Solicitar demo

Blog

Voltar

Sistema de inteligência de marketing otimiza a prospecção de clientes

Fazer prospecção de clientes é uma atividade essencial na vida de uma empresa e tornou-se ainda mais relevante desde que conceitos como o da Receita Previsível, do consultor Aaron Ross, começaram a chamar atenção de empreendedores e executivos. A ideia é otimizar o trabalho de prospecção para ganhar tempo e reduzir custos de aquisição de novos clientes. Com o uso de sistemas de inteligência de marketing, explorando o Big Data, a prospecção não é mais uma corrida desenfreada por mais clientes, mas sim uma ação estratégica e planejada para focar apenas nos melhores clientes.

As empresas estão sentindo cada vez mais a necessidade de ter uma plataforma com a qual possam utilizar dados e gerar inteligências aplicáveis ao seu dia a dia, especialmente nas áreas de marketing e vendas. Há um crescimento muito grande neste sentido e motivos não faltam para investir em sistemas de inteligência de marketing. O primeiro é que não dá para acreditar mais somente no vendedor de porta em porta, sem uma estratégia de pré-venda definida. E o segundo é que o perfil dos consumidores mudou muito nos últimos anos por conta do maior acesso à informações e do maior poder de escolha.

Mas o que fazer para dar conta do desafio de implantar o modelo ideal de prospecção de clientes?

A resposta começa pela escolha de uma plataforma que permita gerar dados confiáveis e qualificados que possam embasar o trabalho de prospecção. Uma das soluções indicadas é a plataforma Neoway.

Sistemas de inteligência de marketing da Neoway

A plataforma Neoway é um sistema de inteligência por assinatura que permite combinação de ferramentas de software, bases de dados estratégicos e modelos estatísticos que têm como objetivo ajudar as empresas a vender mais e perder menos – incluindo também melhorar o processo de prospecção de clientes. Veja quais são as funcionalidades principais da plataforma Neoway:

  • Search - Função básica que permite fazer pesquisas e filtros para encontrar os perfis dos clientes ideais. Combinado filtros, é possível fazer consultas profundas com facilidade e de forma intuitiva;

  • Leads - Permite o controle e a distribuição de oportunidades, além de gerar alertas multiplataforma para os vendedores;

  • Dashboard - Oferece gráficos que ajudam a visualizar as informações consolidadas geradas pelo Search, por exemplo. É uma forma de entender o mercado e a participação da empresa com análise da concorrência, gerando insights para expandir negócios;

  • Pathfinder - Para que não corra o risco de prospectar clientes com “nome sujo” a empresa pode usar a funcionalidade e mapear Grupos Econômicos e todas as suas relações Pessoa Física e Pessoa Jurídica, incluindo todo o Quadro Societário e Administrativo, fornecedores, subsidiárias e franquias.

  • Maps - Os dados da pesquisa são mostrados com base em geolocalização, utilizando dados do IBGE, dando um panorama sobre regiões de atuação ou de interesse da empresa, ajudando, por exemplo, a traçar rotas de atendimento e dando mais eficiência ao processo de vendas.

A empresa não precisa utilizar todas de uma vez. Pode começar, por exemplo, pela ferramenta de Search e adicionar as outras a medida em que seu projeto relacionado à gestão de dados avançar e houver necessidade de outras informações. Ou seja, o primeiro passo ao escolher a ferramenta é ter claro qual será o principal objetivo a ser almejado com o uso da plataforma Neoway para definir o que contratar.

Case vencedor com foco em prospecção

A Göerdert, atuando no ramo de material de limpeza para empresas, é um exemplo de empresa que adotou o sistema de inteligência de marketing da Neoway com um objetivo muito claro: otimizar sua rotina de prospecção. Sediada em Biguaçu (SC) e com mais de 30 anos de mercado, a empresa teve seu case premiado com o Neoway Advisor, entregue durante o Data Driven Business 2018, em Florianópolis, em março.

A empresa usou as funcionalidades da plataforma Neoway no desenvolvimento do projeto de prospecção de clientes com dados estratégicos. Isso permitiu identificar clientes que ainda não conheciam a marca e isso não lhes dava segurança para comprar e que, na maioria dos estados, a venda era feita exclusivamente por telefone.

O trabalho de gestão dos dados passou a ser realizado enviando as informações para o prospector. Ele passou a fazer o contato por telefone, analisar o potencial e consultar sobre o interesse de receber a visita de um vendedor. Visita marcada, o vendedor leva amostras, encarte com ofertas e apresenta pessoalmente os produtos. A empresa também levantou históricos de clientes anteriores ao uso da ferramenta e fez contato para identificar o potencial e encaminhar para a equipe converter em vendas.

Mudança iniciada em 2015, a nova forma de prospecção gerou resultados positivos expressivos. Em 2016, a empresa alcançou R$ 1.282.749,88 de retorno vendas e, em 2017, mais que o dobro: R$ 2.803.374,47.

Ficou interessado em contratar as nossas soluções e ter um sistema de inteligência para otimizar a prospecção de clientes na sua empresa? Entre em contato com nossa equipe ou solicite acesso à uma demonstração da plataforma Neoway.

Quer saber como fazemos na prática?

Solicitar demo