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Como a segmentação de clientes impulsiona os negócios

Como a segmentação de clientes impulsiona os negócios

A segmentação de clientes faz parte da estratégia de marketing de qualquer empresa. Por meio dela é possível ter um entendimento mais claro dos negócios ao analisar fatores como tamanho do mercado, seu potencial de crescimento e rentabilidade. A segmentação pode criar vantagens competitivas para uma companhia, permitindo que ela se torne mais eficiente e produtiva. Mas em meio a inúmeros dados gerados pelo Big Data, o modo tradicional de segmentação de clientes não analisa com precisão a realidade das empresas.

A prática em si não é nova, mas a forma de abordá-la é que vem passando por uma mudança radical nos últimos anos. Como hoje em dia temos acesso a uma imensa variedade de dados, a segmentação de clientes pode ser feita de modo muito mais eficiente. Se há poucos anos, contratava-se uma empresa de pesquisa para mensurar o tamanho do mercado, com a segmentação sendo baseada nos resultados apresentados, agora, podemos contar com ferramentas que aliam o Big Data a Inteligência Artificial para realizar análises preditivas e mais assertivas internamente.

Sinergia entre as áreas estratégica e operacional

No passado, as pesquisas analisavam quais empresas se enquadrariam no perfil de clientes e faziam um estudo de modelagem estatística a partir disso para definir o tamanho do mercado e seu potencial de crescimento. Com base nisso, estipulava-se uma meta de resultados a ser atingida. O problema é que esse processo não integrava as áreas estratégica e operacional, ou seja, não levava em conta a realidade de cada setor e as informações levantadas internamente por cada time, de marketing e vendas.

Mas com o Big Data Analytics disponível atualmente, é possível conectar de forma eficiente esses setores, aprimorando a segmentação de clientes. Com a ajuda da Inteligência Artificial, são cruzados dados internos da empresa com informações de mercado, que trazem um panorama muito mais amplo e assertivo para definir uma estratégia de marketing e colocá-la em prática junto ao time de vendas.

Isso porque, o tamanho do mercado e seu potencial de crescimento não são mais as únicas variáveis levadas em conta. O Big Data permite que seja traçado um perfil ideal de cliente a ser atingido e até em que regiões há mais possibilidades de encontrá-los. Assim, a equipe de vendas pode atuar com mais precisão para cumprir com as metas estabelecidas no planejamento estratégico.

Entre as variáveis relevantes atualmente estão o histórico de compras, data de abertura das empresas e o nível de atividade. Como o mercado é muito volátil, a análise precisa desses dados é fundamental para tornar a segmentação de clientes mais eficaz. Quando as informações disponíveis não têm qualidade, é comum o vendedor perder tempo abordando companhias que não estão mais ativas ou que ainda não foram fechadas formalmente. Ao analisar se as empresas estão em dia com os impostos, a região onde atua e seu investimento em infraestrutura, também é possível chegar a um planejamento mais preciso.

Com esses dados em mãos, a empresa pode planejar melhor suas ações de atração e engajamento. É possível definir onde e como devem ser feitos os investimentos, por exemplo, e as áreas de marketing e vendas podem trabalhar com base neste planejamento.

Ao cruzar uma infinidade de informações brutas com o auxílio do Big Data Analytics, é possível focar em carteiras de clientes específicas, agilizando o processo de vendas e tornando-o data driven.

Portanto, quando a segmentação de clientes é feita com qualidade, os benefícios para uma empresa são inúmeros. Entre eles estão o aumento de produtividade para vendedores, agilidade na hora da venda ou negociação,aprimoramento do planejamento estratégico e maximização do retorno sobre investimento.

Quer saber mais sobre o tema? Então assista o webinar da Neoway, “Data Driven: como potencializar resultados do seu negócio segmentando o mercado”, que mostra como uma empresa pode utilizar dados para entender melhor o mercado e planejar suas etapas de crescimento, e ainda apresenta o case da Neoway, que utilizou sua plataforma digital para modificar o método de planejamento e expandir suas atividades.

Quer saber como fazemos na prática?

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