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Participação de Mercado: Como saber se estou calculando corretamente

Como descobrir se estou atendendo todo o mercado?

A concorrência no mercado consumidor está cada vez mais acirrada e constante. Nos mais diversos setores e ramos de atividade. Independente do produto ou serviço, porte ou localização da sua empresa, sempre haverá concorrentes disputando o seu espaço e os seus clientes. Por isso, é de extrema importância ter conhecimento de sua posição no mercado.

Às vezes, algumas empresas acreditam que já atendem todo o mercado ou que não existem outras empresas que possuam perfil de cliente em determinado segmento ou região. Entretanto, nem sempre estar apenas presente na rua ou utilizar ferramentas de pesquisa básicas torna possível identificar novos clientes para que o time de vendas possa prospectar e realizar uma visita.

Partindo disso, começamos a trabalhar o Market Share, conceito que possibilita os gestores a conhecerem melhor a realidade do mercado e do seu próprio negócio, resultando em estratégias que direcionem ao crescimento e expansão da sua empresa. Para entender melhor, Market Share é a participação de uma determinada empresa no mercado em que ela está inserida e para ser encontrado, é necessário descobrir qual é o percentual correspondente a seu negócio em algum aspecto do mercado, como áreas de atuação, volume de vendas ou faturamento.

Para estabelecer o tamanho de mercado no qual seu negócio faz parte você pode usar plataformas que auxiliem a entender a fundo sua carteira de clientes, como o SIMM – Sistema de Inteligência Multimercado da Neoway, que permite que sua empresa defina o perfil de seu cliente ideal, assim como as regiões geográficas onde estão localizados. Para começar, você pode seguir algumas dicas:

  1. Realizar uma clonagem de perfil de seus clientes, identificando as empresas já atendidas por sua empresa e o mercado em potencial, ou seja, aqueles clientes que não são atendidos ainda, mas que possuem o perfil alvo.

  2. Estimar o tamanho total do mercado e a fatia dele que é atendida atualmente por sua empresa, chegando ao valor de Market Share.

  3. Traçar estratégias de expansão de seus produtos ou serviços e posicionamento diante da concorrência.

  4. Estabelecer indicadores para medir o valor e o progresso de sua empresa.

A competitividade do mercado atual não permite mais achismos ou incertezas, por isso, as empresas têm cada vez mais utilizado a inteligência de mercado aliada à tecnologia para que suas decisões sejam baseadas em informações e dados concretos. Entender sua carteira de clientes e conhecer o mercado não atendido é apenas um dos casos de uso da plataforma SIMM, para conhecer outras soluções da Neoway para o seu negócio clique aqui.

Foto de Vitor Ramos

Vitor Ramos

Sales Excellence

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