam tempo, clientes obtêm respostas mais ágeis às suas demandas por informação e qualquer mudança pode ser implementada automaticamente em todos os sistemas, quando integrados.

Em termos de custo-benefício, a integração de dados oferece inúmeras oportunidades de lucrar a longo prazo. Além de aumentar a acessibilidade dos departamentos à informação, os sistemas de integração vão economizar os esforços de sua equipe de TI, que, com o auxílio dessas ferramentas, pode se dedicar à otimização de outros pontos do negócio com o tempo gasto, mantendo e atualizando cada fonte de informação.

Por que é preciso integrar?

Cada tipo de dado tem seus pontos fortes e foi projetado para representar informação de maneira exclusiva. Isso significa que cada formato tem atributos diferenciados, metadados, estruturas e esquemas que não são compatíveis entre si.

Integrar dados incompatíveis adiciona qualidade ao processo de análise e aumenta a especificidade de um determinado conjunto deles.

Como usar a integração de dados a favor da sua empresa?

Use aplicações especializadas em todo seu potencial, sem prejudicar a compatibilidade

Cada aplicativo foi desenhado por uma razão, o que significa que cada tipo de software que sua empresa utiliza depende de formatos diferentes. Todos eles trabalham com a representação, análise e transformação de dados da maneira mais prática para um determinado fim. Por isso a integração é tão importante.

Ao integrar outros tipos de informação a formatos aceitos por softwares específicos, o usuário tem muito a ganhar em termos de flexibilidade, podendo utilizar seus dados em aplicações de terceiros.

As ferramentas de integração mantêm modelos de dados de uma infinidade de fontes diferentes, desenhadas para plataformas específicas. Integrar tudo isso num mesmo banco de dados SQL e reimplantar tais informações no software original, para realizar alterações e upgrades, é uma das utilidades principais desses sistemas.

Reduza a complexidade dos dados sem prejudicar a informação neles contida

É fato que o número de interfaces possíveis dentre os diversos aplicativos utilizados por uma organização torna esses sistemas cada vez mais complexos. Com um bom plano de integração de dados, entretanto, é possível navegar por essa montanha de informação e administrar sua complexidade em um dashboard único.

Uma das estratégias utilizadas na integração de dados, por exemplo, consiste em converter formatos proprietários em padrões abertos. Assim, os dados ficam acessíveis mesmo para quem não tem o software original, mas precisa ter acesso a seu conteúdo.

Garanta a qualidade dos dados com auxílio da integração

Chamamos de “dados limpos” toda informação em seus registros que é precisa, completa e relevante. “Dados sujos”, por sua vez, são aqueles que podem comprometer a eficiência do negócio e prejudicar a tomada de decisões.

Provavelmente as informações de seus clientes estão consolidadas em um software de CRM, enquanto o acompanhamento de processos é feito com auxílio de uma segunda ferramenta. Seria embaraçoso (e um sinal de desorganização) ligar para alguém que acabou de adquirir uma solução oferecendo o exato mesmo produto.

Essa é apenas uma das enrascadas das quais a integração de dados pode salvar sua equipe, qualificando o relacionamento com o consumidor desde as rotinas operacionais mais simples até as mais complexas.

Com uma integração bem-sucedida, seu negócio ganha ferramentas para garantir a clareza e atualização das informações, tornando-se ainda mais organizado e eficiente.

Qualifique a tomada de decisões com integração de dados]

Dados sincronizados ajudam a ganhar uma percepção melhor sobre suas práticas de negócios e o desempenho delas. Quando todos os dados estão conectados, é possível medir com precisão a eficiência de táticas de vendas e estratégias de marketing.

Compreendendo como os diferentes elementos do negócio interagem uns com os outros, é mais fácil medir resultados com precisão. Isso leva a uma tomada de decisões melhor, já que permite identificar com clareza seus sucessos e entender as variáveis que fizeram deles possíveis.

Aumente o valor dos dados individuais

Não dá para pensar em integração de dados como a simples transposição de informações de uma plataforma para outra. Quando dados são integrados, toda a informação ganha valor, pois técnicas de qualidade são implementadas ao longo do processo.

Além disso, a integração cria novos bancos de informação, que não existem em nenhum outro sistema utilizado pelo negócio. Dados brutos são lapidados ao longo do processo, tornando-os tão valiosos para outros departamentos quanto para aqueles em que se originam.

Dados completos agregam valor a qualquer processo de negócio, de vendas ao marketing, melhorando o atendimento ao cliente e até mesmo a gestão de ativos.

A visão completa possibilitada pela integração aumenta a eficiência da companhia como um todo, tornando ainda mais fácil sincronizar e replicar dados e obter uma visão tridimensional dos processos em curso.

Desenvolver uma estratégia de integração de dados é fundamental para garantir que a informação que sua empresa possui está pronta para atingir seu potencial. Com análise estratégica de dados seu negócio pode ser ainda mais produtivo.

Quer saber como fazemos na prática?

Solicitar demo