Solicitar demo

Blog

Voltar

Big Data Analytics: análise precisa para concessão de crédito

Big Data Analytics: análise precisa para concessão de crédito

A gestão de riscos eficiente para os processos de concessão de crédito deve reunir informações relevantes - do maior número possível de fontes - que precisam estar acessíveis em tempo integral, serem constantemente atualizadas e facilmente compreendidas por todos os envolvidos no processo.

Para se ter um mínimo de segurança ao conceder crédito, deve-se considerar uma série de informações do futuro cliente, relacionadas ao seu CNPJ ou CPF. Estes dados são agrupados para formar o score de crédito, onde se determina um perfil do futuro cliente: se ele pode ser um bom pagador e com boas condições financeiras para quitar suas dívidas, ainda mais quando se tratam de operações envolvendo grandes valores.

No entanto, existem dois pontos fundamentais neste processo de avaliação do perfil do cliente: precisão e agilidade. Mas como determinar exatamente (ou com a maior certeza possível) para que tipo de pessoa ou empresa será feita a concessão de crédito, sem demorar dias para validar o empréstimo? A resposta está no Big Data Analytics e é sobre como a tecnologia, aplicada na Plataforma Neoway, otimiza a análise de dados de Pessoas Físicas e Jurídicas.

Tecnologia garante operação eficiente, rápida e segura na concessão de crédito

As empresas que atuam com concessão de crédito tem foco voltado para prevenção, buscando evitar perdas financeiras com inadimplências. Assim, adotam procedimentos que possam ajudar a reduzir este risco. Por isso, devem analisar com precisão o perfil do cliente. Mas também devem estar atentar ao tempo de duração desta avaliação, a fim de evitar a perda do negócio, pois seu concorrente pode estar um passo à frente e conseguir fechar o empréstimo antes da sua empresa.

O que significa estar um passo à frente? Pode significar que outras empresas do setor já estão utilizando o Big Data Analytics para otimizar os processos de concessão de crédito. Assim, conseguem verificar rapidamente um grande volume de dados, determinando com precisão um score de PF ou PJ.

As soluções inteligentes que agregam esta tecnologia, como a Plataforma Neoway, tornam a operação mais ágil, eficiente e segura. Ou seja, otimizada para a empresa concessionária (mais seguro) e ótima para o cliente (mais ágil).

E na prática, como o Big Data Analytics funciona no setor?

Estas soluções funcionam em duas pontas principais, pois permitem reunir em um único sistema dados estruturados e atualizados de diferentes fontes, e possibilitam o cruzamento rápido destas informações. Assim, é possível ter uma visão mais ampla e em tempo real dos riscos relacionados a cada perfil de cliente e realizar análises preditivas para a tomada precisa de decisão.

É possível capturar e avaliar dados de fontes externas como SPC, Serasa, Receita Federal etc., e aprofundar as análises de acordo com os modelos e métricas relevantes (combinando diferentes critérios de busca) para cada empresa. Este tipo de combinação não seria possível com os processos tradicionais (e muitas vezes manuais) de confirmação de dados. Pode-se então, com escala e velocidade, montar um estudo completo do potencial cliente.

A Plataforma Neoway

A Plataforma permite fazer uma varredura completa em registro públicos de pessoas e empresas e em registros de citações negativas que sirvam de suporte para análises reputacionais. São mais de 2 mil fontes de busca, todas confiáveis e atualizadas. A ferramenta permite, por exemplo:

  • Identificar Grupos Econômicos: Desvende grupos econômicos, seus quadros societários e as ligações que possuem com listas de risco.
  • Análise de beneficiários finais: Explore a cadeia societária de empresas até que se identifique a pessoa física beneficiária final, verificando-se as ligações que ela, seus sócios e a própria empresa possuem com listas de risco.
  • Listar Ativos (tangíveis e intangíveis): Faça a exaustão patrimonial com informações atualizadas sobre bens ativos tangíveis (ex: veículos, imóveis, aeronaves) e intangíveis (ex: marcas, patentes, softwares).
  • Análise e mapeamento de processos judiciais: Conheça os processos judiciais dos quais pessoas e empresas são partes e analise as informações detalhadas destes processos.

Ou seja, na hora da concessão de crédito, a Plataforma Neoway acende a ‘luz verde’ caso o perfil analisado seja coerente com o que empresa trabalha, ou logo sinaliza com a ‘luz amarela’ quando a análise identifica algo negativo e pode-se encerrar os processos sem riscos legais, de imagem ou prejuízos financeiros. Além disso, todos os dados são dispostos de forma visual e intuitiva para facilitar a identificação de padrões.

Tem dificuldades para fazer análises de concessão de crédito e quer rever seu processo para ter previsibilidade nas decisões e sucesso nos resultados? Solicite uma demonstração da Plataforma Neoway ou consulte nossos especialistas.

Quer saber como fazemos na prática?

Solicitar demo