Inteligência de marketing: o que é e como aplicar aos negócios?

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Índice:

  • O que é inteligência de marketing?
  • Quais os benefícios da inteligência de marketing?
  • Como potencializar os resultados?

A inteligência de marketing ajuda a trazer os dados para o centro das decisões das empresas. O objetivo não é outro senão proporcionar estratégias mais precisas e assertivas para o negócio.

É comum que todas as empresas coletem dados de uma forma ou de outra, mas, o conhecimento está em analisá-los e entendê-los. Por isso, não basta criar uma área de tecnologia ou de inovação e deixá-la totalmente desvinculada dos outros setores.

Para uma gestão ser data driven — ou seja, orientada por dados —, é necessário entender que as informações devem estar no centro das estratégias e que sua coleta e análise devem ter, portanto, grande precisão e eficiência.

Chamamos de Data Driven Business as empresas que empregam uma série de análises para tomar decisões embasadas em fatos e dados. Para saber mais sobre como a estratégia data driven ajuda a proteger os negócios, criar serviços e produtos mais alinhados com as demandas do mercado, e, ainda, ver dicas para implementar essa abordagem em sua empresa, acesse o ebook “Guia Data Driven: Dados para aperfeiçoar os processos da sua empresa”.

Neste artigo, vamos detalhar como funciona a inteligência de marketing, que é a responsável por conduzir essa tomada de decisão baseada em dados.

O que é inteligência de marketing?

Infográfico sobre inteligência de marketing traz ilustrações de pessoas e gráficos em barra e pizza, com textos sobre conjunto de processos e metodologias para coleta, organização e análise de dados, que podem ser lidos em detalhes no texto.

Inteligência de marketing é um conjunto de processos e metodologias para a coleta, organização e análise de dados, que ajudam a tomada de decisão e as estratégias de marketing de uma empresa.

O objetivo é estruturar as informações mais relevantes para a organização, de modo a facilitar a compreensão sobre o mercado em que ela está inserida, seus concorrentes, seu público e o próprio negócio, Dessa forma, é possível torná-la mais competitiva.

Existem diferentes áreas que podem fazer parte do sistema de inteligência de marketing:

    • Comportamento do consumidor: busca entender o público-alvo, seus comportamentos, hábitos e preferências.
    • Inteligência competitiva: tem o objetivo de criar um diferencial para o negócio.
    • Inteligência de conteúdo: orienta as estratégias de marketing de conteúdo.
  • Inteligência de preço: foca na definição dos preços de maneira a posicionar a empresa estrategicamente no mercado.
  • Inteligência de produto: detecta pontos de melhoria nos produtos para atender às necessidades dos consumidores.
  • Inteligência de redes sociais: volta-se para a coleta e análise de dados relativos às interações dos usuários das mídias sociais com a marca.

Para que tudo isso seja possível, a inteligência de marketing conta com o auxílio de ferramentas capazes de fazer a captura, o tratamento e a interpretação dos dados, facilitando o monitoramento das ações e campanhas e a mensuração dos resultados, além de reduzir riscos.

Dentre os recursos que auxiliam esse trabalho podemos destacar desde as soluções mais corriqueiras, como o CRM, até recursos que até pouco tempo não estavam ao alcance dos profissionais de marketing, como ferramentas de Big Data, Inteligências Artificiais e sistemas de Business Intelligence (BI).

Essas soluções entregam informações confiáveis e atualizadas que ajudam a gerar insights e a transformar os dados em conhecimento para guiar as decisões de marketing. Quando compartilhadas com outros setores, essas descobertas auxiliam na otimização de processos e no melhor aproveitamento de oportunidades de negócio.

Quais os benefícios da inteligência de marketing?

Os dados são o principal norteador das estratégias da empresa. Em um cenário de alta competitividade, não há mais espaço para decisões tomadas com base em intuições e suposições. Pelo contrário: elas devem ser fundamentadas pela análise dos principais indicadores de performance.

A inteligência de marketing proporciona uma gestão data driven do setor, permitindo a definição de objetivos mais realistas e alinhados à realidade da organização. Isso posto, podemos destacar alguns dos benefícios que a inteligência de marketing pode proporcionar à empresa:

  • Maior relevância dos conteúdos: a análise de informações vai orientar a produção de conteúdos mais relevantes para a persona do negócio, tornando-os mais atraentes e eficientes.
  • Maior retorno: dados conseguem proporcionar melhores resultados com um mesmo investimento. Com isso, é possível aumentar o ROI (retorno sobre investimento), o que impacta diretamente na saúde financeira do negócio.
  • Mais facilidade para mensurar campanhas: como vimos, a inteligência de marketing auxilia no monitoramento e na mensuração das campanhas. Assim, a empresa consegue avaliar com mais precisão quais estratégias estão dando certo e quais precisam de ajustes.
  • Melhor aproveitamento de oportunidades: ao facilitar a compreensão do mercado em que está inserida, a organização consegue realizar análises preditivas para antecipar tendências, identificar oportunidades e reconhecer possíveis ameaças. No final, tudo isso serve para a criação de diferenciais competitivos.
  • Melhor experiência do consumidor: os dados ajudam a entender melhor o perfil e as dores dos consumidores e conhecê-los mais profundamente. Dessa forma, torna-se mais fácil criar produtos ou serviços que gerem uma experiência única para o cliente da empresa.

Como potencializar os resultados?

Para aplicar a inteligência de marketing na empresa podemos seguir alguns passos:

1. Adotar uma cultura data driven

Se os dados são o principal insumo da inteligência de marketing, é fundamental que a empresa adote uma cultura data driven, em que eles estejam no centro de todas as decisões.

2. Criar uma estratégia de dados

Não basta coletar informações e contar com uma série de ferramentas; é preciso saber o que fazer com elas, transformando-as em conhecimento e gerando insights. Para isso, a empresa deve determinar de que forma os dados podem ajudar a alcançar seus objetivos.

Isso passa diretamente pela definição dos indicadores-chave de desempenho (KPIs) mais relevantes para as metas do negócio. Nesse sentido, podemos dividi-los em dois grupos:

  • KPIs quantitativos: analisam aspectos mais concretos, que podem ser medidos diretamente, como lucro e quantidade de produtos vendidos.
  • KPIs qualitativos: são mais difíceis de mensurar, pois possuem um elemento de subjetividade. No entanto, fornecem insights importantes sobre o trabalho do time de marketing e as estratégias do negócio. É importante basear-se em informações obtidas diretamente junto aos consumidores, por meio de pesquisas, formulários, comentários nas redes sociais etc.

3. Aplicar diferentes metodologias de inteligência de marketing

Existem muitas metodologias que os profissionais de marketing podem utilizar para extrair os dados que servirão de insumo para as suas análises. Embora existam ferramentas que capturam informações de diferentes fontes externas, é importante que a empresa conte com uma base interna de dados.

Algumas das formas de obtê-los são:

  • Enquetes;
  • Formulários;
  • Grupos focais;
  • Pesquisas por correio (e e-mail);
  • Questionários;
  • Testes de campo.

4. Contar com as ferramentas certas

A escolha das ferramentas que serão utilizadas no trabalho de inteligência de marketing têm impacto direto nos resultados que serão obtidos. A quantidade de dados gerados e disponíveis aumenta a cada dia, o que torna a coleta, organização e análise mais complexas.

Por isso, é importante contar com ferramentas capazes de lidar com grandes volumes de informação e entregar conhecimento. Como citamos, soluções de Big Data (e, mais especificamente, Machine Learning) conseguem trazer mais agilidade e segurança para esse processo e podem se tornar um importante diferencial competitivo da empresa.

A Neoway oferece a melhor solução para a inteligência de marketing, que une a tecnologia e a inteligência em todas as etapas do negócio.

A ferramenta de Sales & Marketing da Neoway atua em 9 principais frentes:

  1. Enriquecimento do CRM Permite compreender as características da carteira de clientes do negócio
  2. Criação do ICP e segmentação de clientesGera personas de melhores clientes e segmenta a base, de acordo com o comportamento
  3. TAM/SAM/SOM e Sales Recommendation – Permite descobrir novas oportunidades, entender o potencial de consumo dos clientes e oferecer as melhores soluções
  4. Qualificação Inbound e Outbound – Aprimora a qualificação com um chatbot inteligente e com SDRS terceirizados
  5. Lead scoring Permite identificar empresas mais propensas a comprar e acelerar sua qualificação
  6. Upsell e Cross sell – Permite identificar clientes propensos a crescer dentro da carteira e aumentar a receita do negócio
  7. Propensão a churn – Garante previsão da taxa de cancelamento ou abandono de clientes
  8. Visão 360 – Oferece informações sobre empresas e pessoas do Brasil e gera insights
  9. Análise de funil e Data Lake Estrutura visões e métricas do funil de venda em um único lugar.

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Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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