Mapa de Consumo ajuda na identificação de mercados em crescimento

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Além de marcar o lançamento oficial do Risk & Compliance, o Data Driven Business 2018 também marcou a apresentação do Mapa de Consumo, um serviço inédito, fruto de uma parceria entre a Tendências Consultoria e a Neoway.

“Nós temos uma parceria antiga com a Neoway na área da construção civil e aproveitamos o Data Driven Business 2018 para lançar este novo serviço”, diz Denise Pasqual, diretora da Tendências Consultoria, destacando que a parceria foi fundamental para a construção do mapa.

“Os dados de renda disponibilizados pela Neoway dão ao produto um grande diferencial de mercado, já que o que existia até agora era feito tomando como base estimativas para a renda e não dados efetivos”.

Entenda o Mapa de Consumo

O Mapa de Consumo foi desenvolvido para auxiliar na análise e planejamento de vendas, marketing e expansão das empresas no Brasil. O objetivo é obter uma estimativa de potencial de consumo mais precisa ao cruzar dados para mapear as pessoas físicas de uma região e seu poder de compra. O serviço une a expertise econômica da Tendências à base de dados sempre atualizados da Neoway. “O produto apresenta um panorama detalhado do consumo das famílias brasileiras”, afirma Denise.

Segundo ela, o Mapa de Consumo utiliza informações exclusivas de renda das famílias disponibilizadas pela plataforma da Neoway, além de dados públicos sobre a economia. Desta forma é possível estimar trimestralmente o nível de consumo dos mais diversos tipos de produtos que compõem o conjunto regular de despesas das famílias. No total, o mapa de consumo trabalho com 13 grandes grupos, que juntos somam 75 produtos diferentes. Os grupos são os seguintes:

  • Alimentação no domicílio
  • Alimentação fora do domicílio
  • Habitação
  • Vestuário
  • Transporte
  • Higiene e cuidados especiais
  • Assistência à saúde
  • Educação
  • Recreação e cultura
  • Fumo
  • Serviços pessoais
  • Despesas diversas
  • Outras despesas correntes

A consultora explica que mesmo gastos pouco recorrentes estão inclusos, como os ligados à reformas de imóveis e à aquisição de eletrodomésticos e de veículos. “O total da renda de cada município é distribuído de acordo com o padrão de consumo dos indivíduos, permitindo estimar a demanda potencial pelos itens analisados, distribuídos em cinco faixas de renda”, explica Denise. “Assim são apresentadas estimativas do Potencial de Consumo Total de cada município brasileiro para os grupos”.

Na primeira fase, o mapa inclui todos os municípios do Brasil. Na segunda, no chamado “roadmaps” será focado nas capitais do Sudeste e do Sul, em Brasília e nos estados da Bahia, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, quando será possível segmentar os dados de localização por bairros.

Aplicações práticas do Mapa de Consumo

De acordo com Denise Pasqual, todas as empresas que vendem bens consumidos pelas famílias podem utilizar o Mapa de Consumo. “A plataforma utilizada permite a visualização de forma amigável dos resultados em mapas e gráficos e a montagem de cruzamentos entre municípios e faixas de renda”, diz.

A consultora avalia que o país passa por um momento de recuperação da atividade econômica, com a perspectiva de crescimento do consumo nos próximos anos. “Por isso, é importante saber onde e qual o tipo de consumo vai crescer mais”, afirma. “E essas são perguntas fundamentais que o mapa pode ajudar a responder”.

Como exemplo, Denise Pasqual lista três das aplicações possíveis do novo produto:

Identificação de oportunidades de investimento

Por exemplo, para um produto escolhido, o Mapa permite saber as cidades com maior mercado e quais a faixa de renda em que é mais consumido e qual o volume desse consumo potencial. Também é possível fazer comparações entre diversos produtos para uma mesma cidade e avaliar qual o mercado consumidor com maior potencial, por faixa de renda, considerando-se conjuntos de municípios e itens. A interface gráfica da plataforma, com mapas que facilitam a visualização, também permite comparações geográficas.

Auxílio na determinação do foco dos investimentos em propaganda

O conhecimento do potencial de consumo por classe de renda permite que calibrar o esforço de marketing nos canais de maior demanda nas faixas de rendimentos de interesse. Com isso, é possível identificar regiões e faixas de renda até então pouco exploradas e que poderiam trazer grandes retornos.

Construção de estimativas mais precisas de vendas e de mercado potencial

Isso permite a definição de metas realistas e de planos de expansão baseados na própria experiência de vendas e no potencial de consumo. O tipo e a localização de novos investimentos podem ser definidos ao se comparar o mercado total de cada bem produzido pela empresa, o que permite um cenário mais claro para a tomada da melhor decisão de negócios.

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Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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