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Tecnologia e Big Data Analytics para ganhar mais força de vendas

Quando falamos em unir tecnologia e dados para ampliar a força de vendas das empresas, estamos tratando também do uso de ferramentas de Big Data Analytics. São elas que irão ampliar a inteligência de vendas do negócio. Como? Ao gerar insights comerciais a partir de informações internas — armazenados por sistemas de gestão, como o CRM e ERP, por exemplo —, e de informações de mercado geradas a partir de buscas de fontes externas. Analisando e fazendo correlações com estes grandes volumes de dados, é possível direcionar as ações da equipe de vendedores para que eles atuem diretamente com prospects que tem maior potencial de conversão.

A tecnologia de Big Data Analytics impacta diretamente na gestão da força de vendas. Isso porque, ao ter em mãos informações sobre hábitos de compra dos clientes, a forma como as efetivam, os produtos mais escolhidos, o período de duração e o status das transações, além de um perfil específico de cada comprador, os vendedores otimizam sua atuação, melhorando os resultados. Ou seja, antes mesmo de gastar tempo com ligações para um extenso mailing de contatos, pode-se fazer uma pré-qualificação dos leads e focar nos que realmente farão a diferença para as metas empresa.

Estes insights ainda ajudam os gestores a ter uma visão mais abrangente do negócio, podendo corrigir falhas ou direcionar melhor as ações. Com análises precisas, fica mais fácil criar e escolher uma boa estratégia para vender mais e melhor. Neste caso, previsibilidade é tudo.

Como o Big Data Analytics potencializa a força de vendas

As ferramenta digitais de Big Data Analytics extraem informações relevantes de uma grande quantidade de dados, trazendo análises preditivas para uma determinada estratégia de vendas, de forma descomplicada e com velocidade e escalabilidade. É possível criar filtros para segmentar mercados e clientes, traçando um perfil ideal (semelhantes ao de quem faz negócios com a organização e está satisfeito) a ser atingido, que pode ser de pessoas ou empresas.
Por exemplo, para negócios B2C, os clientes podem ser agrupados por hábitos de consumo, desejos, necessidades, comportamentos e características, como poder de consumo. Já em B2B, as variáveis observadas podem ser faturamento histórico, data de abertura e o nível de atividade da empresa. Além de classificar o público-alvo, seja B2C ou B2B, o Big Data Analytics permite ainda identificar em quais regiões há mais probabilidade de encontrá-lo.

Enfim, a gama de possibilidades é imensa. Mas de forma resumida, a grande vantagem é saber onde, quando e para quem oferecer seu produto/serviço, de forma a concretizar a venda com o menor uso de tempo e recursos possíveis. É ciência de dados e tecnologia de análise aplicada para dar força de vendas a sua empresa.

Conheça a ferramenta de Big Data Analytics da Neoway

Para apoiar empresas de todos os portes que buscam mais força de vendas, a Neoway conta com uma plataforma de inteligência . Ela oferece uma combinação de ferramentas de software, bases de dados e modelos estatísticos que têm como objetivo ajudar as empresas a vender mais e/ou perder menos.

O sistema, que é disponibilizado por meio de assinatura mensal, utiliza dados de fontes públicas, tem atualização constante e possui cerca de 50 milhões de registros por dia. Com a ferramenta, as empresas têm disponível um dashboard único para análises de carteira e mercado, podendo assim melhor direcionar sua tomada de decisão.

Entre as funcionalidades da SIMM, estão:

Com o Search, a empresa realiza consultas profundas com facilidade e de forma intuitiva. Pode combinar filtros para definir o tamanho do seu mercado total e de atuação, o Market Share, o perfil ideal do seu cliente e quais são as próximas oportunidades compatíveis. É possível ainda salvar estas pesquisas e exportar todas as oportunidades para trabalhar offline.

A ferramenta Maps para ter inteligência geográfica

Depois de identificar os clientes ideais, é possível exportar estes prospects para um mapa e distribuir as oportunidades geograficamente, otimizando as regiões de atuação e dando mais eficiência ao processo de vendas. Com o Maps a empresa ainda ganha a possibilidade de georreferenciar a concorrência e as áreas de atuação da sua equipe comercial, compreendendo o potencial de seus mercados e refinando a sua estratégia de cobertura e atuação.

A ferramenta Leads para gerenciar oportunidades de vendas

O próximo passo é distribuir as oportunidades de vendas e criar alertas multiplataforma, inclusive mobile, aos seus vendedores. Também pode-se acompanhar cada etapa da evolução do funil, transferir ou descartar oportunidades e otimizar o potencial de cada integrante do time comercial.

Como vimos, o SIMM da Neoway possibilita que sua empresa realmente atue com inteligência nos negócios e ganhe força de vendas. É com o suporte do Big Data Analytics. que será possível estruturar e tirar valor de uma quantidade enorme de dados — de clientes e do mercado —, automatizando e tornando mais simples e ágil o processo de captação, análise e distribuição das informações comerciais.

Para saber mais sobre como ganhar força de vendas com a ajuda do Big Data Analytics ou conhecer mais sobre as soluções da Neoway, fale com nossos especialistas.

Quer saber como fazemos na prática?

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