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Entenda a importância da análise de informações para o Marketing Estratégico

Entenda a importância da análise de informações para o Marketing Estratégico

As empresas estão investindo milhões na geração e armazenamento de informações, mas, poucas, se dedicam com atenção à análise de informações para chegar a um melhor posicionamento no mercado. Aproveitar a grande massa de conteúdo gerado pode auxiliar na redução de riscos e prejuízos e no aprimoramento dos investimentos feitos, inclusive, da área de marketing estratégico.

O marketing orientado a informações, ou Data Driven Marketing, é uma das principais tendências que surgiram nos últimos anos. O termo está ligado ao emprego de técnicas e tecnologias - Big Data, Inteligência Artificial e aprendizado de máquinas - na análise de informações para identificar e entender melhor os padrões e as tendências do mercado. É, também, por meio do Data Driven Marketing, que se consegue criar campanhas mais eficazes e com maior retorno.

Ficou interessado no assunto? Quer saber mais como a análise de informações pode desenvolver o marketing estratégico da sua empresa? Então continue conosco!

O que é o Marketing Estratégico?

Alguns gestores consideram o marketing estratégico como sinônimo do marketing operacional, mas são coisas bem diferentes. O marketing estratégico se ocupa de uma fase anterior à do operacional. A parte estratégica envolve todo o desenho do caminho que será percorrido para se chegar ao objetivo proposto pela empresa.

Nessa etapa, é feito um estudo detalhado do mercado de atuação da empresa, com listas de consumidores, fornecedores, concorrentes e outras variáveis importantes para a venda de produtos e serviços. O marketing estratégico também delimita quem é o público-alvo, as ações de divulgação e vendas, assim como enumera os resultados esperados e prazos estabelecidos .

Além disso, permite definir os principais canais de divulgação que serão usados, o tom das campanhas, o posicionamento frente ao mercado, a escolha das prioridades de investimento, a política de relacionamento e diálogo com os clientes, por exemplo.

Gigantes como Coca-Cola e Google dedicam boa parte de seu tempo ao marketing estratégico. Antes de executar qualquer ação, essas organizações se munem de informações sobre as peculiaridades de seus setores , pesquisam o comportamento de seus consumidores e, assim, dividem com os clientes a responsabilidade de criar ou de co-criar soluções que impactem as suas vidas. A fabricação de produtos baseados nos feedbacks de quem os consome , inclusive, está sendo usada por muitas marcas para aumentar a aceitação e o êxito da marca.

É importante saber que nenhum planejamento é feito sem uma análise de informações aprofundada. Cada informação é fundamental para esse tipo de estudo e para uma boa definição das estratégias de marketing. Assim, antes de começar a traçar as etapas e metas do marketing estratégico, é preciso investigar a atuação da empresa até então.

Depois que toda a estratégia estiver desenhada, é hora de partir para o marketing operacional, momento em que as ações serão executadas e monitoradas. O operacional se ocupa de colocar a ‘mão na massa’, dando vida àquilo que foi previsto e descrito pelo marketing estratégico.

Análise de informações eficiente aperfeiçoa o Marketing nas escalas estratégica e operacional

Independentemente do seu ramo de atividade, milhares de informações são geradas e chegam até a sua empresa por diversos mecanismos: planilhas de faturamento, relatórios de vendas, feedbacks oferecidos por diferentes meios, redes sociais, perda ou conquista de novos mercados, informações relativos à gestão de RH, etc. Tais informações podem e devem ser aproveitadas para alavancar as estratégias de marketing do negócio. Por isso, é importante criar internamente uma rotina de coleta, organização e análise de informações eficiente para, então, aproveitar, de fato, essas informações.

A partir disso, a empresa pode começar a tomar suas decisões com base em informações, inclusive, as relacionadas ao marketing estratégico e operacional. Chega-se, então, ao Data Driven Marketing.

O Data Driven Marketing ajuda, por exemplo, a direcionar a criação de campanhas para o consumidor. Além de ressaltar as qualidades de um produto/serviço, é possível trabalhar no engajamento de consumidores e na criação de mensagens com maior relevância. Assim, a comunicação ganha foco na experiência de uso e passa a ser mais alinhada com as necessidades do seu público.

Além disso, as estratégias poderão utilizar um número maior de canais sem que isso resulte em uma mensagem pouco alinhada. Hoje, muitas empresas investem em campanhas de marketing voltadas para as redes sociais, nas quais a interação com os consumidores têm papel de destaque.

Diante disso, é cada vez mais necessário um melhor conhecimento do contexto do negócio, do seu público e de outras especificidades, pois tudo irá impactar diretamente na forma como os produtos são desenvolvidos e vendidos. E aí está a grande importância da análise de informações para o Data Driven Marketing: proporcionar insights relevantes que vão orientar melhor as estratégias e ações operacionais da empresa junto aos clientes.

Ferramentas de Big Data Analytics como apoio

As ferramentas de Big Data Analytics podem auxiliar tanto na primeira fase - estratégica - como na segunda - operacional, a fim de contribuir com o aprimoramento dos resultados em marketing.

Por meio dessas soluções, as rotinas de análise de informações ganham mais agilidade e confiabilidade. Isso porque, a tecnologia tem grande capacidade de busca por padrões e tendências de comportamento do público e também do mercado. A empresa conseguirá dessa forma se antecipar às necessidades dos consumidores ou chegar a melhores caminhos para alcançar uma expansão comercial.

Quer saber mais sobre como o Big Data Analytics pode aprimorar a análise de informações e fazer parte do marketing estratégico da sua empresa? Acompanhe o blog e as redes sociais - Facebook e LinkedIn - da Neoway e fique por dentro de todas as novidades desse mercado.

Quer saber como fazemos na prática?

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