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Como o Neoway Digital ajuda a alavancar as vendas na Black Friday

Como o Neoway Digital ajuda a alavancar as vendas na Black Friday

As vendas na Black Friday movimentam mais de R$ 13 bilhões por ano no país, o que representa um incremento de vendas de 632% em relação a uma sexta-feira comum. Oficialmente, as vendas com desconto acontecem sempre na última sexta do mês de novembro, mas para aproveitar as oportunidades e faturar mais, as marcas começaram a preparar ofertas desde quinta até segunda-feira - a conhecida Cyber Monday.

Neste período, a disputa pela atenção do consumidor é grande. Isso porque, não basta ter o maior desconto: é preciso oferecer também prazos e condições de entrega diferenciados, além de personalizar as ofertas. Ou seja, oferecer aos clientes produtos/serviços que sejam de seu interesse e, se possível, com antecedência.

Para isso, um bom planejamento de marketing é fundamental. Mas também é imprescindível contar com ferramentas que ajudem a empresa a colocar em prática as estratégias e implementar campanhas, especialmente as digitais, em diferentes formatos. Uma solução que otimiza e automatiza o marketing digital é o Neoway Digital. A plataforma digital permite levantar dados online e cruzá-los com informações do mundo offline para aprimorar os processos de prospecção e ativação de consumidores, e consequentemente, alavancar as vendas na Black Friday.

Alie dados on e offline, refine sua audiência e aumente as vendas na Black Friday com o Neoway Digital

Em um outro artigo, trouxemos as melhores estratégias de atração e ativação para movimentar as vendas na Black Friday. Listamos alguns canais e formatos para captação e nutrição de leads desde os dias preparatórios até a recuperação de leads não convertidos no período.

Agora, vamos mostrar como a plataforma Neoway Digital potencializa todo o processo. De forma geral, a solução captura e segmenta os públicos de interesse e refina o perfil dos leads que chegam pelo site da empresa. Assim, eles podem ser ativados de forma personalizada em diferentes canais. Abaixo, destacamos as funcionalidades e diferenciais da ferramenta.

Segmentação da base interna

O primeiro passo para montar uma estratégia eficiente de aumento de vendas na Black Friday é conhecer a fundo os clientes que já estão na sua base interna. Para isso, pode-se realizar uma segmentação com o objetivo de definir diferentes perfis em sua carteira.

Neste aspecto, o Neoway Digital permite que a análise seja realizada em poucos cliques. A ferramenta agrupa os dados internos da empresa e os combina com mais informações - de mercado, sociodemográficas, macro e micro cenários de consumo, etc. A partir desta ampliação de possibilidades, a empresa pode agrupar a base por hábitos de consumo, como:

  • Frequência de compra;
  • Produtos/serviços procurados;
  • Pontos de contato com a empresa;
  • Dados sociodemográficos (idade, sexo, renda, cidade, estado etc.);
  • Geolocalização.

Assim, pode-se fazer análises preditivas e personalizar ofertas para quem já é cliente.

Captação e qualificação de leads

O grande diferencial e principal vantagem do Neoway Digital em relação a outras plataformas de automação de marketing é o cruzamento de dados online e offline para ampliar o perfil dos leads e fazer ativações mais precisas. A solução utiliza Machine Learning e Big Data Analytics e cruza dados online das pessoas que visitam o site a informações cadastrais internas e dados externos disponibilizados na plataforma.

Tudo isso permite aplicar filtros de relevância para segmentar os prospects que têm mais similaridade em termos de aderência, intenção e capacidade de compra. É com base nestes filtros iniciais que o Neoway Digital identifica as oportunidades que chegam via site e/ou aplicativo da marca e qualifica os melhores leads ao relacionar o desejo de consumo com o potencial de compra.

Ativação e nutrição por diferentes canais

Ao usar a inteligência do Neoway Digital para analisar e refinar sua audiência, a marca consegue ter insights mais precisos para definir a estratégia de contato com cada público.

A ativação pode ser feita por meio da automatização de fluxos de trabalho e de réguas de relacionamento, ofertas e recomendação de produtos em diferentes canais como email, SMS, overlay no site e web push. Também é possível negativar listas no Facebook, Instagram e Google Ads para evitar que os leads “desinteressantes” sejam ativados repetidamente, consumindo desnecessariamente os recursos de marketing.

Além disso, é possível criar landing pages de cadastro para captação de leads e personalizar os campos de informação conforme a estratégia adotada. As landing pages podem ser utilizadas na prospecção de consumidores interessados em receber as ofertas da Black Friday com antecedência.

Estratégias omnichannel

Ser omnichannel também é fundamental na Black Friday. É preciso interligar os canais da marca para que todas as diferentes partes da campanha funcionem juntas, mesmo que estejam em “ambientes” separados. Portanto, as ações devem ser personalizadas e também integradas, fazendo com que o consumidor possa migrar para outro canal ou chegar à loja física num mesmo processo de compra.

Com o Neoway Digital, pode-se, por exemplo, saber em tempo real o comportamento “virtual” do cliente, aliando dados de navegação, dados offline e sua geolocalização. Com esta análise, é possível ativá-lo com ofertas diferenciadas e adequadas às suas preferências, potencial de consumo e região, seja no e-commerce ou em loja física mais próxima de onde ele se encontra para a conclusão da compra ou retirada do produto.

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