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Conheça os benefícios do Big Data para suas vendas

Conheça os benefícios do Big Data para suas vendas

O volume de dados no mundo dobra a cada dois anos, segundo uma análise feita pelo IDC Digital Universe Study, o que significa que já estamos submersos em informação. Isso pode ser tão positivo quanto negativo para o universo das vendas, que nem sempre se beneficia do grande volume de dados. A realidade é que com tanta coisa nas redes, muitos executivos sentem na verdade estar perdendo oportunidades fundamentais para suas companhias. Big Data para vendas quer resolver isso, injetando informação no relacionamento empresa-cliente com eficiência.

Análises poderosas permitem que gestores visualizem a montanha de dados disponíveis nas redes de forma clara e permitem algoritmos que calculam as chances de sucesso de cada ideia. levando em consideração fatores tão diversos quanto o perfil de consumidor ou oportunidades sazonais, sua empresa pode tomar decisões melhores e lucrar mais.

Entenda o Big Data e conheça os principais benefícios da estratégia para suas vendas!

O que é Big Data?

Durante a infância é comum que façamos várias perguntas. Queremos saber de onde viemos, para onde vamos e porquê o céu é azul. Embora a maioria dos pais tente responder na medida de suas capacidades, não seria incrível ter uma pessoa disponível para dizimar cada uma dessas questões, trazendo à tona 100% da informação disponível a respeito? Para cada simples pergunta, todo o conhecimento produzido pela humanidade na forma de livros, filmes, discos e o que quer que você possa imaginar.

Com Big Data isso é possível e o intermediário são computadores e softwares. Processando milhões de informações ao mesmo tempo, são capazes de indicar onde, como e quando um determinado dado foi registrado e o que ele significa. Determinado pelos três Vs (volume, velocidade e variedade), o Big Data permite processar muito mais dados que qualquer alternativa manual e traz diversas melhorias para sua estratégia de vendas. Veja algumas delas a seguir.

Tome decisões mais assertivas com o Big Data

O que torna o Big Data tão relevante para o negócio é como ele muda o paradigma da tomada de decisões.

Imagine o seguinte: poder testar todas as soluções que sua empresa pretende implementar, em cenários reais, sem correr riscos?

Seria o fim das dores de cabeça na gestão, mas improvável em qualquer cenário prático. Com Big Data, porém, algo muito próximo já é realidade. Embora uma empresa não ganhe poderes de adivinhação, com a tecnologia pode fazer previsões de maior precisão. Previsibilidade, por sua vez, significa que um negócio tem onde encontrar informação para dimensionar o impacto de suas ações e conduzir a resultados mais assertivos.

Fidelize com Big Data para vendas

Fidelizar é um dos aspectos mais importantes da sua estratégia de vendas, que se beneficia das ferramentas do Big Data. Transformar consumidor eventual em cliente – e cliente em promotor da sua marca – pode estar na análise de dados!

Big Data ajuda sua empresa a identificar o perfil dos clientes mais fiéis e desenhar seus padrões de comportamento, auxiliando o departamento de marketing na entrega de experiências personalizadas e cheias de valor a cada interação.

Quanto mais sua empresa investir no consumidor fiel, maior a chance de que ele se torne um promotor, auxiliando na divulgação da sua marca entre seu círculo de influência. Conquistar consumidores através de uma recomendação de quem tem experiência com seus produtos empresta autoridade para a marca que só tem a ganhar incentivando o retorno de visitantes.

Identifique oportunidades segmentando o perfil dos consumidores

Big Data permite segmentar clientes de forma mais precisa e oferecer produtos/serviços com valor diferenciado. Métricas sofisticadas auxiliam a tomada de decisões, minimizam riscos e ajudam sua empresa a descobrir conhecimento estratégico antes oculto.

O Walmart, maior varejista do mundo, é um dos grandes entusiastas do Big Data e encontra oportunidades em todo tipo de ocasião, graças à tecnologia. Depois que o furacão Sandy atingiu os Estados Unidos em 2004, a rede pretendia usar informações em seu banco de dados para detectar necessidade por suprimentos em filiais, mas acabou descobrindo informações curiosas sobre seus consumidores pelo caminho.

Notou que como um padrão, no período imediatamente anterior a tempestades, parte significativa deles comprava Pop Tarts (um tipo de biscoito pré-cozido) de morango. Ao reforçar o estoque das lojas afetadas pelo fenômeno com água e kits de emergência, aproveitou para mandar umas caixas extras também. Por conseguinte, as vendas cresceram: tanto quanto era esperado para ítens de primeira necessidade, como pilhas e lanternas!

Analise informação em tempo real

Por seu tamanho, talvez o Walmart seja um dos exemplos que mais impressione, mas escala não é única coisa que ajuda o Big Data a ser uma solução tão completa para vendas. Sua natureza em tempo real faz com que os dados obtidos com ele tenham valor único. Feedback ao vivo vai permitir testar teorias e ver o que faz toda a diferença nas suas ações.

Inove sem perder o foco graças ao Big Data

Para se manter vivo, seu negócio precisa inovar e Big Data oferece a tecnologia de que ele precisa para orientar tal inovação. Desenvolva a próxima geração de produtos e serviços em seu portfólio, qualifique o pós-venda e ofereça soluções de suporte mais eficientes com as informações obtidas através de Big Data.

Enquanto online clientes buscam informações sobre produtos e preços competitivos, offline costumam testar as soluções e comparar o preço na prateleira com o da internet, em seus dispositivos móveis. Soluções em Big Data vão permitir que sua empresa feche mais vendas, qualificando o diálogo nas redes e offline.

A variedade de dados que pode ser processada pelo in store analytics (análise em loja) é tão grande que algumas companhias já começaram a desenvolver estratégias para medir os movimentos do consumidor na loja, através de câmeras capazes de identificá-los por gênero e idade, além de reconhecer rostos familiares. Essa análise preditiva entra no grande conjunto de informações de que sua empresa pode se beneficiar com Big Data e pode ficar ainda melhor a cada vez que um visitante vai a sua loja. Ao usar um WiFi corporativo ele dá ao seu negócio a oportunidade de entender melhor todas as etapas que levam a decisão de compra.

Depois de conhecer todos estes benefícios ainda acha que sua organização pode se destacar sem o auxílio de Big Data? Mude de ideia de uma vez aprendendo a importância em implementar Big Data na empresa.

Quer saber como fazemos na prática?

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